Todo estudante deve seguir dicas de alimentação e saúde se quiser ter um bom desempenho no ENEM, afinal o caminho da aprovação não se faz apenas estudando várias horas por dia. Uma alimentação regrada e equilibrada, assim como a prática de atividades físicas são importantíssimos para melhorar o seu desempenho, memória e concentração e não devem ser deixadas de lado.
Alimentos que ajudam o cérebro
Vitaminas do complexo B
Elas são essenciais para garantir energia e melhorar a memória. Podem ser encontradas nas proteínas animais, leguminosas e sementes. Assim, acrescente carne vermelha (magra), ovos e aves; feijão ou grão de bico; nozes e castanhas.
Ferro
É graças ao ferro que conseguimos vencer a fraqueza, a indisposição e a falta de concentração, pois ele forma a hemoglobina que oxigena o cérebro. Então, pense duas vezes antes de rejeitar aquele prato de fígado. Coma feijão, gema de ovo e sardinha.
Ômega 3
Lembra daquela senhora que vendia ômega 3 na TV? Pois é, ela estava certa. O ômega 3 é muito importante para quem está estudando, porque auxilia na comunicação entre os neurônios. Assim, nossa memória e concentração saem ganhando. Os peixes de água salgada são grandes fontes de ômega 3.
Carboidratos
Sim, eles são permitidos, mas vamos com calma. Desse modo, prefira os cereais integrais (arroz, aveia, etc.), ricos em fibras. Eles são ótimos para a concentração e o aprendizado, pois ajudam a liberar glicose no organismo e a evitar aquela sonolência pós almoço.
Café (da manhã) para evitar o sono pós-almoço
Quando o assunto é sonolência pós almoço, a primeira atitude acaba sendo preparar aquele café. Tudo bem, mas saiba que um café da manhã reforçado ajuda a evitar o sono excessivo pós-almoço.
Ainda que você não tenha costume de comer pela manhã, tente mudar esse hábito aos poucos. Assim, tome uma vitamina, mas não fique sem comer nada e, com o tempo, diversifique suas opções inserindo frutas, cereais e iogurtes.
É muito mais saudável comer bem para estar disposto durante todo o dia do que ter que utilizar energéticos ou café em excesso para se manter acordado e estudar.
Leia também: Corrigindo problemas pessoais inimigos do aprendizado.
“Quero cafééé!”
Café, chocolate, chá e bebidas energéticas possuem cafeína que estimulam nosso cérebro. Assim, a cafeína, desde que em doses baixas, é perfeitamente aceita na dieta, afinal ela é de grande ajuda para combater a fadiga mental. O vilão é o excesso.
Quatro xícaras ou mais de café, ao contrário do que se pensa, reduz a concentração. Altas dosagens de cafeína fazem efeito rápido, mas de curta duração. Por isso, a tendência é beber cada vez mais. O que, no fim das contas, acaba causando dependência.
Assim, a cafeína acaba funcionando como uma droga e acaba causando irritabilidade, ansiedade e dores de cabeça em períodos de abstinência. Em casos extremos, pode levar à taquicardia e ao infarto.
O ideal é ingerir 3mg de cafeína por quilo de massa corporal. Então, fique atento às dosagens que você ingere. Para você ter uma ideia, uma bebida energética como o Red Bull possui 80 mg de cafeína em uma lata de 250ml.
No pain, no gain
Quer mais dicas de alimentação e saúde? Então, pratique atividades físicas, pois isso ajuda no aumento da produção de sinapses no cérebro, que o auxiliam a ficar mais ágil e ativo. Isso se reflete também no aumento da concentração, memória e, consequentemente, na fixação de conteúdo.
Quando nos exercitamos, liberamos endorfina, o que nos deixa mais felizes e animados. Assim, o stress diminui e isso é ótimo para aliviar aquela tensão em ano de ENEM. E, além de tudo isso, conseguimos dormir melhor.
Signo de fome com ascendente em lanches (alimentos para o dia da prova)
Não adianta levar aquela compra de supermercado para o ENEM. Assim, no dia da prova, opte por alimentos leves que lhe ajudem a não ficar com sono, se concentrar e não passar mal.
Ele sempre aparece em meio as dicas de alimentação e saúde: o chocolate. Por ser energético, como já vimos aqui, ele acaba sendo a primeira opção e é realmente válido, mas fique atento: sempre evite excessos. Afinal, açúcar demais dá sono e reduz a concentração, ou seja, o efeito oposto do que você quer.
O ideal é optar por uma barra de cereal ou uma barra pequena de chocolate meio amargo, pois essas opções vão dar a dose de energia e concentração que você precisa.
Escolha sempre alimentos leves, especialmente no dia da prova. Frutas cortadas ou uma seleção de oleaginosas também são uma boa ideia. Alimentos gordurosos podem causar náuseas, indigestão e dor de estômago. E isso também vale para o almoço antes da prova, afinal comidas pesadas exigem que o organismo trabalhe por mais tempo para conseguir fazer a digestão, o que causa sono.
Não esqueça da água
E uma última dica: nunca esqueça de levar água, pois isso é importantíssimo para que você se mantenha hidratado. Quando desidratado, você fica sonolento, cansado e pode ter até mesmo dores de cabeça.
Para mais esclarecimentos, procure um nutricionista. Ele certamente saberá indicar as melhores opções para você. Além de prescrever a suplementação necessária para vegetarianos e veganos.
Você está se alimentando e se exercitando tão bem quanto está estudando? Conta pra gente qual a sua dicas de alimentação e saúde e também a de lanchinho para o ENEM.