Como superar o medo e a ansiedade antes do ENEM

Superar o medo e a ansiedade antes do ENEM é um dos maiores desafios do estudante. Por isso, é importante entender seu sentimento e aprender como superá-lo.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Superar o medo e a ansiedade antes do ENEM é um dos maiores desafios do estudante, como se não bastasse ter tanta coisa pra aprender! O medo de não passar na prova, a pressão da família e de estar no último ano da escola, o medo de perder um ano inteiro de estudos são fatores que influenciam no aumento do medo e da ansiedade antes do ENEM. Para superar essa dificuldade, é importante – antes de mais nada – entender o seu sentimento. Tentar se concentrar e praticar atividades relaxantes também são uma saída.

Quem nos contou como ultrapassar esse obstáculo foi a psicóloga Indianara Nunes (CRP 17/3817) que nos deu dicas e explicações valiosas.

Grupo de pessoas com cara de assustadas.
Para superar a ansiedade antes do ENEM, é importante entender o seu sentimento primeiro.

Medo da prova, ansiedade e nervosismo

Sentir medo ou nervosismo leve antes da prova é comum e perfeitamente normal. Afinal, depois de um ano inteiro de estudos, quem não fica com medo de não passar na prova? Tente não se preocupar tanto e respire. Assim, esse medo não afetará seu desempenho.

Agora, se você não consegue dormir, sente dor de barriga, vontade de vomitar, sente que vai desmaiar ou passar mal, fique atento. Esses são sintomas de ansiedade patológica, que – se não forem tratados – impedirão você de fazer a prova.

Você também pode perceber uma preocupação excessiva e um grande medo de não passar na prova, aliado a pensamentos como:

  • preciso passar, pois essa prova vai definir a minha vida;
  • eu não vou passar porque eu sou burro;
  • vou perder um ano de estudo;
  • minha família vai se decepcionar se eu não passar;
  • não vou conseguir fazer a prova;
  • não lembro de nada que estudei.

Esse é o seu caso? Não se desespere, há maneiras de contornar essa situação. E a primeira delas é tentar não pensar no pior.

Leia também: Dicas de alimentação e saúde que todo estudante deve seguir.

Estou entrando em pânico

Pânico, é disso que eu estou falando quando menciono pensar no pior. O pânico é um estágio ainda mais avançado da ansiedade, que se caracteriza por um medo paralisante. Quem sofre de pânico perde totalmente o sentido do que está fazendo. No caso do ENEM, nem há mais a preocupação com a prova, mas com outras coisas além dela. Nesse momento, é comum ter sentimentos de morte e despersonalização (eu não existo, eu estou louco).

A ansiedade é inquietante, mas o pânico lhe traz a sensação de que não há saída.

Ao menor sinal de alerta, busque auxílio de um profissional para orientações. E se ocorrer aquela ansiedade antes do ENEM, ou mesmo durante a prova, esse é um bom momento para você assumir o controle e frear o fluxo de pensamentos negativos. No entanto, não deixe de conversar com um psicólogo ou pedir ajuda aos seus amigos e familiares.

Duas garotas em pé conversando e sorrindo na rua representando a ideia de dar uma palavra de conforto para um amigo que está com ansiedade antes do Enem.
Dê uma palavra de conforto, isso faz toda a diferença para quem está ansioso.

Como ajudar um amigo ansioso

Segundo a psicóloga Indianara Nunes, é possível ajudar um amigo que está com medo da prova do ENEM. Converse com ele, diga: “entendendo que você está nervoso, mas você já estudou o que poderia”, “você já percorreu um longo caminho até aqui e fez tudo o que pôde para se preparar”, “agora é hora de focar na prova”.

É importante perceber os sinais nas pessoas que estão sentindo ansiedade antes do ENEM para que você possa dar uma palavra confortante. Para quem está tranquilo, isso pode parecer nada, mas para quem está ansioso, com certeza fará toda a diferença.

Mas quem está com ansiedade antes do ENEM sou eu!

Se você está com ansiedade antes do ENEM ou com medo da prova, faça o seguinte:

  • relaxe a mente e descanse;
  • no dia anterior, priorize atividades tranquilas como ver um filme ou conversar, mas não fale sobre a prova;
  • evite revisar, você não vai conseguir aprender mais nada e isso o deixará ainda mais ansioso;
  • na hora da prova, direcione seu pensamento para a execução. Esqueça, por um momento, todo o significado que ela tem pra você ou o resultado dela. Pense apenas na prova e foque na resolução de questões;
  • se ficar nervoso, beba um gole de água, respire fundo e tente se concentrar.

Dê um passo de cada vez. Mas se você notar que não está conseguindo lidar com a ansiedade antes do ENEM, não hesite em buscar auxílio profissional.

Leia também: Corrigindo problemas pessoais inimigos do aprendizado.

Mantenha a calma e confie em si mesmo, você já fez tudo o que poderia fazer. Tenha paciência e acredite, pois você é capaz de lidar com o medo, o nervosismo e a ansiedade antes do ENEM. Então invista em atividades tranquilas, músicas leves, refeições leves. Tudo que acalmar a sua mente antes e durante o ENEM será muito útil para que você vença o medo da prova e supere a ansiedade.

Conta pra gente como você está lidando com esse obstáculo. Qual a sua dica de atividade relaxante antes da prova?

Mais conteúdo sobre o ENEM

Cansaço mental

Sono ao estudar? Dormir bem pode ajudar a absorver o conteúdo

Dormir faz parte da rotina de todos os seres humanos, mas para quem é estudante, as horas gastas sob a cama podem ser duas coisas: um alivio ou apreensão. Se, para você, elas ainda não são um alívio, leia esse artigo e entenda porque o sono é primordial para a apredizagem.

Iinclua mindfulness na sua rotina do enem
empatia e postividade

Inclua Mindfulness na sua rotina de estudo para o Enem

Na reta final do Enem, queremos utilizar todos os tipos de artifícios disponíveis para melhorar nossa performance e conseguir continuar os estudos! Incluir mindfulness na sua rotina de estudos pode ser a estratégia certa! Mas, afinal, o que é Mindfulness ?