Como estudar aquela matéria que não gosta?

O que é possível fazer se você não gosta de estudar? Esta é uma questão de abrir a mente e estar disposto a encarar mudanças em nome de objetivos maiores.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Saber como estudar aquela matéria que não gosta é certamente uma dúvida que paira nas cabeças de muitos estudantes. Afinal, o que é possível fazer se você não gosta de estudar determinada matéria? Esta é uma questão de abrir a mente e estar disposto a encarar mudanças em nome de objetivos maiores. Fazer uma análise pessoal, buscar alternativas, mudar a mentalidade e estabelecer metas e recompensas são bons caminhos para quem não gosta de estudar alguma matéria específica.

Por que não gosto dessa matéria?

Já parou pra pensar nisso antes de simplesmente rejeitar os estudos? Tente fazer uma lista de motivos pelos quais você não gosta de estudar aquela matéria. Podem ser coisas como:

  • não entra na minha cabeça;
  • odeio meu professor;
  • não sou bom com números/leitura;
  • não consigo entender pra que serve.

Fazer esse balanço é importante porque só conseguimos resolver uma situação quando buscamos a raiz do problema.

Busque outras alternativas

Se você teve experiências negativas com determinada matéria, seja porque não gostava de um professor ou da sua forma de ensinar, por deixar acumular várias dúvidas pequenas ou por questão de afinidade, o ideal é criar novas e positivas experiências. Se alguma metodologia não lhe agrada ou não lhe ajuda a aprender, procure novas. Há uma imensidão de técnicas de estudos que podem facilitar seu aprendizado e mudar a perspectiva de quem não gosta de estudar.

Mudar o método de estudo influencia muito o modo como você absorve o que estuda, além de ser capaz de lhe mostrar que letras ou números podem, sim, ser mais simples do que se pensa. Pesquise sobre técnicas de estudo, mas também sobre os temas que você está estudando, pois – às vezes – nós só precisamos da visão de uma outra pessoa, de uma outra maneira de ver aquele assunto sendo explicado. Por isso, peça ajuda a um colega que entende da matéria ou procure outros professores no Youtube, pois você certamente encontrará videoaulas que ensinem a matéria com uma abordagem diferente que fará você entender melhor. Além disso, é preciso praticar. É muito importante que você exercite seus conhecimentos para absorver o conteúdo. Comece com as questões mais fáceis e vá aumentando a dificuldade. Quando errar uma questão, busque entender o motivo do erro.

E não esqueça que todos têm dificuldades, por isso, não se culpe por não conseguir entender . É normal não aprender os assuntos num primeiro momento, mas com esforço, dedicação e treino, eles se tornarão acessíveis. Até mesmo os das matérias que você não gosta.

Leia também: Não consegue aprender? Veja como seu cérebro funciona.

Estabeleça metas e recompensas

Ao invés de pensar que não gosta de estudar, pense nas suas metas e objetivos. Se você quer conquistar a sua vaga na faculdade, precisa superar os obstáculos que o impedem de chegar lá.

Então, estabeleça pequenas metas e recompensas para tornar seu estudo melhor. Por exemplo: ao concluir os estudos da semana daquelas matérias que não gosta ou completar uma lista de exercícios, permita-se assistir ao episódio de uma série que gosta ou tomar aquele sorvete preferido. A ideia é fazer algo que você goste, mas só depois de concluir a meta do dia.

Garota sentada de pernas cruzadas e mãos sobre os joelhos: em pose de meditação.

Leveza é fundamental

No entanto, não chegue de cara fechada para estudar esperando a hora que tudo vai acabar. Procure mudar a sua percepção em relação à matéria, a forma como você se refere à ela. Não fale que você odeia determinada disciplina. Dessa forma, você criará um bloqueio e quando você for estudá-la, seu cérebro vai colaborar para que você nunca aprenda seu conteúdo. Mude sua mentalidade, pense que você tem mais uma oportunidade de aprender, que você precisa estudá-la por um bem maior, que é atingir seu objetivo de passar na prova e entrar na faculdade dos seus sonhos.

Entendo que é difícil quando você não gosta de estudar aquela matéria, mas lembre-se dos seus objetivos a longo prazo e que é mais fácil encarar as dificuldades com bom humor do que com pesar.

Então, que tal fazer aquela autoanálise sobre as matérias que não gosta e tentar traçar novos caminhos para esse desafio? Conta aí nos comentários qual a sua tática na hora que se depara com aquela disciplina que não gosta de estudar.

Mais conteúdo sobre o ENEM

Inscrição – Aula gratuita

O ENEM 2024 está se aproximando e, com ele, a ansiedade e as dúvidas sobre a melhor forma de se preparar. Sabemos que a organização e a rotina de estudos são fundamentais para um bom desempenho, mas como definir o que é realmente importante? Como manter o foco e a disciplina?

técnicas de estudo

O que mais cai em Matemática no ENEM?

A matemática no Enem pode ser um desafio para você, mas ao saber os assuntos que mais caem você consegue direcionar seus estudos. Vem comigo!