Perguntinha básica: você sabe como manter o foco e evitar distrações? Vamos lá… Digamos que você se programou pra estudar no período manhã. Então, você acordou, tomou seu café delicioso e agora é só estudar. Huum, mas um olhadinha no WhatsApp antes não faz mal. Ah, e ir na venda rapidinho pra comprar a ração do cachorro, afinal ele não pode ficar com fome!
Na volta, você toma um banho e, finalmente, senta no computador pra estudar, mas aí resolve conferir se aquele livro ainda está na promoção e passa horas navegando. E, então, quando você percebe lá se foi a sua manhã toda embora. Pois é, você deixou tudo pra depois, você acabou de procrastinar.
Nem sempre é preguiça
Entenda que procrastinar nem sempre é só preguiça, afinal, muitas vezes, somos muito perfeccionistas ou inseguros com nossas tarefas. Assim, é comum pensar que precisamos de mais tempo pra fazer determinada coisa ou que não vamos conseguir com aquela quantidade de tempo.
Isso faz com que você acabe adiando o momento na espera de que tudo esteja perfeito ou que haja mais tempo. Mas o oposto também pode acontecer: a segurança excessiva. Dessa maneira, você pode achar que estudar um mês antes da prova ou fazer só as revisões do cursinho serão suficientes para passar na prova do ENEM. Mas, ainda que você acredite em milagres, é bom estar preparado.
No mais, pode ser que falte apenas um pouco de disciplina. Afinal, é comum olhar pra quantidade de matéria e se desesperar sem saber por onde começar. Assim, você se sente tão perdido que não consegue agir e este é mais um sinal de que lhe falta organização.
Bem, se você não está conseguindo cumprir suas tarefas e já cansou de ouvir sua mãe lhe chamar de preguiçoso, fique atento as nossas dicas para vencer a procrastinação.
Defina prazos e metas
Lembre-se sempre dos seus objetivos. Onde você quer chegar? Independente do curso que você escolheu, você precisa se preparar e descobrir como manter o foco. Então faça listas das disciplinas mais importantes, das suas maiores dificuldades e defina um tempo para alcançar determinada meta.
Por exemplo: se você tem dificuldades em realizar divisões com vírgula, defina um tempo para aprender e treinar, mas não arraste esse problema ou finja que Deus não está vendo você usando a calculadora sempre.
Monte um cronograma
Analise o seu dia, separe um tempo para cumprir obrigações (lembre-se que o cachorro não pode ficar com fome) e fazer suas refeições. E, então, use o tempo livre para organizar seu horário de estudos e monte o seu cronograma.
Dentro dele, segmente suas tarefas. Se você não consegue pensar em passar 2 horas inteiras estudando português e se coloca na obrigação de fazer isso, você certamente irá procrastinar. Assim, divida seus horários. Reserve 1 hora por dia pra essa disciplina, afinal, 1 hora é melhor do que nada.
Se você quiser mais dicas de como organizar seus estudos, leia nosso artigo com 6 dicas matadoras para organizar seus estudos para o ENEM.
Evite as multitarefas
Seu cérebro não vai conseguir acompanhar muitas tarefas ao mesmo tempo. É mais provável que você acabe fazendo tudo pela metade sem concluir nada. Ou seja, não dá pra assistir uma aula e ficar mexendo no celular com a desculpa de “mas eu estou entendendo”.
Senão, ao final de um dia de estudos, você estará com aquela sensação de que passou um bom tempo ali, mas não aprendeu nada. Ao invés disso, aproveite o momento de assimilação de um novo conteúdo para fazer anotações e montar seu material de revisões.
Livre-se das distrações
Leve a sério o seu cronograma. Ele deverá incluir horas de estudo e pausas também. Então, tente não se distrair. Mantenha o telefone longe, a TV desligada, a porta fechada (se precisar). Uma olhadinha no Instagram pode ser anos-luz de rolagem no feed; a porta aberta é um convite pro seu cachorrinho chamá-lo pra brincar. E você sabe disso tudo. Então, mantenha o foco. Use suas pausas para relaxar e, depois, volte aos estudos.
Observe seu ambiente de estudos
Mas de nada vale manter a porta fechada e o telefone longe se seu local de estudos está um caos. Ter seus livros e as listas de exercícios sempre à mão evita que você levante no momento errado e acabe se distraindo.
No entanto, se é complicado estudar na sua casa, vá até à biblioteca. O importante é que o seu local de estudos não seja por si só um canal de distrações.
Monte um planner ou agenda
Já ouviu falar em planner? Ele é uma espécie de agenda, mas com as páginas livres. Você monta seus horários e atividades de acordo com a sua necessidade, sem – necessariamente – seguir os dias do calendário.
Organize sua lista de afazeres do dia em uma agenda ou planner e vá riscando cada uma que você cumprir. Assim, você nem se perde e nem esquece nada.
Inspire-se em pessoas que conseguiram
Se preparar par ao ENEM é uma tarefa árdua e é difícil manter o ânimo o tempo inteiro. Por isso, é importante que você tenha exemplos para se espelhar. Assim, você não esquece que também é capaz e que seu objetivo é perfeitamente possível.
Pode ser aquele garoto que você viu no telejornal que estudava no intervalo do trabalho ou a sua vizinha que entrou em medicina depois de levar os estudos a sério. Você também consegue.
Ninguém é de ferro
Estabeleça algumas recompensas para cada pequena meta alcançada. Ao invés de comer seu chocolate preferido antes de começar a estudar, reserve-o para o momento em que você concluir o estudo diário. Guarde o episódio novo da série para ver após concluir a semana. Assim, você evita procrastinar e ainda recebe um mimo pela dedicação.
Enfim, não seja tão exigente consigo mesmo. Mantenha o foco, mas sempre respeite suas pausas, o seu corpo vai precisar. Disciplina e equilíbrio são a chave pra vencer a procrastinação.
Você se identificou com alguma parte deste artigo? Com a parte de procrastinar ou com a de driblar a procrastinação? Não me engana, hein?! Compartilha com a gente as suas dicas sobre como manter o foco e evitar distrações.