Carinhas tristes e chorando gigantes. Há uma pessoa sentada no chão com segurando os joelhos e com uma nuvem de chuva sobre a cabeça representando a frase "Não consigo cumprir o cronograma"

Não consigo cumprir o cronograma. E agora?

“Não consigo cumprir o cronograma! Mas ele foi tão recomendado por aquele youtuber e por aquele coach. Onde estou errando?” Você já se viu numa situação assim? Muitos estudantes se queixam de usar tais cronogramas e não conseguirem cumprir as metas estabelecidas por eles. E, assim, se sentem frustrados e desmotivados. Mas o problema de um cronograma pronto da internet está no fato de eles não serem adaptativos e não respeitarem a rotina individual do estudante.

Um cronograma é realmente necessário?

Vamos ser honestos: sim, ele é totalmente necessário! Pense na quantidade de assuntos que você precisa estudar até o Enem. Pensou? Agora imagine como você conseguirá organizar tudo até as vésperas da prova. Se você visualizou uma tabela dividindo horários das disciplinas pra estudos semanal, você pensou em um cronograma básico.

Então, ele é realmente importante. Especialmente porque é preciso pensar na melhor metodologia para o seu estudo, respeitando a sua rotina, a ordem das matérias para que haja um melhor aproveitamento dos estudos, o seu tempo de descanso e ainda contabilizar as suas revisões e medir o seu desempenho no intuito de compreender se você está ou não progredindo.

Ou seja, um cronograma de estudos deve ser algo extremamente pessoal, feito para a sua necessidade: ele deve se adaptar a você. E, por isso, um cronograma pronto desses que você baixa ou compra acaba se tornando problemático.

Não consigo cumprir o cronograma. Por quê?

Bem, se você criou o seu próprio cronograma pensando na sua rotina e não está conseguindo cumpri-lo, este é um sinal de que você precisa revê-lo e reorganizá-lo. Mas se você comprou ou baixou algum cronograma pronto da internet e sente que ele não está funcionando, este é um sinal de que ele não foi feito para você ou não é um cronograma flexível capaz de se ajustar a sua rotina.

Pois, em casos como esses, os cronogramas acabam se tornando uma espécie de quadro de horários, no qual você cumpre a atividade programada, mas bota tudo a perder no momento em que sair do planejamento. Assim, se um dia você precisar ir com urgência ao médico, por exemplo, certamente perderá seu dia de estudos, pois a programação para aquele dia não poderá mais ser reposta. Ou seja, foi totalmente perdida. E é aí que reside o problema: você está precisando se adaptar ao cronograma e não ele a você.

Desse modo, o ideal seria que o cronograma pudesse ser capaz de prever as situações do mundo real. Não que ele vá adivinhar a hora que você precisará se ausentar, mas estar preparado para se adaptar quando isso acontecer.

Leia também: Corrigindo problemas pessoais que atrapalham o aprendizado.

O cronograma ideal realmente existe?

Entendo a dificuldade que é fazer manualmente o seu próprio cronograma, mas não se desespere. Há, sim, boas opções na internet que podem lhe ajudar – de verdade – na hora de estudar. Só acredita vendo? Tudo bem, São Tomé, eu mostro tudo pra você. Agora você nunca mais vai dizer “ah, mas eu não consigo cumprir o cronograma!”.

O site planejativo.com dispõe de uma plataforma de planejamento e organização de estudos inteligente que monta um cronograma com revisões programadas capaz de se adequar as suas necessidades. Isso porque ele é adaptativo, ou seja, ele se adapta automaticamente a sua rotina! Além disso, você tem acesso a:

Agenda

Com a sua agenda diária, você sabe a disciplina e o assunto que deve estudar (ou revisar), o tempo estimado para realizar cada tarefa proposta e a técnica de estudo adequada. Assim, você já tem todas as informações de que precisa saber para começar a estudar.⠀

Módulo Agenda do Planejativo

Cronograma

O cronograma dá uma visão geral de todo o seu plano de estudos até a data da prova! Ele é totalmente dinâmico e você ainda pode ter uma visualização semanal e mensal do seu plano.

Módulo Cronograma do Planejativo

Material de apoio

Você tem acesso a videoaulas e materiais teóricos selecionados dos melhores sites da internet e canais do YouTube. São mais de 500 assuntos catalogados, divididos por disciplina e por assunto.

Material de apoio do Planejativo

Questões e simulados

Há um banco com mais de 30 mil questões, todas separadas por disciplina e por assunto. Você também pode criar suas próprias listas de exercícios e simulados.

Página de criação de lista de exercícios do Planejativo

Desempenho

Conheça seus pontos fortes e fracos por meio de gráficos dinâmicos de desempenho. Acompanhe seu rendimento, avalie seu progresso no plano de estudos, seu desempenho nas questões e simulados e descubra as suas chances de aprovação com nosso algoritmo inovador.

Módulo Desempenho do Planejativo

Esqueça o cronograma pronto

Resumindo, isso tudo quer dizer que o Planejativo não oferece um mero cronograma pronto, pois ele acompanha você (é adaptativo). Assim, se você não cumprir alguma atividade, o seu plano será automaticamente modificado para que você não acumule tarefas e nem perca seu dia de estudos. Além disso, há sugestões de materiais e técnicas de estudo e um feedback para o seu desempenho. Afinal, de nada adianta seguir uma lista de tarefas e não saber se elas estão funcionando, não é verdade?

E ainda tem mais: os primeiros 8 dias são gratuitos para você poder testar o plano completo e decidir se realmente se interessa em continuar. Então, vamos tentar algo novo? Corre lá no Planejativo e crie o seu plano de estudos. Não quero mais ouvir você dizendo “Não consigo cumprir o cronograma!”, hein? Conta pra gente sobre a sua experiência com cronogramas de estudo. O que você acha que funciona melhor pra você?

Comments 2

    1. Olá, Anna!

      O cronograma adaptativo sem revisões programadas continua gratuito sim. 🙂
      Já o cronograma com as revisões está disponível apenas para assinantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *