Tablet ou notebook: qual escolher para estudar?

É melhor estudar no tablet ou no notebook? Analise a sua rotina e compreenda quais as suas necessidades educacionais e qual tecnologia consegue supri-las.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

É melhor estudar no tablet ou no notebook? Analisando a sua rotina, fica fácil compreender quais as suas necessidades educacionais e qual tecnologia consegue supri-las.  Além disso, considere também o seu perfil de estudos, o valor de cada aparelho e até mesmo o seu futuro! Afinal, a vida de estudante não acaba na prova do ENEM, já pensou nisso? Os anos de faculdade também podem influenciar na sua escolha sobre o melhor aparelho para você.

Seu perfil de estudo: tablet

Se você utiliza o computador especialmente para ler textos, fazer anotações e assistir a vídeos, escolha o tablet, pois o seu uso é básico e não exige um aparelho de alta performance.

Assim, se você gosta de produzir seus mapas mentais à mão e fica incomodado com o excesso de papéis, usar o tablet também é uma boa opção, pois você pode usar uma caneta específica e desenhar direto nele. E isso também vale para anotações direto nos textos digitais.

O tablet é muito mais leve (considere o peso para carregar na mochila o dia todo por aí) e a bateria dura bem mais tempo se comparado ao notebook. Desse modo, se você fica muito tempo fora de casa e acaba estudando em bibliotecas, vendo videoaulas no ônibus ou até se não tem local certo para estudar, o tablet pode ser uma boa opção.

Além disso, há, ainda, a vantagem do touchscreen. Afinal, você nem precisa carregar um teclado se não quiser, é só tocar na tela que tudo se resolve num piscar de olhos (ou num toque de dedos).

Seu perfil de estudo: notebook

No entanto, se você faz um cursinho online, fica incomodado em usar uma tela pequena e precisa de um computador ágil e que aguente o uso de vários aplicativos (ou seja, se você necessita de um maior desempenho), prefira o notebook.

Outra vantagem é que, diferentemente do tablet, o notebook possui muitas opções de portas como USB, ethernet, cartão SD, thunderbolt, disco blu-ray, etc. Desse modo, se você utiliza arquivos vindos de diversas fontes e precisa usar internet fora do wi-fi, o notebook é a melhor opção.

Além de o processamento ser melhor, você tem mais espaço e possibilidade de fazer upgrades de memória, caso necessário.

E se você prefere digitar os seus materiais de revisão e passa muito tempo escrevendo, talvez seja melhor utilizar o notebook, afinal o teclado é muito mais confortável para digitar por um longo período de tempo.

Não consigo decidir entre tablet e notebook

Se você vê vantagem nas duas opções e não consegue decidir entre um e outro, saiba que pode optar por uma opção de computador híbrido. Um notebook que seja touchscreen, que tenha teclado confortável, mas que seja possível utilizar como um tablet (sem o teclado) quando necessário.

Com essa opção, você pode aliar a alta performance do notebook à praticidade do tablet e adequar o uso a sua rotina. Não é maravilhoso?

Leia também: Dicas imperdíveis para estudar por videoaulas.

Ilustração de diversos dispositivos para ajudar na escolha de um tablet ou de um notebook

Tablet e notebook: mas e o preço?

Tudo depende de marca e configuração. No entanto, um tablet para realizar atividades simples como leitura de textos, anotações e para assistir vídeos não precisa ser turbinado. Então, nesse caso, é possível escolher uma opção mais barata sem o prejuízo de ele acabar não atendendo as suas expectativas.

Notebooks – especialmente os de alto desempenho com alta capacidade de processamento – acabam sendo, sim, mais caros, mas também são um investimento que pode durar anos.

Já o computador híbrido, nem precisar falar. Se é uma soma de tablet e notebook, ele acaba saindo bastante caro. Mas se você usa Windows, pode utilizar o chamado modo tablet para modificar seu computador.

Aproveite para ler: Aplicativos para quem não gosta de ler no computador.

Mas lembre-se que os seus estudos não acabam na prova do ENEM, ainda haverá anos de faculdade. Então, falando nisso…

Considere os seguintes questionamentos:

  • Qual faculdade você está pensando em seguir?
  • Você tem uma ideia de como será a sua rotina de estudos após o ENEM?

Se você irá cursar, arquitetura, comunicação ou alguma faculdade que exija que você utilize programas de computador um tanto pesados, como desenho gráfico e/ou industrial, é melhor você já investir em um bom computador. Afinal, você vai precisar de um dispositivo com boa performance.

Mas se você vai continuar dentro da rotina atual, lendo textos, fazendo anotações e vendo vídeos, invista no tablet.

Então? Por qual opção você decidiu? Identificou situações da sua rotina que fizeram você repensar o uso do seu computador? Conta pra gente se você prefere tablet ou notebook!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Inscrição – Aula gratuita

O ENEM 2024 está se aproximando e, com ele, a ansiedade e as dúvidas sobre a melhor forma de se preparar. Sabemos que a organização e a rotina de estudos são fundamentais para um bom desempenho, mas como definir o que é realmente importante? Como manter o foco e a disciplina?

técnicas de estudo

O que mais cai em Matemática no ENEM?

A matemática no Enem pode ser um desafio para você, mas ao saber os assuntos que mais caem você consegue direcionar seus estudos. Vem comigo!