Aprenda a organizar seu cantinho de estudos

Algumas dicas simples para organizar o cantinho de estudos e a mesa de trabalho são fundamentais para quem quer render mais nos estudos.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Há algumas dicas super simples que você pode seguir para organizar seu cantinho e fazer seus estudos terem mais rendimento. Duvida? Então acompanhe as dicas a seguir.

Tenha seu próprio local de estudos

É importante ter um local em que você se sinta confortável para estudar, ainda que ele não seja na sua casa. Assim, analise o local que mais ajuda a sua concentração e adote-o pra você.

Pode ser a biblioteca do bairro, naquela mesa ali ao lado da estante de Física ou pode ser a escrivaninha de frente para a sua janela do quarto ou até mesmo aquele espacinho da sala reservado e longe da passagem de pessoas.

Leve seus livros, canetas e materiais de estudo para lá e deixe tudo muito bem organizado para o seu estudo do dia. Mas isso já faz parte da dica a seguir.

Organização só depende de você

Deixe seu material muito bem organizado separado por disciplina em pastas físicas e também no computador, pois à medida que o ano for passando, você perceberá a importância dessa organização. Afinal serão muitos conteúdos, apostilas, listas de exercícios e materiais de revisão para consultar.

Ter o material organizado é ter a mente organizada. Então se você deixa muitas coisas espalhadas, acaba causando tensão visual e isso pode afetar a sua concentração. Por isso, deixe na sua mesa só o que você vai precisar para aquele dia.

Organização da mesa de estudos: mesa, cadeira, livros e lâmpada sobre a mesa, relógio na parede.

Busque inspiração e motivação

Nem sempre estamos num dia motivado para estudar, então deixe próximo a sua mesa frases ou imagens de coisas que estimulem você a seguir sua jornada. Dessa maneira cole pequenos bilhetes com frases que lhe dão motivação, fotos que façam você visualizar o seu futuro pós aprovação e que lhe ajudem a continuar estudando todos os dias.

Fotos de pessoas queridas também são válidas, mas cuidado com imagens que façam você se distrair. Afinal a intensão aqui é inspirar e não levar sua mente para outro universo.

Leia também: Corrigindo problemas pessoais inimigos do aprendizado.

Evite distrações

Falando em distrações, evite tudo aquilo que fará você perder seu tempo. Nem preciso falar que celular na mesa na hora de estudar não dá. Por isso, deixe para checar as notificações no seu tempo livre.

Além disso, evite TV’s ligadas e até mesmo músicas que você consiga acompanhar a letra, pois esses são verdadeiros inimigos da concentração. Avise a sua família que aquele é um momento que você precisa estar sozinho e peça para não ser incomodado durante seu horário de estudos. Aproveite para dizer que você tem horários de descanso e de refeições previstos no seu cronograma para que todos fiquem tranquilos.

Pessoas segurando garrafas de água, ficha de checklist e maçã gigante.

Mantenha água e lanches por perto

Você ainda não está em um apocalipse zumbi, mas tenha sempre água e pequenos lanches por perto na hora de estudar. Assim, quando bater a fome, você não precisará se deslocar até a cozinha correndo o risco de perder sua concentração. Mas os lanches são só para esses momentos, não pule suas refeições de maneira alguma.

Ter uma garrafinha de água perto de você é interessante para que você não esqueça de se hidratar. Tudo isso lhe ajudará a manter a sua saúde e o bom funcionamento do seu cérebro. E você aí achando que para organizar o seu cantinho de estudos era só mudar os objetos de lugar, não é?

Leia também: Dicas de alimentação e saúde que estudantes devem seguir.

Evite barulhos

Essa é uma dica até óbvia e eu até já falei um pouco lá em cima sobre evitar músicas que você consiga acompanhar. Mas barulhos também podem vir de pessoas conversando ou de obras e tráfego intenso na rua. Para esses casos, utilize um protetor auricular para abafar o som ou até mesmo fones de ouvido. Escolha uma música clássica ou instrumental e coloque em volume baixo. Se ainda assim estiver complicado pra se concentrar, é hora de buscar outro lugar para estudar: biblioteca, casa de amigos, etc.

Aposte em boa iluminação

Se você poder usar a luz do dia pra estudar, saiba que esta é a melhor opção, mas evite que a luz incida diretamente sobre os livros ou o seu rosto. Você pode sentir dores de cabeça ou cansar rapidamente a sua visão.

Se você optar por uma luminária, posicione-a do lado oposto ao seu sentido de escrita. Por exemplo, se você for destro, coloque a luz do lado esquerdo. Assim, você evita sombras sobre seus livros e cadernos.

Dicas de ergonomia

Garoto sentando em seu cantinho de estudos. Há duas imagens, uma ao lado da outra. Na primeira, o garoto está sentado com a coluna torta. Ele está triste e sentindo dores nas costas. Na segunda, ele está sentado com a coluna reta, tem apoio de uma almofada na lombar e seu computador está apoiado sobre vários livros mostrando que está posicionado na altura dos olhos do garoto.

Quanto aos livros, é importante que eles estejam sobre a sua mesa de estudos a 45° da sua visão. Isso é importante para que você não force seu pescoço para baixo causando dores na nuca e nas costas.

Do mesmo modo, você deve pensar a sua cadeira (afinal estudamos sentados e nunca deitados, não é verdade?). Ela deve ser confortável e possuir braços. Seus cotovelos devem estar alinhados com a altura da sua mesa. Sua coluna reta e os pés totalmente apoiados no chão. Nada de ficar balançando as pernas ou dobrá-las como quem faz meditação.

Se você está utilizando computador, seus olhos devem estar direcionados ao meio da tela. Evite mover a cabeça para ler, use apenas os olhos para isso. Você lerá mais rápido e evitará dores no pescoço.

Invista em suportes para livros e até mesmo para os pés, caso você não consiga alcançar o chão. No entanto, tente regular sua cadeira para se adaptar a todas essas recomendações. Pode ter certeza que, sem dores, você conseguirá permanecer mais tempo sentando e, consequentemente, estudará por mais tempo e melhor.

E agora? Como você pensa em organizar o seu cantinho de estudos? Não me fale que você anda estudando deitado! Compartilhe conosco suas dicas motivacionais e para adaptar seu cantinho de estudos.

Mais conteúdo sobre o ENEM

Inscrição – Aula gratuita

O ENEM 2024 está se aproximando e, com ele, a ansiedade e as dúvidas sobre a melhor forma de se preparar. Sabemos que a organização e a rotina de estudos são fundamentais para um bom desempenho, mas como definir o que é realmente importante? Como manter o foco e a disciplina?

técnicas de estudo

O que mais cai em Matemática no ENEM?

A matemática no Enem pode ser um desafio para você, mas ao saber os assuntos que mais caem você consegue direcionar seus estudos. Vem comigo!