Dicas imperdíveis para estudar por videoaulas

Estudar por videoaulas é uma ótima opção para quem estuda por conta própria, mas como você guia seus estudos? Será que está rendendo tanto quanto poderia? Se você acha que é só sentar lá como quem vê TV, sinto muito destruir seus sonhos, mas não é bem assim. Siga nossas dicas imperdíveis para estudar por videoaulas e veja como você pode tirar melhor proveito desse método e otimizar seus estudos.

Um lugar ao sol

Primeiro de tudo, ache o seu lugarzinho para assistir às videoaulas. Então escolha um local tranquilo, longe do barulho. Pode ser até mesmo a casa de algum amigo, caso ele esteja estudando o mesmo que você. Se você costuma baixar as videoaulas, só vai precisar do computador, mas se ela for online, não esqueça de verificar se o local possui internet!

Se o som do seu computador for muito baixo, vale conectá-lo a uma caixinha de som ou mesmo à TV. Assim fica bem melhor pra assistir em grupo, não é verdade? Aproveite, então, para compartilhar essas técnicas para estudar por videoaulas com seus amigos!

Algumas pessoas gostam de usar o tempo do seu trajeto no transporte público ou o intervalo do almoço no trabalho pra assistir a videoaulas. Dessa maneira, se você consegue se concentrar nesses lugares, esta pode ser uma opção, afinal o importante é utilizar bem o seu tempo.

Leia também: Como manter o foco e evitar distrações em época de ENEM

Escolhendo o melhor momento para a videoaula

Lembre-se que as videoaulas devem ser parte do seu cronograma de estudos. Então, quando você fizer o seu planejamento semanal das disciplinas, reserve horários também para assistir a alguma videoaula que irá agregar aos seus estudos. Desse modo, você não deve deixar de lado as leituras e a resolução questões e simulados.

Assim sendo, escolha as aulas que abordam os temas que você tem mais dificuldade. Assistir a videoaulas sobre temas que você tem bastante facilidade pode ser um gasto de tempo desnecessário. Livros e apostilas tornarão seu estudo mais ágil.

Ilustrações de bíblias e cruzes.

A bíblia já lhe ensinou isso

Eu sei o poder que a tentação tem sobre as pessoas, mas seja resistente quando estiver assistindo a uma videoaula na web. Evite abrir outras abas no navegador ou utilizar o celular. Caso contrário, você acabará caminhando pela escuridão sem fim da internet e perdendo totalmente o foco.

Mas se isso é praticamente impossível pra você, tente seguir as dicas que dei lá em cima. Baixe a aula e assista com a internet do seu computador desligada. Ou, então, assista na TV (conecte-a ao seu computador ou coloque o arquivo em um pendrive diretamente na TV). Assim será mais fácil se concentrar.

Videoaula não é Netflix

As videoaulas não são como um seriado que você só assiste. Tire o máximo proveito delas como se estivesse com um professor real ali na sua frente. Assim como você faria numa aula presencial, faça com a aula web. Não deixe de fazer seus mapas mentais, resumos e anotações, afinal, as videoaulas também são parte dos seus estudos e não um momento para relaxar.

Sabendo disso, aproveite o recurso interativo que o vídeo lhe possibilita e adiante a aula, volte para rever algo que não entendeu, pause para fazer anotações e ver detalhes de gráficos e imagens.

TV mostrando um ícone de vídeo e uma mão segurando um controle remoto. A imagem faz referência ao tema "estudar por videoaulas".

Use a interatividade ao seu favor

Além de poder adiantar, retroceder e pausar o vídeo do jeito que lhe convir, você pode também acelerá-lo. Essa é uma boa opção para o caso de você estar com tempo curto ou de a aula ser muito lenta.

Há três maneiras de fazer isso. No YouTube, clique no ícone da engrenagem no canto inferior direito. Em seguida, escolha a opção que você deseja: para assistir ao vídeo em velocidade lenta, selecione 0.5 ou 0.25. Já para assistir em velocidade acelerada, escolha 1.5 ou 2. A opção 0.25 simula o efeito câmera lenta.

Print de tela mostrando a opção do You Tube que ajusta a velocidade de reprodução.
Uma técnica para estudar por videoaulas.
No YouTube, clique no ícone da engrenagem no canto inferior direito. Em seguida, escolha a opção de velocidade desejada

Para você ter uma ideia, uma aula de 1h vista em velocidade 1,5 vezes maior fica reduzida a 45 minutos. Já com o tempo de 2 vezes mais rápido, ela terá 30 minutos.

Se você estiver vendo a aula em algum player do computador, procure o menu “reprodução” ou “reproduzir”, dependendo de qual você estiver usando, e selecione as opções de velocidade dadas.

Print de tela mostrando o caminho para ajustar a velocidade de reprodução no player: reprodução, velocidade, mais rápido ou mais devagar.
Uma técnica para estudar por videoaulas.
Procure a opção Reprodução no menu do seu player para ajustar a velocidade

Mas se você preferir, pode usar algum plugin acelerador como o video speed controller para o Google Chrome. Assim, você ganha tempo e não perde nada da aula.

Como escolher entre tantas videoaulas?

Procure estudar por videoaulas de cursos online e que sejam super dinâmicas, ou seja, com muitas imagens e bem esquematizadas. Sabe aquelas aulas que têm vários exemplos e gráficos explicativos? Foque nelas.

Uma aula apenas com textos aparecendo na tela e sendo lidos são como um PDF em vídeo. E isso você pode fazer sozinho. Lembre-se que a sua mente consegue se concentrar e memorizar melhor materiais esquematizados do que em texto corrido.

Se as aulas tiverem questões comentadas ao final, melhor ainda. Assim, você testa o que acabou de aprender e ainda acompanha o comentário do professor. É um ótimo momento para tirar dúvidas a partir de exercícios.

Como você andava assistindo as suas videoaulas? Já utiliza alguma dessas técnicas para estudar por videoaula? Fala tudo pra gente nos comentários.