O que são e como utilizar flashcards nas revisões

Flashcards são grandes aliados durante a preparação para o ENEM e vestibulares, pois você pode utilizá-los para memorizar aqueles assuntos mais decorebas ou aqueles que você tem mais dificuldade de assimilar (como aquelas fórmulas matemáticas, por exemplo). Por isso, confeccione os seus próprios flashcards de acordo com a sua necessidade e utilize-os durante as revisões para aborver o conteúdo estudado.

O que são flashcards?

Flashcards nada mais são do que cartões de perguntas e respostas. De um lado você tem a pergunta e de outro a resposta. Eles funcionam muito bem para manter conteúdos frescos na memória e, por isso, é uma técnica muito interessante para ser adotada nas suas revisões programadas.

Você pode utilizar flashcards para guardar conceitos e fórmulas difíceis de memorizar ou mesmo para fazer suas revisões de uma maneira mais divertida. Eles são super simples e você ainda pode aproveitar para juntar seus amigos numa atividade em grupo bem legal.

Leia também: Como revisar e resolver questões podem alavancar seus estudos para o ENEM.

Como fazer flashcards?

Algumas regras simples podem fazer toda a diferença. Primeiramente, separe seus flashcards por disciplina e não mistures os temas para não causar uma confusão na sua mente. Afinal, quanto mais informações tiver nos seus cartões, mais difícil será memorizá-las.

Confeccione cartões coloridos, cheios de referências que o façam lembrar do tema da pergunta. Você vai precisar usar a criatividade em desenhos, cores e ícones que ajudem sua mente a fazer associações, por isso não tenha medo de ousar. Afinal, o que importa é que aquilo funciona pra você.

Você pode usá-los sozinho, mas nada o impede de partilhar esse momento com alguém. Desse modo peça para um amigo fazer as perguntas para você ou aproveite para fazer isso em conjunto com pessoas que estão estudando o mesmo que você e que possuem as mesmas dúvidas. Vocês podem até confeccionar os flashcards juntos, o que acha?

E onde entra a parte técnica?

Faça flashcards coloridos, com muitos desenhos, letras diferentes e num tamanho que caiba na palma da sua mão, pois esses detalhes ajudarão sua memória, o manuseio e facilitará sua vida na hora de guardá-los.

Agora, vem a técnica para flashcards: analise a sua resposta aos flashcards e tente separá-los em 3 situações: (caso 1) os cartões que você acerta sempre a resposta; (caso 2) os que você acerta, mas precisa forçar um pouquinho a memória para isso e (caso 3) os que você erra sempre.

Aqueles que você acerta rapidamente não precisam de uma revisão muito frequente, pois isso é um sinal de que o tema já está bem guardado na sua cabecinha. Assim, volte com mais frequência àqueles que você acerta com dificuldade e, mais ainda, àqueles que você erra sempre. A partir de então, crie um esquema para as suas revisões utilizando a técnica de flashcards.

Tudo vai depender da quantidade de material que você tem e de como você organiza o seu cronograma de estudos. Mas você quer uma última dica? Sempre embaralhe seus cartões antes de usá-los. Assim, você não memoriza em sequência e deixa sua mente mais esperta na hora que ela precisar ativar aquela informação.

Leia também: 5 poderosas técnicas de estudo para o ENEM.

Mas e se eu não quiser confeccionar os flashcards de papel?

Eu considero muito nobre da sua parte pensar assim no meio ambiente. Se você não quiser fazer flashcards de papel, você pode usar algumas ferramentas disponíveis na internet para construí-los em uma versão digital. Veja, a seguir, algumas sugestões:

Goconqr: Está disponível totalmente em português e é gratuito (com alguns planos pagos). Com ele, você pode criar os seus próprios flashcards, acessar os de outros usuários e ainda compartilhá-los com os seus amigos.

Canva: Esse é um dos queridinhos de quem faz flashcards digitais. Com interface amigável, esse site é gratuito e permite compartilhamento em diversas plataformas.

Quizlet: Está disponível na web e também para Android e iOS. Você pode criar seus próprios flashcards e listas de estudos ou responder os flashcards criados pelos outros usuários.

E então, você já tinha ouvido falar de écnicas para flashcards? Se sim, como você faz os seus? Você possui algum site preferido para confeccionar os seus ou é adepto do papel e das canetinhas? Conta pra gente aí nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *