6 dicas para recuperar matéria atrasada

Recuperar matéria atrasada envolve analisar o que você perdeu, reorganizar o seu cronograma, intercalar disciplinas e manter o foco.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Recuperar matéria atrasada é uma dor de cabeça! Especialmente porque também há a preocupação de não se atrasar ainda mais fazendo uma verdadeira bola de neve com as matérias antigas e as atuais. Então, não deixe para última hora, reorganize seu cronograma, mantenha o foco e vamos colocar tudo no lugar para o Enem.

Identifique as causas

É importante que você identifique as causas para o acúmulo de matérias e trace estratégias para evitar que isso aconteça de forma recorrente.

Será que você está procrastinando muito? Será que está adiando o estudo das matérias que não gosta ou acha difícil? Ou será que você colocou mais horas de estudo no cronograma do que você realmente consegue cumprir? Reflita sobre essas e outras questões que podem estar relacionadas com seu atraso nos estudos.

Liste, analise e ordene os assuntos que você está atrasado

Pessoas assinando o checklist como feito.

Antes de mais nada, observe a quantidade de matéria atrasada e monte uma lista com os assuntos que você perdeu. Depois, identifique o seu desempenho nos assuntos atrasados, bem como as matérias que são mais importantes para o curso e faculdade que você quer e os assuntos que mais caem no ENEM.

Agora que você já sabe a importância de cada assunto, ordene-os por prioridade, ou seja, comece com os assuntos que você não tem um bom desempenho e que são muito importantes para sua prova.

(Re)organize o seu cronograma

Refaça o seu cronograma para acrescentar tudo que está pendente e comece a reorganizar a sua rotina.

Não esqueça de planejar bem o seu tempo, afinal, não é porque você está com matéria antiga atrasada que vai atrasar o conteúdo recente também, não é verdade? Então, observe bem o seu cronograma para saber como você pode encaixar o conteúdo antigo sem prejudicar o recente.

Uma sugestão para recuperar a matéria atrasada é, dependendo do seu nível de atraso, reservar 50% do seu tempo para rever o que faltou e deixar os 50% restantes para o conteúdo novo.

Nesse período, talvez você precise diminuir seu tempo de leitura ou fazer menos simulados e redações. Mas isso é só até você dar conta de tudo o que atrasou. Pense que você precisará estudar mais intensamente, mas logo que finalizar essa fase, voltará a sua rotina normal. Portanto, não se preocupe, é super comum sair do planejamento inicial para atender a uma nova necessidade.

Garoto de óculos segurando livros de disciplinas diferentes tentando recuperar a matéria atrasada.

Mantenha o foco, mas sem sobrecarregar

Tenha cuidado para não se sobrecarregar por querer, a todo custo, recuperar a matéria atrasada. Manter o foco é importante, mas não esqueça que é sempre preciso fazer pausas, pois o seu cérebro precisa de um tempo de descanso para organizar tudo o que você deu para ele processar.

Além disso, não é só o corpo que cansa, a mente também. Então, respeite seu corpo e sua mente, mesmo estando sob pressão. Se você colocar metas impossíveis, corre o risco de se atrasar ainda mais e acabar causando um efeito bola de neve.

Ah, e não esqueça, para manter o foco nos estudos, desligue o celular!

Leia também: Como organizar seus estudos para o Enem.

Organize seu espaço de estudos

Pode parecer besteira, mas um ambiente de estudos desorganizado atrapalha muito a concentração. E pior ainda pra quem está tentando recuperar a matéria atrasada. É livro pra um lado, caderno pro outro, imagina esse caos! Organize seu material de estudos do dia juntamente com o seu cronograma.

No início da semana ou no dia anterior, separe os livros, apostilas, videoaulas e exercícios que você vai precisar para o estudo do dia. Assim, você evita perda de tempo procurando materiais que já deveriam estar ali e ainda dribla a procrastinação. Afinal, quem não sente aquela preguiça de começar a estudar quando imagina que o livro que está faltando está lá longe?

Situações como essa podem e devem ser evitadas. Por isso, aprenda a organizar o seu cantinho de estudos e depois conta pra gente se não fez toda a diferença na sua rotina.

Garoto sentando em uma mesa em frente a um computador. Há pilhas de papeis sobre a mesa e ele está olhando para as pilhas com cara de assustado.

Estabeleça recompensas

Estabeleça algumas recompensas para as metas alcançadas. Ao invés de comer seu chocolate preferido antes de começar a estudar, reserve-o para o momento em que você concluir as matérias atrasadas do dia. Guarde o episódio novo da série para ver após concluir a semana. Assim, você aumenta sua motivação e ainda recebe um mimo pela dedicação.

Mas, e então? Gostou das dicas? Entre na nossa plataforma, aproveite o nosso cronograma de estudos adaptativo e evite a sensação de estar sempre atrasado!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Inscrição – Aula gratuita

O ENEM 2024 está se aproximando e, com ele, a ansiedade e as dúvidas sobre a melhor forma de se preparar. Sabemos que a organização e a rotina de estudos são fundamentais para um bom desempenho, mas como definir o que é realmente importante? Como manter o foco e a disciplina?

técnicas de estudo

O que mais cai em Matemática no ENEM?

A matemática no Enem pode ser um desafio para você, mas ao saber os assuntos que mais caem você consegue direcionar seus estudos. Vem comigo!