Como perder o medo e ser redação nota 1000 no ENEM

Ser redação nota 1000 envolve perder o medo do papel e treinar muito a escrita baseando-se em técnicas de redação e nos critérios de avaliação de provas.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest
Homem de barba vestindo calça e camisa de manga comprida. Ele segura uma caneta e um papel gigantes.

Ser redação nota 1000 envolve perder o medo da folha de papel e treinar muito a escrita baseando-se não só em técnicas de redação, mas também nos critérios de avaliação da prova.

Dessa maneira, ter bagagem de leitura, observar as tendências de redação e ficar atento aos assuntos mais comentados do momento são passos importantíssimos para alcançar a tão sonhada nota 1000.

Perdendo o medo da redação

Treine como um atleta

Duas moças e um rapaz correndo. Eles usam camiseta, short curto e tênis como maratonistas.

Grandes atletas não chegam ao pódio do dia para a noite, pois eles começam treinado devagar até alcançarem a perfeição após algum tempo. Do mesmo modo, você precisa agir para chegar a sua redação nota 1000.

Se você não está habituado a escrever longos textos, comece praticando pequenos parágrafos. Assim, responda de forma dissertativa a alguma pergunta que possa surgir em meio ao seu estudo, pois esta é uma ótima maneira para começar a treinar a sua argumentação.

Leia sobre técnicas de redação e tente, aos poucos, estruturar a sua resposta conforme as regras de escrita (introdução, desenvolvimento, conclusão). Dessa forma, vá aumentando as linhas com o tempo e sofisticando seu texto. Afinal, a prática é fundamental para que você não se sinta perdido na hora de escrever.

Monte sua bagagem de leitura

Mas nem só de técnica vive o aspirante à redação nota 1000. Afinal, para escrever, é preciso ter ideias e isso aflige muito os estudantes. Então, para resolver esse problema, leia muito e sobre tudo.

Você pode ler sobre os assuntos mais comentados do momento ou até sobre aquele seriado que você gosta. Ter conhecimento amplo é fundamental para fazer referências abrangentes e não ficar nos achismos na hora de escrever.

A leitura serve para que você ganhe conhecimento e isso irá lhe ajudar a articular ideias e não a decorar dados.

Duas garotas sentadas em um sofá lendo um livro. Ao redor delas há plantas e uma prateleira de livros.

Quando você começa a expor uma sequência lógica de pensamentos sobre determinado tema, fica mais fácil chegar a uma conclusão ou solução para ele. Algo de suma importância para a redação do ENEM e que acaba passando despercebido por alguns estudantes.

Quer mais uma dica? Construa um mapa mental estruturando o que você vai escrever: seus argumentos e sua conclusão para tentar desenhar na sua mente uma prévia do texto.

Redação nota 1000

Já sabemos que compreender técnicas de redação pode ajudar muito na hora de estruturar as partes de um texto, a não o deixar repetitivo e a torná-lo coeso. Mas só isso não é o suficiente. No caso específico do ENEM, ter atenção aos critérios de correção é fundamental. Segundo o portal do Ministério da Educação, 5 competências são consideras no momento da correção da prova:

  1. Domínio da norma padrão da língua escrita
  2. Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema nos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
  3. Capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação;
  5. Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.

Em resumo, você precisa escrever bem em português, ter boa interpretação de texto, conhecimento abrangente e capacidade de reflexão e argumentação. E tudo isso só se consegue encarando o papel, escrevendo e lendo muito.

Mas se você quiser entender detalhadamente o que é exigido em cada competência e, melhor ainda, se quiser exemplos de redações nota 1000 para se inspirar, baixe o material “A redação no ENEM 2019 – Cartilha do Participante” no site do Inep.

Uma folha de papel sobre a mesa tem escrito o título "redação nota 1000". Sobre o papel, há uma mão segurando uma borracha e apagando o texto escrito nele. Há, ainda, dois lápis e uma xícara de café sobre a mesa.

Tema da redação do ENEM

Outra forma de se preparar e tentar reduzir o medo da prova é tentando deduzir o tema da redação. Mas calma, você não vai precisar de nenhuma bola de cristal!

Por isso, fique atento aos noticiários, sites de notícias e redes sociais para ver quais os assuntos mais comentados do momento. Depois, é só ensaiar seu texto escrevendo sobre esses assuntos.

Para o ano de 2019, o site do ENEM sugeriu 10 possíveis temas que podem cair na redação:

  • Criminalidade entre os jovens brasileiros;
  • Desafio no combate a homofobia no Brasil;
  • As novas formas de representação familiar;
  • Sistema prisional brasileiro;
  • O combate as doenças epidêmicas;
  • Sistema de Segurança Pública;
  • Inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira;
  • Os efeitos da cultura de ódio na internet;
  • A sobrevivência da cultura indígena no Brasil contemporâneo;
  • Fake news nas redes sociais.

Que tal tentar escrever uma redação por semana tomando esses temas por base? Esse pequeno teste pode ser a sua redação nota 1000!

Então, vamos começar a treinar? Como anda a sua preparação para a prova de redação? Deixa a sua dica nos comentários!

Mais conteúdo sobre o ENEM

planejativo app
Celular X Notebook

Planejativo app: Como criar um atalho no celular?

Você sabia que o aplicativo do Planejativo pode ser facilmente adicionado à tela inicial do seu celular? E não se preocupe, colocamos o passo a passo para fazer isso! Além disso, vamos dar dicas de quando é melhor acessar o app no celular ou no computador!

cronograma de estudos monte o seu para o Enem 2021
cronograma de estudos

Como montar um cronograma de estudos para o ENEM 2021

Quanto tempo você perde planejando seus estudos? Muitas pessoas se sentem inseguras para montar seu próprio cronograma tendo em vista a enorme quantidade de assuntos que é preciso estudar até o ENEM. Mas não se preocupe, esse post vai te ajudar acabar com essa insegurança!