O controle do tempo de prova é umas das maiores dificuldades dos candidatos que vão fazer o Enem. Por isso, separamos dicas úteis que vão te ajudar a administrar melhor o tempo para finalizar a prova do Enem sem desespero.
Administrar o tempo da redação
Administrar o tempo de prova é fundamental no Enem. Afinal, você precisa estar preparado para uma grande maratona: no primeiro dia do exame, você tem apenas 5 horas e 30 minutos para resolver 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas e produzir uma redação. Já no segundo dia de prova, são 5 horas para responder a 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática. Além disso, você precisa separar, pelo menos, 1h para a sua redação e 30 minutos para o preenchimento do cartão-resposta.
Sendo assim, no primeiro dia de prova do Enem, comece lendo a proposta da redação e os os textos motivadores. Faça um brainstorming e organize suas ideias em um rascunho com os tópicos que você irá abordar no começo, meio e fim do seu texto. Se achar melhor, você pode fazer o rascunho como se fosse a versão final.
Após montar o seu rascunho, passe para as questões. Durante a prova, podem surgir insights valiosos que serão bastante úteis na hora de passar a limpo a redação final.
Por fim, faltando aproximadamente 90 minutos para o fim da prova, retorne para o seu texto para escrever a versão final com calma. Talvez você encontre alguns erros que não percebeu quando fez a primeira versão. E é exatamente por isso começar pela redação é tão importante, pois você terá tempo para revisá-la no final, o que é extremamente necessário.
Administrar o tempo de resolução de questões
- Quando começar a responder as questões da prova, inicie pelas disciplinas que você gosta e pelas questões que considera fáceis e sabe a resposta.
- Leia o comando da questão antes do texto. Assim, você identifica exatamente o que a questão pede e pode economizar ainda mais o seu tempo, pois, muitas vezes, as questões podem ser respondidas sem a ajuda do texto.
- Rabisque sua prova. Sublinhar palavras-chave de um texto e eliminar alternativas erradas ajudam a deixar a leitura mais dinâmica e a revisão das questões mais rápida.
- No momento em que ler alguma questão na qual você tem dúvidas, faça o seguinte: leia as alternativas, risque aquelas respostas que você tem certeza de que estão erradas e, em seguida, pule para a próxima questão. Não tente analisá-la agora, mas também não apenas pule para a seguinte. Desse modo, o ideal é eliminar o erro logo de cara para não perder tempo relendo este trecho quando voltar à questão.
- Ao encontrar questões difíceis, pule para a próxima, pois não é interessante perder muito tempo com elas. Volte para essas questões apenas no final da prova, após já ter respondido as de nível fácil e médio.
- Ao fim, restarão apenas aquelas que você tem dúvida e as questões difíceis. Assim, tente responder as que você tem alguma ideia da resposta, procure uma lógica nelas e está feito.
- Naquelas que você realmente não faz ideia da resposta, apenas chute. Não adianta buscar uma iluminação nesse momento, pois isso é tempo que você perde para responder às questões nas quais sente confiança.
- Uma última dica, não pare para rever as respostas das questões que você já marcou com certeza. Lembre-se que o essencial é não perder tempo. E a gente sempre acaba trocando a alternativa certa pela errada, né?
Leia também: 6 dicas matadoras para organizar seus estudos para o ENEM.
Não esqueça o cartão de respostas
Imagina ter certeza de uma resposta e marcar errado no gabarito? Ou, então, não conseguir preencher todo o gabarito a tempo? Dá até um nervoso, né? Afinal, este é o momento mais tenso e decisivo da prova. Assim, para que o nervosismo e a falta de tempo não comprometa o preenchimento do cartão-resposta, lembre-se de reservar, pelo menos, 30 minutos para isso.
Gostou das dicas? Então compartilha com aquele amigo que tem medo de não conseguir terminar a prova.