Dicas imperdíveis para estudar por videoaulas

Alguns estudantes assistem as videoaulas sem aplicar técnicas de estudo. Conheça, neste artigo, técnicas para estudar por videoaulas.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Estudar por videoaulas é uma ótima opção para quem estuda por conta própria, mas como você guia seus estudos? Será que está rendendo tanto quanto poderia? Se você acha que é só sentar lá como quem vê TV, sinto muito destruir seus sonhos, mas não é bem assim. Siga nossas dicas imperdíveis para estudar por videoaulas e veja como você pode tirar melhor proveito desse método e otimizar seus estudos.

Um lugar ao sol

Primeiro de tudo, ache o seu lugarzinho para assistir às videoaulas. Então escolha um local tranquilo, longe do barulho. Pode ser até mesmo a casa de algum amigo, caso ele esteja estudando o mesmo que você. Se você costuma baixar as videoaulas, só vai precisar do computador, mas se ela for online, não esqueça de verificar se o local possui internet!

Se o som do seu computador for muito baixo, vale conectá-lo a uma caixinha de som ou mesmo à TV. Assim fica bem melhor pra assistir em grupo, não é verdade? Aproveite, então, para compartilhar essas técnicas para estudar por videoaulas com seus amigos!

Algumas pessoas gostam de usar o tempo do seu trajeto no transporte público ou o intervalo do almoço no trabalho pra assistir a videoaulas. Dessa maneira, se você consegue se concentrar nesses lugares, esta pode ser uma opção, afinal o importante é utilizar bem o seu tempo.

Leia também: Como manter o foco e evitar distrações em época de ENEM

Escolhendo o melhor momento para a videoaula

Lembre-se que as videoaulas devem ser parte do seu cronograma de estudos. Então, quando você fizer o seu planejamento semanal das disciplinas, reserve horários também para assistir a alguma videoaula que irá agregar aos seus estudos. Desse modo, você não deve deixar de lado as leituras e a resolução questões e simulados.

Assim sendo, escolha as aulas que abordam os temas que você tem mais dificuldade. Assistir a videoaulas sobre temas que você tem bastante facilidade pode ser um gasto de tempo desnecessário. Livros e apostilas tornarão seu estudo mais ágil.

Ilustrações de bíblias e cruzes.

A bíblia já lhe ensinou isso

Eu sei o poder que a tentação tem sobre as pessoas, mas seja resistente quando estiver assistindo a uma videoaula na web. Evite abrir outras abas no navegador ou utilizar o celular. Caso contrário, você acabará caminhando pela escuridão sem fim da internet e perdendo totalmente o foco.

Mas se isso é praticamente impossível pra você, tente seguir as dicas que dei lá em cima. Baixe a aula e assista com a internet do seu computador desligada. Ou, então, assista na TV (conecte-a ao seu computador ou coloque o arquivo em um pendrive diretamente na TV). Assim será mais fácil se concentrar.

Videoaula não é Netflix

As videoaulas não são como um seriado que você só assiste. Tire o máximo proveito delas como se estivesse com um professor real ali na sua frente. Assim como você faria numa aula presencial, faça com a aula web. Não deixe de fazer seus mapas mentais, resumos e anotações, afinal, as videoaulas também são parte dos seus estudos e não um momento para relaxar.

Sabendo disso, aproveite o recurso interativo que o vídeo lhe possibilita e adiante a aula, volte para rever algo que não entendeu, pause para fazer anotações e ver detalhes de gráficos e imagens.

TV mostrando um ícone de vídeo e uma mão segurando um controle remoto. A imagem faz referência ao tema "estudar por videoaulas".

Use a interatividade ao seu favor

Além de poder adiantar, retroceder e pausar o vídeo do jeito que lhe convir, você pode também acelerá-lo. Essa é uma boa opção para o caso de você estar com tempo curto ou de a aula ser muito lenta.

Há três maneiras de fazer isso. No YouTube, clique no ícone da engrenagem no canto inferior direito. Em seguida, escolha a opção que você deseja: para assistir ao vídeo em velocidade lenta, selecione 0.5 ou 0.25. Já para assistir em velocidade acelerada, escolha 1.5 ou 2. A opção 0.25 simula o efeito câmera lenta.

Print de tela mostrando a opção do You Tube que ajusta a velocidade de reprodução.
Uma técnica para estudar por videoaulas.
No YouTube, clique no ícone da engrenagem no canto inferior direito. Em seguida, escolha a opção de velocidade desejada

Para você ter uma ideia, uma aula de 1h vista em velocidade 1,5 vezes maior fica reduzida a 45 minutos. Já com o tempo de 2 vezes mais rápido, ela terá 30 minutos.

Se você estiver vendo a aula em algum player do computador, procure o menu “reprodução” ou “reproduzir”, dependendo de qual você estiver usando, e selecione as opções de velocidade dadas.

Print de tela mostrando o caminho para ajustar a velocidade de reprodução no player: reprodução, velocidade, mais rápido ou mais devagar.
Uma técnica para estudar por videoaulas.
Procure a opção Reprodução no menu do seu player para ajustar a velocidade

Mas se você preferir, pode usar algum plugin acelerador como o video speed controller para o Google Chrome. Assim, você ganha tempo e não perde nada da aula.

Como escolher entre tantas videoaulas?

Procure estudar por videoaulas de cursos online e que sejam super dinâmicas, ou seja, com muitas imagens e bem esquematizadas. Sabe aquelas aulas que têm vários exemplos e gráficos explicativos? Foque nelas.

Uma aula apenas com textos aparecendo na tela e sendo lidos são como um PDF em vídeo. E isso você pode fazer sozinho. Lembre-se que a sua mente consegue se concentrar e memorizar melhor materiais esquematizados do que em texto corrido.

Se as aulas tiverem questões comentadas ao final, melhor ainda. Assim, você testa o que acabou de aprender e ainda acompanha o comentário do professor. É um ótimo momento para tirar dúvidas a partir de exercícios.

Como você andava assistindo as suas videoaulas? Já utiliza alguma dessas técnicas para estudar por videoaula? Fala tudo pra gente nos comentários.

Mais conteúdo sobre o ENEM

Inscrição – Aula gratuita

O ENEM 2024 está se aproximando e, com ele, a ansiedade e as dúvidas sobre a melhor forma de se preparar. Sabemos que a organização e a rotina de estudos são fundamentais para um bom desempenho, mas como definir o que é realmente importante? Como manter o foco e a disciplina?

técnicas de estudo

O que mais cai em Matemática no ENEM?

A matemática no Enem pode ser um desafio para você, mas ao saber os assuntos que mais caem você consegue direcionar seus estudos. Vem comigo!