Na reta final do Enem, queremos utilizar todos os tipos de artifícios disponíveis para melhorar nossa performance e conseguir continuar os estudos. Incluir mindfulness na sua rotina de estudos pode ser a estratégia certa!
Mas, afinal, o que é Mindfulness ?
O Mindfulness é um estado de atenção plena da mente, isto é, vivenciar o presente e sair do piloto automático. Esse estado ou passo tem origem budista e existe há pelo menos 2.500 anos. Sua prática pode proporcionar:
- Redução da ansiedade, insônia, irritabilidade
- Melhora na memória e empatia
- Foco e concentração.
Assim, você não se perde na prova. Afinal, é um momento que precisa de total concentração.
Por que aplicar Mindfulness nos estudos?
Um estudo da Universidade de Harvard chegou à conclusão que durante 47% do tempo a nossa mente está totalmente distraída, vagando por aí. Ou seja, quase metade do nosso dia é gasto com distrações.
Se quando você senta para estudar, depois de cinco minutos, você se levanta para abrir a geladeira e esquece o que veio pegar, ou então, lê o texto dez vezes e não lembra do que leu antes, pode ser um sinal de que você esteja fazendo as coisas no piloto automático e perdendo parte do seu tempo com distrações. Dessa forma, você não consegue atingir o foco que deseja, não é?
Imagine então, como seria muito mais produtivo e prazeroso o seu dia se a sua mente estiver a pleno vapor e focada? Mas isso é um processo contínuo, não se cobre muito, você pode começar aplicando alguns princípios básicos.
Leia também: o que fazer quando não estiver com vontade de estudar.
Então, o que aplicar na reta final do Enem?
- Ninguém é 100% focado: Sendo assim, tenha momentos de pausa!
- Acalme sua mente: Observe o momento que você está sem fazer julgamentos.
- Deixe os pensamentos fluírem : Quando surgirem pensamentos, faça uma nota mental e os perceba indo embora.
- Mantenha a atenção: Volte a observar o momento sem fazer julgamentos
- Pratique empatia: Seja gentil com você mesmo e quando sua mente vagar, traga-a de volta para o foco.
Adote a frase “o que você pratica, se fortalece” de Shauna Shapiro.
Incluindo a meditação na rotina!
Organize primeiro o tempo e o local
Tempo: Se for possível, inicie e termine seu dia com uma meditação em cinco minutos. Ao longo do dia, se perceber que você está muito estressado ou procrastinando, tire uma pausa e medite!
Local: Encontre um ambiente confortável e silencioso , mas fuja da cama, ela irá te dar sono! Se você não tiver um tapete ou colchonete, sente-se no chão mesmo e lembre-se de manter a coluna ereta!
Preste atenção em como você está meditando!
Pensamentos: Tente não analisar os pensamentos, então deixe eles fluírem! Sinta os pensamentos chegando até a você e procure deixar que eles se saiam tranquilamente.
Respiração: Respire profundo e calmamente, dessa forma, concentre-se na sua inspiração e expiração. Você pode fazer uma expiração pausada, soltando o ar devagar em 3 ou mais tempos.
Utilize âncoras para ajudar na concentração.
Visão: Se você tiver dificuldades para meditar de olhos fechados, você pode focar sua visão em algo específico como um objeto ou uma mancha na parede. Mas, lembre-se que, durante a meditação, a visão deve iniciar e terminar com o foco no mesmo local!
Audição: Mas se o problema for o silêncio absoluto, você também pode focar sua atenção em um som específico. Procure escolher sons únicos e ininterruptos como o barulho do ventilador.
Você também pode optar por uma meditação guiada para se concentrar melhor. Escute o episódio do Podcast, Mediatividade, sobre meditação Mindfulness:
Melhore seu foco na prova com empatia
O dia da prova do Enem é sempre uma correria, por isso, surge o medo da prova, a tensão em relação ao tempo, o que comer no dia, o que levar para prova, qual roupa vestir…
Esses momentos de estresse acabam atrapalhando o seu emocional, então aproveite para utilizar as técnicas de Mindfulness nesse dia também! Faça no início da manhã, durante o caminho da prova, na sala e até durante a prova se for necessário!
Resuminho Mindfulness para acabar com o nervosismo e a ansiedade
1- Compartilhe empatia e pensamento positivo. Evite os julgamentos! Assim, mantenha a sua mente com frases positivas: eu vou passar, eu estudei o suficiente, eu estou bem para realizar a prova, é apenas mais uma prova.
2- Não fique preso ao passado e nem pensando no futuro. Viva o presente! Se você já fez outras provas, não fique pensando no resultado das anteriores e nem perca o foco pensando no que vai acontecer depois da prova. Então pense em apenas executá-la!
3- Preste atenção nas coisas que você está fazendo, saia do piloto automático! Quando perceber que está perdendo o foco, tire um minuto de pausa e se concentre no movimento de inspiração e expiração.
Leia também: Como estudar nas férias e Como seu cérebro funciona.
Vai aplicar o Mindfulness para arrasar no ENEM 2020? Faz um teste antes e conta para gente o resultado!