Fim de ano chegando e você ainda não sabe como vai aproveitar? Então, calma que vamos te dar várias dicas para você ter férias produtivas. Mas não se sinta culpado por preferir descansar em vez de estudar nas férias! Cada um tem um ritmo. Portanto, você deve escolher o que será melhor para você. Mesmo se você não for viajar, dá sim para tirar o melhor desses dias! Você pode descansar, ficar com a família e fazer muito mais! Então, dá uma olhada em algumas opções que separamos para você:
Estudar nas férias: sim ou não?
Durante todo o ano, ouvimos que precisamos manter o foco, ter uma rotina de estudos e abdicar de muitos dos nossos hobbies e interações sociais para priorizar a pesada jornada de estudos rumo à aprovação. No entanto, quando passado o período de provas, a impressão que se tem é de que parar de estudar é sinônimo de quebrar a rotina, afinal, é preciso manter o ritmo para o ano seguinte, caso a tão sonhada vaga na universidade não seja alcançada. Pois a sensação é de que tirar férias e fazer tudo aquilo que gosta é uma perda de tempo e que nada disso tem sentido.
Então, diante de situações assim, muitos estudantes resolvem estudar nas férias, pois fica difícil manter o foco em outras coisas. Então, a sensação de culpa torna-se dominante e acaba por atrapalhar o aproveitamento de um período que deveria ser de descanso.
Porém, o recomendado é que você faça a sua merecida pausa no fim do ano, pois, ainda assim, é possível ter férias produtivas que realmente ajudarão você no ano seguinte.
Férias produtivas
Não tem o que especular, férias produtivas são aquelas que geram descanso e restauração do corpo e da mente. Portanto, aproveite o momento para fazer todas as coisas que gosta e que ficam com tempo restrito durante o ano. Assim, ao invés de estudar nas férias, dê um ✓ em tudo aquilo que você marca x durante o ano.
Sair com os amigos
Aproveite para colocar os papos em dia e dar atenção àquelas pessoas que tanto reclamavam que você nunca tinha tempo e já estavam desistindo de você.
Atualizar as séries
Nada como assistir a mais um episódio sem culpa. Então, aproveita que as séries se renovam uma vez ao ano pra maratonar logo a temporada inteira e não ficar sobrando episódios para o resto do ano.
Passar mais tempo com a família
Essa é hora de sentar e fazer nada com a família, estender a conversa durante as refeições, sair para aquele passeio, mostrar memes para a avó, brincar com o cachorro. Divirta-se, pois esses momentos são muito especiais e fazem muita falta em períodos tensos e cheios de obrigação.
Viajar
Chegou a hora de atualizar as fotos nas redes sociais, viver novas experiências, conhecer novos modos de vida. Quanta experiência nova e enriquecedora uma viagem pode lhe trazer e contribuir para tornar as suas férias produtivas? Viagens são, certamente, grandes momentos de aprendizado.
Ler uma saga de livros
Se você é do tipo que prefere o conforto do lar ao invés de se aventurar pelo mundo, aproveite para viajar sem sair do lugar. Assim sendo, vá à livraria ou à biblioteca e pesquise livros com temáticas interessantes para você. Desse modo, você pode ler sem obrigações ou preocupações. Permita-se fazer leituras bobas ou completar aquela saga de livros que você começou no ano passado.
Leia também: Aplicativos para quem não gosta de ler no computador
Conhecer lugares novos na sua cidade
Então, que tal ir àquele café novo que abriu ou aproveitar a natureza naquele parque ou praia que você nunca tem tempo de ir? Portanto, alugue uma bicicleta, um par de patins e viva sua cidade sob uma nova perspectiva.
Descansar
“Ah, mas eu só queria mesmo dormir mais”. Chegou a sua hora. Nada como ir dormir e deixar o despertador desligado, não é verdade? Revigore o seu corpo e a sua mente. Portanto, o descanso é extremamente necessário, especialmente quando se vive uma rotina tão intensa. Não negligencie esse momento.
Férias produtivas e um balanço anual
Então, o que acha de aproveitar o tempo para fazer um balanço de como foi o seu ano? Não só nos estudos, mas também na sua vida. Então, reveja os pontos que devem ser melhorados, trace as novas metas e pesquise tudo o que pode lhe ajudar a alcançá-las.
Leia também: Corrigindo problemas pessoais que atrapalham o aprendizado
Sentimento de culpa por não estudar nas férias
Muitas pessoas sentem culpa por não estudar nas férias e sentem-se realmente perdidas pelo período de folga. Mas a dica é se preparar para esse momento assim como você se prepara o ano todo para dedicar seu tempo aos estudos. Então é normal que nas primeiras semanas você se sinta culpado. No entanto, quando você começar a relaxar e aproveitar seu tempo, esse sentimento irá passar.
E sabe o que é melhor? Ao fim das férias você se sentirá revigorado e pronto para recomeçar o ano com gás total. Mas, se – ao contrário – você negligenciar seu período de descanso, permanecerá estressado para voltar à rotina e certamente sofrerá com baixo rendimento. E isso vale não só pra quem precisará de mais um ano para estudar para o ENEM, mas também para quem vai começar os estudos na faculdade. Assim, descansar é a melhor maneira de ter férias produtivas.
Pois então conta quais os seus planos para as suas férias. Já está com tudo traçado ou ainda sentindo culpa por não estudar nas férias? Deixa aí nos comentários.