SQ3R: método para leitura e absorção de informação

O melhor método de leitura e absorção de informação complexa é o SQ3R, que envolve questionamento, anotação, leitura detalhada e explanação de conteúdo.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

O SQ3R é um ótimo método para leitura e absorção de informação, pois com ele você melhora a compreensão e memorização, já que trabalha detalhadamente o material de estudo. Afinal ele serve, especialmente, para estudar materiais complexos e com muita informação.

Assim sendo, as estratégias desse método ajudam a ter uma maior interação com o material de estudo facilitando a compreensão por parte do cérebro, que se mantém focado e ativo e não em uma atitude de leitura passiva. Dessa maneira, ele se força a buscar o entendimento e realiza melhores conexões com o assunto e, consequentemente, absorve melhor a informação.

Tablet mostrando gráficos na tela. Há um lápis sobre ele e papeis abaixo dele mostrando pesquisas e gráficos. Esta imagem representa o tema "método para leitura e absorção de informação".

SQ3R: compreensão e memorização de materiais complexos

O SQ3R é considerado o melhor método para leitura e absorção de informação. Esta técnica de estudos criada por Francis P. Robinson em 1946 e divulgada no livro Effective study. SQ3R é um acrônimo formado por palavras em inglês:

S – Survey (pesquisar)

Q – Question (questionar)

R – Read (ler)      

R – Recite (recitar)

R – Review (revisar)

Cada letra representa uma etapa no processo de estudo. Apesar de parecer muito metódico, ele fica bem mais simples quando passa a ser aplicado com frequência, pois o SQ3R é muito bom para trabalhar compreensão e memorização de materiais complexos.

Leia também: 5 técnicas poderosas de estudo.

Fases da SQ3R

Há duas fases nas quais as etapas da técnica se dividem. A primeira é a fase de pré-leitura, que abrange as duas primeiras letras do método: S e Q (pesquisa e questionamento). Esta fase é muito importante para o processo de aprendizagem, pois é o momento em que você tem um primeiro contato com o material preparando o seu cérebro para as informações que irá receber.

Tendo uma visão geral do assunto que será estudado, você aproveita melhor a leitura aprofundada (segunda fase) e já chega preparado com dúvidas e questionamentos prévios. Ou seja, você não cai de paraquedas no material. E isso é muito mais proveitoso para a retenção de conhecimentos complexos.

E agora sim começamos a compreender o motivo pelo qual este é um ótimo método para leitura e absorção de informação e para compreensão e memorização de materiais complexos.

Na fase de leitura aprofundada, você usará as demais etapas do método. Mas vamos conhecer o passo a passo de cada uma delas, a seguir.

Três pessoas lendo: um rapaz em pé com um papel, uma garota em pé com um livro e um menino sentado no chão com um jornal.

Etapas do método SQ3R

Survey (pesquisar)

Essa é a hora de ter uma visão global do conteúdo que será estudado. Então, abra o material de estudo e observe os títulos, subtítulos, leia as legendas, analise os gráficos e imagens. Atente, também, para a estrutura do livro ou texto que você estiver estudando, veja os termos em destaque (negrito, itálico), tabelas, parágrafos iniciais e finais e se há resumos e exercícios.

Isso deve ser feito rapidamente, pois é apenas um momento de ambientação com o material de estudo.

Question (questionar)

Nesse momento, você começa a formular perguntas para o tema que será estudado. Então, faça isso com base nos títulos e subtítulos e em todas as informações prévias que você obteve. Assim, você cria metas para atingir ao fim da leitura do seu material e melhora apreensão do assunto estudado.

Você pode, inclusive, fazer um comparativo se questionando, inicialmente, o que sabe sobre aquele assunto e o que passou a saber após a leitura. Seu cérebro conseguirá identificar cada um desses momentos e isso favorecerá a memorização do conteúdo, além de fazer com que você se mantenha mais concentrado. Essas perguntas podem ser feitas mentalmente ou por escrito, escolha o que melhor funciona pra você.

Read (ler)

Nesta etapa, utilize as técnicas de skimming e scanning. O skimming é uma leitura superficial feita para compreender o sentido geral de um texto. Já o skamming, também é uma leitura superficial, mas foca nos detalhes para achar informações específicas no material.

Mas não esqueça que este é o momento da sua leitura aprofundada. Por isso, preste atenção a tudo o que você destacou e resolva exercícios sobre o tema assim que finalizar a leitura.

Se os questionamentos que você fez não foram solucionados, utilize as técnicas de skimming e scanning para encontrar as respostas. Mas se, ainda assim, elas não forem encontradas, faça pesquisas em outros materiais ou converse com seu professor.

Garoto segurando uma interrogação gigante e garota segurando uma lâmpada gigante.

Recite (recitar)

Sabe as perguntas que você fez na primeira etapa? Com elas solucionadas, chegou a hora de você recitar para si mesmo o que aprendeu. Desse modo, repita para si a pergunta e explique com suas próprias palavras a resposta. Se você perceber, que há lacunas na sua explanação, volte ao texto para encontrar o que falta e completar o seu raciocínio.

Não esqueça de anotar todas as suas conclusões. Assim, faça seus próprios resumos, mapas mentais, escreva as palavras-chave; relacione o que aprendeu hoje com conhecimentos anteriores, pois tudo isso é importante para que você construa seu próprio material de revisão, além de ser muito mais fácil memorizar já que você está usando suas palavras e suas referências para lembrar do conteúdo.

Review (revisar)

Lembre-se sempre que revisar não é estudar tudo de novo, por isso é importante que você utilize, neste momento, o material construído por você na etapa anterior. As revisões devem, portanto, ser um hábito contínuo e não apenas a última etapa do método SQ3R. Afinal, o nosso cérebro está sujeito aos efeitos do esquecimento natural, algo bem problemático para quem vai prestar o Enem, mas é possível driblar esse processo fazendo revisões continuadas.

Leia também: Como revisar e resolver questões podem alavancar seus estudos para o ENEM.

Você já pensou em fazer leituras dessa maneira? Faça um teste utilizando esse método para leitura e absorção de informação e conta pra gente como foi. Você utiliza outro método para compreensão e memorização de materiais complexos? A gente espera você aqui nos comentários.

Mais conteúdo sobre o ENEM

cronograma de estudos monte o seu para o Enem 2021
cronograma de estudos

Cronograma de estudos adaptativo: monte o seu para o Enem 2021

Quanto tempo você perde planejando seus estudos? Muitas pessoas se sentem inseguras para montar seu próprio cronograma tendo em vista a enorme quantidade de assuntos que é preciso estudar até o ENEM. Mas não se preocupe, esse post vai te ajudar acabar com essa insegurança!

Cansaço mental

Sono ao estudar? Dormir bem pode ajudar a absorver o conteúdo

Dormir faz parte da rotina de todos os seres humanos, mas para quem é estudante, as horas gastas sob a cama podem ser duas coisas: um alivio ou apreensão. Se, para você, elas ainda não são um alívio, leia esse artigo e entenda porque o sono é primordial para a apredizagem.