4 poderosas técnicas de estudo para o ENEM

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Nós estudamos desde criancinhas e, com certeza, utilizamos várias técnicas de estudo eficazes. Mas você já parou pra conhecer a fundo essas técnicas? Ou mesmo já pesquisou novas? Então, conheça, agora, 4 poderosas técnicas de estudo e compreenda como elas podem ajudar você a estudar de maneira eficiente para o ENEM.

Resolução de questões

Prova, calculadora, apontador, lápis e borracha sobre uma mesa. Há uma mão indicando uma resposta na prova.

Resolver questões é, sabidamente, uma das formas mais eficazes de selar o conhecimento. Afinal, é nesse momento que você testa o que estudou e aprende com os seus erros. Por isso, resolva questões sempre que terminar de estudar um assunto novo e quando for revisá-lo.

Na hora de resolver simulados, tente ambientar seu espaço para que ele seja semelhante ao da prova, ou seja: limite o tempo pra resolver as questões, evite consultar os materiais de estudo ou interromper a atividade para retomar depois. Assim, você treina também para a maratona do ENEM e fica mais calmo quando o dia chegar. Quer mais dicas sobre esta técnica? Então leia o texto sobre revisões e questões que você encontra aqui.

Elaboração de mapas mentais

Representação da técnica de estudo mapa mental: um assunto principal escrito no centro e ramificações dele ao redor.

Se você tem dificuldades pra memorizar informações, o mapa mental é uma boa opção, pois ele é muito útil, especialmente, quando há muitos detalhes ou grande quantidade de informações. Nessa técnica, você utiliza palavras-chave, desenhos, símbolos; e pode usar cores e destaques, se preferir.

Isso porque o nosso cérebro lida melhor com informações esquematizadas do que com lineares. É uma maneira rápida de rememorar um conteúdo no momento daquela revisão e de manter a concentração. Além disso, é super fácil de fazer, basta papel e caneta.

Digamos que você está estudando sobre escravidão no Brasil. Então, no seu mapa mental, você escreve “escravidão’ dentro de um círculo para que este seja seu eixo principal. Em seguida, você vai puxando ramificações com palavras, desenhos, ícones que remetam ao tema. Por exemplo: princesa Isabel, Lei Áurea, século XVI, navio negreiro, (desenhos de) grilhões, etc.

Se preferir, você pode fazer o seu mapa online. Esse site dá dicas de aplicativos pagos e não pagos e para as mais diversas plataformas (Mac, Windows, Linux).

Autoexplicação

Garota olhando para ela mesma num espelho e conversando.

Você já ouviu falar que “quem ensina, aprende”? Esse método tem um pouco a ver com isso. Acontece quando você lê determinado conteúdo e, em seguida, tenta explicá-lo com suas próprias palavras. É uma técnica de estudo muito simples e eficiente.

Quando você faz isso, dúvidas podem acabar surgindo e você precisa preencher as lacunas do seu raciocínio para explicar perfeitamente o tema proposto. Repetir os passos na sua cabeça é ótimo para memorização e também uma maneira excelente de aprendizado.

Imagine que você está estudando sobre a formação do plural no inglês e um amigo pede para que você explique tudo pra ele. No momento que você explica, você também repete para si mesmo aquilo que leu e, com o tempo, essa explicação será tão natural que você nem vai perceber.

Flashcards

Estudar para o ENEM é uma tarefa cansativa e, muitas vezes, nós acabamos desistindo de fazer algumas revisões. É normal pensar “ah, já estudei isso, não preciso revisar”. Ainda mais quando o assunto é meio “decoreba”. Mas não subestime sua mente, coisas que estudamos semana passada podem cair rapidamente no esquecimento se não revisarmos.

Então, para fazer a revisão de uma maneira mais prática e rápida e guardar conceitos difíceis de memorizar, você pode utilizar os flashcards. São super simples e você pode juntar seus amigos pra uma atividade em grupo e divertida.

Eles nada mais são do que cartões em que você coloca a pergunta de um lado e a resposta do outro. Confeccione cartões coloridos, cheios de referências que o façam lembrar do tema da pergunta que está no cartão. Use a criatividade em desenhos, cores e ícones que ajudem sua mente a fazer associações. Depois é só montar um jogo de perguntas e respostas com os amigos.

Mas não se perca na brincadeira. Fique atento às questões que você erra com frequência, pois isso é um indicativo de que será necessário rever aquele tema. E, para não causar uma confusão mental, tente fazer as questões sobre um mesmo tema de estudo.

Eu tenho certeza que você já utilizou algumas dessas técnicas de estudo. Conta pra gente nos comentários qual vocês mais utilizam. E aí? Animou pra fazer esse flashcards com os amigos?

Mais conteúdo sobre o ENEM

Inscrição – Aula gratuita

O ENEM 2024 está se aproximando e, com ele, a ansiedade e as dúvidas sobre a melhor forma de se preparar. Sabemos que a organização e a rotina de estudos são fundamentais para um bom desempenho, mas como definir o que é realmente importante? Como manter o foco e a disciplina?

técnicas de estudo

O que mais cai em Matemática no ENEM?

A matemática no Enem pode ser um desafio para você, mas ao saber os assuntos que mais caem você consegue direcionar seus estudos. Vem comigo!