Fichário aberto com post its colados nas páginas. Há, também um mapa sobre o fichário.

Como fazer anotações durante as aulas

Quantas vezes você fez anotações durante as aulas e, quando chegou em casa, percebeu que não absorveu muita coisa? Ao invés de escrever todas as palavras que o professor fala, desenvolva uma técnica eficiente para fazer suas anotações durante a aula. E não tem muito mistério: veja o resumo da aula, anote os tópicos-chave, liste os principais temas e crie o seu próprio resumo. Seguindo essas dicas, você certamente vai notar a diferença no seu aprendizado. Ah! E elas também valem para aulas online.

Anotações durante aulas presenciais

Observe o resumo da aula

Antes de entrar na sala, leia a ementa ou resumo do assunto daquele dia, pois é importante que você faça isso para ter um norte do que irá aprender e conseguir guiar melhor as suas anotações durante a aula do dia.

Se o seu professor exigir algum material de leitura antes da aula, não deixe de lê-lo. Afinal, o seu aproveitamento é muito melhor quando você tem uma noção daquilo que o espera.

E caso não seja disponibilizado nenhum resumo prévio, faça a sua própria pesquisa antes. Desse modo, você chega preparado e quem sabe até com dúvidas para serem esclarecidas.

Anote os tópicos-chave

Pode prestar atenção, quando você tenta anotar tudo que o professor fala, chega um momento em que você se perde e não consegue mais escrever. Isso quer dizer que você precisa de atenção tanto para anotar quanto para ouvir.

Então, o conselho é: não anote tudo que o professor fala! Atente para a explicação e anote apenas alguns tópicos-chave, que servirão para nortear o seu entendimento. Portanto, faça isso em forma de esquemas e mapas mentais, se preferir.

Um caderno, lápis, borracha e apontador para fazer anotações durante as aulas. O material está sobre uma superfície.

Liste os principais temas

Para organizar melhor suas anotações durante as aulas, liste os principais temas comentados no dia. Pois, fazendo isso, você conseguirá acompanhar as explicações do seu professor e, também, se guiar quando estiver estudando sozinho em casa. Assim, se repente, se algum ponto da aula não ficou muito claro, você pode fazer uma pesquisa em livros ou mesmo na internet a partir do tema que ficou obscuro.

Por exemplo, o assunto geral da sua aula de inglês foi “presente simples”. Dentro deste tema, o professor ensinou “uso dos auxiliares do e does” e “regras para terceira pessoa do singular”.

Digamos que você ficou em dúvida no “uso dos auxiliares”. Então, agora, é só pesquisar por esse tópico, ao invés de pesquisar pelo assunto geral e perder um bom tempo até chegar na parte que lhe interessa.

Crie seu próprio resumo

Após fazer as suas anotações durante as aulas, organize o seu resumo, pois este é o momento de aprofundamento no assunto estudado. Além de ser uma ótima maneira de rever tudo o que você aprendeu e aproveitar para enxergar possíveis lacunas.

Você identifica as suas dúvidas e anota tudo para resolvê-las em breve. Não deixe de tirar suas dúvidas!! Afinal, esse momento é fundamental para o seu aprendizado.

E não esqueça de guardar todos os seus resumos, mapas mentais e anotações, pois eles servirão muito para o seguimento dos seus estudos até o final do ano!

Anotações durante as aulas online

Você também deve fazer anotações durante as aulas online e não esqueça de organizar seus resumos. Aproveite o fato de poder pausar, avançar ou voltar o vídeo para rever detalhes.

Se você faz cursinho online, não deixe de participar dos fóruns e pedir feedback dos seus professores quando tiver dúvidas.

Mas, se você está assistindo a videoaulas na internet e ficou com questionamentos, pesquise em outros materiais como livros, e-books ou páginas confiáveis. Não se limite apenas à videoaula e, mais uma vez, nunca deixe de tirar suas dúvidas.

Leia também: Dicas imperdíveis para estudar por videoaula.

Para aulas presenciais ou online, vale mais uma dica: sempre faça exercícios após concluir o estudo de determinado assunto, pois eles são uma parte essencial no seu processo de aprendizado.

Vale sempre lembrar a importância de se fazer um planejamento (cronograma) dos estudos da semana e evitar distrações (como uso do celular durante a aula). E não deixe de conhecer dicas para organizar os seus estudos. Afinal, quanto mais você entende o seu processo de aprendizado, mais fácil fica aprender.

Mas e então, como você faz as suas anotações durante as aulas? Gosta de construir mapas mentais ou só anota os tópicos de maneira linear. Conta pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *