O que fazer quando não se está com vontade de estudar

Todo mundo tem aquele dia que não está com vontade de estudar. Nessas horas, vale fazer uma análise da sua falta de motivação, fazer questões e revisar.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Todo mundo tem aquele dia que não está com vontade de estudar. No entanto, quem estuda mesmo para o Enem, sabe que não pode perder um dia de estudos por nada. Por isso, nessas horas, vale fazer uma análise da sua falta de motivação e, também, investir em outras atividades como resolução de questões e revisões. Ou seja, antes de pensar em largar tudo nesse dia difícil, tente refletir sobre os motivos que causam a sua falta de vontade. Se você não conseguiu dormir bem no dia anterior, se teve um dia muito estressante e ficou com a cabeça cheia ou se é simplesmente um dia sem vontade de estudar.

É importante fazer essa análise porque, em caso de estar tudo bem, de ser um dia sem anormalidades, pode ser que o seu cronograma de estudos não esteja funcionando para você.

Analise seu plano de estudos

Então, talvez, você esteja ficando cansado com a quantidade de tarefas e, por isso, não está conseguindo cumpri-las. Assim sendo, lembre-se de que o cronograma deve se adequar a sua rotina, por isso não se cobre em excesso e não estabeleça tarefas claramente impossíveis.

Uma boa ideia seria você utilizar o tempo para refazer o seu cronograma e mudar tudo aquilo que não está funcionando. Mas não se prenda só a isso, afinal, é preciso estudar, não é mesmo?

Resolva questões

Resolver questões é sempre uma boa saída, pois você consegue treinar para o Enem, tirar dúvidas e rever a matéria, tudo ao mesmo tempo. Resolva questões relacionadas às disciplinas que você iria estudar naquele dia, assim você não sai completamente do seu cronograma.

Uma outra ideia é pegar justamente aquela disciplina que você tem mais facilidade e treinar muitas questões sobre ela. E, quem sabe, no meio desse processo, você não consegue o ânimo que faltava para começar a estudar. Resolver questões pode ser bem divertido!

Leia também: Como revisar e resolver questões podem alavancar seus estudos para o ENEM.

Uma prova em cima da mesa juntamente com uma calculadora, apontador, borracha e lápis. Há uma mão apontando para uma das respostas da prova.

Revise suas anotações

Pegue os seus mapas mentais e resumos e comece a lê-los, afinal, revisar nunca é demais. Você pode ver seus mapas mentais, ler seus resumos ou responder seus flashcards, assim você relembra pontos importantes da matéria e deixa tudo guardadinho (no papel e na memória) pra quando precisar. Além de ajudar a fixar o conteúdo na sua memória, é uma boa oportunidade para fazer atualizações no seu material de revisão, caso seja necessário.

No entanto, alguns estudantes não gostam de ter que estudar e, ainda, revisar, mas não ignore esta atividade. Apesar de ela ser repetitiva, é extremamente necessária para a construção do seu conhecimento.

Papel com marcas de dobrado. Nele, está escrita a frase em inglês "don't give up".

Pesquise técnicas de estudo

É sempre bom entender como nosso cérebro aprende, quais as técnicas de estudo que ajudaram pessoas que passaram no Enem.

Por isso, dedique um tempo a esse tipo de pesquisa, pois você pode obter informações valiosas para a sua rotina. Não esqueça de anotar as frases mais inspiradoras e colocá-las na sua mesa de estudos. Elas podem ajudar a dar aquele ânimo nos momentos difíceis.

E você? O que faz nos dias em que não está com vontade de estudar? Conta pra gente qual a sua saída nessa hora tão difícil!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Inscrição – Aula gratuita

O ENEM 2024 está se aproximando e, com ele, a ansiedade e as dúvidas sobre a melhor forma de se preparar. Sabemos que a organização e a rotina de estudos são fundamentais para um bom desempenho, mas como definir o que é realmente importante? Como manter o foco e a disciplina?

técnicas de estudo

O que mais cai em Matemática no ENEM?

A matemática no Enem pode ser um desafio para você, mas ao saber os assuntos que mais caem você consegue direcionar seus estudos. Vem comigo!