Aplicativos para quem não gosta de ler no computador

Quem não gosta de ler no computador reclama de desestímulo e cansaço, mas é possível mudar essa realidade utilizando aplicativos específicos.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Pensar em aplicativos para quem não gosta de ler no computador pode parecer até contraditório, mas numa época em que a tecnologia tem facilitado tanto a vida dos estudantes, é difícil não pensar na tecnologia para nos salvar da própria tecnologia.

Afinal, agora que estudamos online, por videoaulas e e-books, temos sofrido um pouco os efeitos das horas passadas em frente ao computador.

Além do mais, a leitura pode se tornar extremamente desestimulante a depender do material que estamos utilizando. Afinal, quem nunca ficou com preguiça de estudar só de pensar naquele e-book imenso? Assim, ler materiais em PDF acaba se tornando um grande empecilho para os estudos.

Por isso, conheça os principais problemas que atrapalham a leitura no computador e siga as nossas dicas para otimizar seu estudo com materiais digitais.

Como evitar a vista cansada por ler no computador

Uma das maiores reclamações de quem passa muito tempo lendo no computador é a vista cansada. Sentimos esse desconforto por causa da intensidade da luz e, sabe o que mais? A luz azulada nos provoca estímulos e, consequentemente, atrapalha o nosso sono.

Por isso, os médicos recomendam que nos afastemos do celular, computador ou qualquer outra fonte luminosa 1 hora antes de dormir, pois só assim conseguiremos relaxar e evitar problemas como a insônia. Quanto mais estímulos temos antes de dormir, mais tempo levaremos para adormecer.

Ok, mas como reduzir os efeitos do cansaço na visão enquanto se está estudando? Bem, a primeira opção é reduzir o brilho do computador, pois só isso já ajuda muito quem não gosta de ler no computador. Mas, se você quiser sugestões inteligentes para lidar esse problema, veja essas opções de aplicativos:

F.lux

O F.lux é um aplicativo que muda a tonalidade da luz do computador adequando-a a do ambiente, pois ele funciona ajustando a luz verde e azul na sua tela em relação a posição da principal fonte de luz, seja ela artificial ou natural.

Assim, quando anoitece, a luz se adapta ao horário noturno, sendo de muita ajuda para ir relaxando a visão até as proximidades da hora de dormir. O aplicativo é gratuito e tem versões para Windows, MacOS e Linux.

Night mode pro

Para quem utiliza o Firefox, o Night mode pro é uma ótima sugestão de plugin. Com ele, você consegue ajustar o nível de brilho e deixar sites mais escuros. Uma boa opção para quem lê PDFs pelo navegador.

Veja como o nosso blog fica quando utilizamos o plugin Night mode pro

Dark reader

Mas se você utiliza o Chrome, não se desespere. O Dark reader faz um trabalho semelhante ao do Night mode pro. Esse plugin dá a possibilidade de ajustar não só o brilho, mas também contraste e escala de cinza. Além disso, ele é ativado a partir do comando “alt+shift+D”. Nem é preciso usar o mouse!

Le dimmer

No entanto, se uma tela totalmente escura é incômoda para você, experimente o Le dimmer. Ele escurece tudo que está ao fundo e a barra de ferramentas do computador, deixando em evidência apenas os programas que você está utilizando.

Desse modo, você evita o excesso de luminosidade, mas também distrações vindas da sua área de trabalho. É legal quando você está lendo um PDF e fazendo anotações em outro programa, por exemplo. Está disponível apenas para Windows.

Como tornar os materiais de estudo dinâmicos

Outro grande problema para quem não gosta de ler no computador é a dificuldade de focar na tela. O ideal seria sempre ter materiais com diagramação convidativa e boa organização didática: fonte com formas e tamanhos agradáveis, disposição dinâmica dos textos, páginas com recursos visuais variados (textos, infográficos, imagens).

No entanto, sabemos que isso nem sempre é possível e que, muitas vezes, só temos mesmo aquele PDF branco com fonte preta e monótona. Mas duas dicas simples podem ajudá-lo a se manter acordado enquanto estuda.

Não só leia, estude

Se você apenas lê o PDF, você está perdendo tempo. Lembre-se de que a primeira leitura é o momento do seu aprendizado, então aproveite a oportunidade para fazer suas anotações, mapas mentais e já preparar o seu material de revisão. Assim, você foca no assunto e não dá espaço para sua mente ficar vagando preguiçosamente entre os parágrafos dando-lhe a sensação de que leu tudo e não entendeu nada.

Se você tiver dificuldades para manter o PDF e uma página do Word abertos para anotações, experimente fazer suas anotações em um caderno ou até mesmo no próprio PDF utilizando programas como o Adobe Acrobat reader.

Leia também: Dicas imperdíveis para estudar por videoaulas.

Deixe as páginas mais interativas

Uma situação chata para quem estuda por PDFs é o momento de passar as páginas. Você aperta page down ou seta para baixo no seu computador, mas – de repente – bate a mão em home ou end sem querer e lá se vai o arquivo pra o topo ou fim. E se você não lembra em qual página estava, haja stress e dor de cabeça para procurar tudo de novo. Além de ser uma imensa perda de tempo.

Para resolver esse problema, utilize o PDF FlipBook. Esse programa converte o arquivo PDF em flipbook, que é um modo de leitura de revista. Assim, é possível passar as páginas clicando em uma seta lateral. Caso você prefira, utilize um plugin de mesmo nome para o Chrome. Ele permite que acesse o índice das páginas, dê zoom no texto e redimensione a janela do arquivo. É super prático e vale a experiência.

Passe as páginas do seu PDF como se fosse uma revista digital

E você? Gostou das ideias? Qual a sua sugestão para manter o foco na leitura em computador? Compartilhe suas ideias preciosas conosco!

Mais conteúdo sobre o ENEM

planejativo app
Celular X Notebook

Planejativo app: Como criar um atalho no celular?

Você sabia que o aplicativo do Planejativo pode ser facilmente adicionado à tela inicial do seu celular? E não se preocupe, colocamos o passo a passo para fazer isso! Além disso, vamos dar dicas de quando é melhor acessar o app no celular ou no computador!

cronograma de estudos monte o seu para o Enem 2021
cronograma de estudos

Como montar um cronograma de estudos para o ENEM 2021

Quanto tempo você perde planejando seus estudos? Muitas pessoas se sentem inseguras para montar seu próprio cronograma tendo em vista a enorme quantidade de assuntos que é preciso estudar até o ENEM. Mas não se preocupe, esse post vai te ajudar acabar com essa insegurança!