Dicas infalíveis para conseguir mais tempo para estudar

Conseguir mais tempo para estudar é aproveitar as brechas de um dia comum para encaixar estudos de forma quaitativa com foco e persistênc

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest
Um rapaz em cima de um monocliclo. As rodas do monociclo são relógios. Ele tenta se equilibrar enquanto segura um caderno, uma lista de tarefas, uma bola de basquete, um calendário e uma foto de família. Há, ainda, uma ampulheta flutuando no ar.

Conseguir mais tempo para estudar é uma angústia comum a muitos estudantes em época de ENEM. E isso não é à toa. Afinal, esse é um momento crucial por ser um compromisso do fim da vida escolar, o momento em que o estudante começa a construir sua carreira profissional por meio da universidade.

Mas nem sempre é fácil passar no primeiro ENEM, especialmente quando o curso pretendido é muito concorrido como Medicina. Assim, alguns estudantes acabam tendo que ir direto para o mercado de trabalho e precisam dividir as horas de expediente com o sonho da universidade.

Então, o tempo vai ficando escasso e a desmotivação pra estudar só aumenta. Mas não desanime, seguindo algumas dicas infalíveis de organização, você achará o caminho certo para essa jornada.

Trace metas e objetivos

Se você está concluindo o ensino médio ou dividindo seu tempo entre trabalhar e estudar e se sente, por algum motivo, sem ânimo, pense em duas palavras que citamos até aqui: compromisso e sonho. Estas duas palavrinhas devem ser as norteadoras da sua força de vontade.

Se entrar na universidade é um dos seus objetivos de vida, você não deve desistir fácil. No entanto, para alcançar esse sonho é preciso compromisso. Então, perceba: você estudou até o fim do ensino médio porque este era o seu compromisso; se esforça pra estar no trabalho todos os dias – faça chuva ou faça sol – porque esse é o seu compromisso! Com o ENEM não é diferente e, por isso, você precisa que ele seja a sua prioridade.

Garota sentada em uma mesa mexendo no computador. Há uma lâmpada, indicando ideia, sob sua cabeça.

Prioridades, querida!

Ter uma prioridade é colocar algo em primeiro lugar, certo? Então me fala, o que está no topo da sua lista hoje? Se você respondeu qualquer coisa diferente de “passar no ENEM”, você respondeu errado.

Eu sei, você tem família, amigos, trabalho, cachorrinho, filhos, cônjuge, etc., etc. Eu sempre me questionei como as pessoas conseguiam ter uma vida social e estudar para concurso ou ENEM. Então, talvez, você também se pergunte o mesmo agora.

Antes de mais nada, é preciso da colaboração dessas pessoas. Converse com seus pais, seus chefes, seu parceiro e explique sobre o seu objetivo de vida e que ele será sua prioridade a partir de agora. Afinal, você também vai precisar muito da motivação e incentivo dessas pessoas.

Isso não quer dizer que você vai deixar de trabalhar ou sumir do mundo, mas que precisará adequar sua vida a esse novo momento. Portanto, lembre-se sempre que o período que você vai dedicar a estudar para o ENEM é um período passageiro, pois você tem uma meta a cumprir até o final do ano (meta a cumprir = compromisso).

Analise como você usa seu tempo

Você não precisar largar mão de tudo na sua vida, mas precisa avaliar o seu dia a dia e enxergar os pontos que estão contribuindo para que sua meta não esteja sendo alcançada: cansaço no fim do dia, eventos familiares ou saída com amigos frequentes, muito tempo gasto no transporte público, tarefas extras.

A regra é: tudo pode esperar e/ou se adaptar. Então, chegue mais cedo no trabalho ou saia mais tarde ou use seu horário de almoço para estudar; procure uma biblioteca ou local tranquilo no horário de pico ao invés de passar horas no transporte público para chegar em casa. E, assim, adapte os seus horários de modo a favorecê-los para o estudo.

Leia também: Como manter o foco e evitar distrações em época de ENEM.

Celular mostrando um chat. Nele um rapaz digitou dois comentários, mas não obteve resposta. Ao redor do celular, há balões de fala com a seguinte frase: oi, sumida.

Oi, sumida!

Sim, seja a pessoa que recebe essas mensagens. Afinal de contas, você vai precisar mesmo dar uma sumida dos eventos sociais. Por isso é tão importante que você converse com seus amigos, familiares e chefes para que eles o compreendam e o apoiem.

Desse modo, analise qual evento é realmente irrecusável e vá apenas àqueles em que você realmente não pode faltar. No mais, um cinema no final de semana e uma praia no outro são coisas a serem cortadas da lista de prioridades.

Você vai, sim, precisar descansar e se divertir, mas avalie os excessos e – mais uma vez – não esqueça: sua prioridade é estudar para o ENEM e isso ocorrerá por um determinado período de tempo da sua vida e não para sempre.

Garoto com troféu na mão. Ele está em pé em cima de livros e feliz pela vitória: conseguir mais tempo para estudar.

Ganhe prêmios estudando

Sim, já é possível ganhar prêmios estudando. Quer saber como? Sempre que você conseguir vencer a semana sem procrastinar ou perceber que está adiantado nos estudos, dê a si mesmo um prêmio.

Assim, permita-se fazer algo que você tem deixado de fazer por conta da sua prioridade. Vá àquela praia, brinque mais tempo com seu filho, assista àquele filme que está na sua lista há décadas.

Mas tudo com moderação, não abuse da sua vantagem para que você não a perca. Não vai dar mesmo para ter uma rotina comum de lazer, já que a sua rotina prioritária deve ser a dos estudos. Não desista do seu sonho!

E, caso você ainda se sinta perdido sobre como organizar seu tempo, leia o artigo 6 dicas matadoras de organização de estudos. Ele dá ótimas dicas para gerenciar seus estudos e que podem lhe ajudar a conseguir mais tempo para estudar.

Como anda a sua rotina de estudos para o ENEM? Como você faz para conseguir mais tempo para estudar? Desabafe com a gente nos comentários. Compartilhe a sua experiência, afinal motivação nunca é demais.

Mais conteúdo sobre o ENEM

Saiba como estudar sozinho para o ENEM
cronograma de estudos

Saiba como estudar sozinho para o Enem

Estudar sozinho para o Enem precisa de dedicação e foco. Mas com um cronograma adequado ao seu perfil e boas estratégias você vai conseguir arrasar no Enem!

Como estudar para medicina sozinho?

Como estudar sozinho para Medicina

Sabemos que estudar sozinho é um desafio, mas você pode contar com várias estratégias para conseguir se sair bem na preparação para o Enem! Dá uma olhada no que você pode fazer na sua jornada para a prova:

Melhore o seu desempenho no enem com o digrama de Ishikawa

Melhore o desempenho no Enem com o Ishikawa

Você já ouviu falar no Diagrama de Ishikawa? Se você ainda não sabe o que é, calma que vamos te explicar direitinho. Essa ferramenta pode te ajudar a identificar alguns problemas que possam estar te atrapalhando na preparação para a