Saiba como escolher o curso na faculdade

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Se você já chegou num momento em que se pergunta frequentemente “qual curso devo escolher na faculdade?”, você não está só. Afinal, muitas pessoas estudam para o Enem, mas ainda nem sabem qual ou como escolher o curso na faculdade, então acabam continuando os estudos sem uma meta concreta.

Alguns estudantes descobrem em que faculdade querem entrar bem cedo, já no ensino médio, mas não é um processo simples porque, apesar disso, várias dúvidas e questionamentos podem surgir sobre aquela ser uma escolha certa. Além disso, decidir que caminho seguir é uma grande responsabilidade!

Mas calma, vamos te tranquilizar e te ajudar nessa decisão tão importante e que pode afetar o seu futuro. O primeiro passo para escolher o curso na faculdade é:

Observar o que você mais tem afinidade

O autoconhecimento é a primeira etapa para se entender o que você mais tem proximidade no mundo acadêmico. Por isso, analise suas preferências, seus assuntos preferidos no dia a dia, o que você mais gosta de fazer no tempo livre e até quais disciplinas e conteúdos que você mais gostou nos seus estudos.

Pense no que mais te traz curiosidade. Quem sabe aquela seja a chave para você encontrar a área de trabalho que mais gosta!

Você pode tirar um tempinho e listar, por ordem de preferência, os temas que você mais tem interesse, como finanças, mídias sociais, linguagens, informática, arte, saúde, questões ambientais, entre outros. Além disso, tente listar quais temáticas que menos atraem você e, dessa forma, você também vai saber quais áreas com certeza não gostaria de atuar.

Não esqueça das habilidades também

Se você gosta de muitas coisas e muitas áreas diferentes, o que pode te ajudar a escolher o curso na faculdade são suas habilidades. Considere seus talentos pessoais, o que você sabe fazer, o que você faz bem e suas características positivas. Assim, você estará em busca não só do que gosta, mas também daquilo que você já tem habilidades. É como juntar o útil ao agradável!

Busque saber mais sobre cada área de atuação

Depois de considerar quais são seus interesses e habilidades, se você está completamente em dúvida, procure mais informações sobre cada área de conhecimento que oferece cursos superiores, como Ciências Humanas, Engenharia, Ciências da Saúde, entre outras opções. O objetivo é conhecer cada área e entender qual você mais se identifica.

A ideia é afunilar cada vez mais as opções de área que você tem, então busque fazer uma análise lembrando tudo aquilo que você mais gostou de estudar ou mais teve curiosidade de pesquisar no ensino médio.

E quais são as áreas de conhecimento? 

Você pode começar a pesquisar pelos nomes das áreas de conhecimento, caso você ainda se sinta um pouco perdido. São elas: 

  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas, Engenharias
  • Ciências da Saúde, Ciências Agrárias
  • Linguística, Letras e Artes
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas

Mas se você já tem ideia do que quer e qual área seguir, já pode pular para o seguinte passo:

Conheça cada curso da área que você mais se identifica

Agora que você já identificou as áreas de conhecimento e conhece os cursos, já deve ter algumas opções sobre qual deve escolher na faculdade, não é? Você certamente deve saber quais mais te atraem e quais você não gostaria de cursar de jeito nenhum.

É nesse ritmo que você vai pesquisar sobre os cursos que mais se identificou. Você pode procurar a duração de curso, áreas de atuação e pesquisa e até mesmo a grade curricular dos que mais te interessam. Aliás, uma busca detalhada vai evitar que você tenha surpresas com aquilo que menos gostava das matérias vistas no ensino médio.

Você também pode participar de mostras de profissões, as quais podem ser realizadas pelas próprias universidades da sua cidade. Feiras de profissões, workshops relacionados aos cursos de graduação e palestras sobre carreiras são iniciativas que, muitas vezes, as instituições de ensino têm para aproximar o aluno da faculdade, então aproveite esses momentos!

Por fim, é interessante você buscar pelo depoimento e pontos de vista dos estudantes da área que você pesquisou. Fazer esse tipo de sondagem pode ser essencial para escolher o curso na faculdade.

Conseguiu escolher seu curso e a instituição de ensino? Agora é só correr lá no Planejativo e já selecionar a opção desejada na construção do seu cronograma! Além de te ajudar a ficar focado no seu objetivo de conquistar a vaga no curso escolhido, vai te auxiliar a conciliar os estudos para o ENEM com outras demandas da sua vida.

Esteja sempre atento ao mercado de trabalho

O mercado de trabalho também conta muito quando você não tem certeza sobre a escolha da área em que quer seguir. Pesquisando sobre o mercado você também descobre não só quais cargos pode ocupar como também como chegar lá! 

É observando o mercado de trabalho que você define melhor seu plano de carreira, afinal, é preciso pensar a longo prazo. Além disso, você também terá uma noção melhor sobre a faixa salarial, demanda de profissionais, horas trabalhadas e possibilidades que se assemelham ao que você pensa para o futuro.

Lembre-se que não é só se preocupar com as vantagens da profissão, mas também se você consegue se identificar de verdade com aquilo.

Converse com profissionais das áreas ou estudantes dos cursos

Conversando com profissionais irá te passar mais segurança sobre a área de atuação que você deseja, além de servir como um ponto de partida para a motivação e inspiração para cursar o que você está no processo de decidir.

Faça perguntas como “o que você faz diariamente?”, “quais são os principais desafios da sua profissão?” ou “quão alta é a concorrência?”. Questionamentos como esses serão de grande ajuda, pois além de considerar os pontos positivos – como você fez anteriormente – você irá conhecer as desvantagens e desafios.

Converse com alunos dos cursos que você listou, ex-alunos que estão indo para o mercado de trabalho, profissionais que estão no início da carreira e aqueles que conseguiram consolidar a sua. Dessa forma, você estará ouvindo pontos de vista de pessoas que atuam naquele meio. 

As perspectivas diversas podem ser o fator que fará você saber qual o curso certo para você!

Pesquise as instituições de ensino para escolher seu curso na faculdade

Sua pesquisa deve considerar as instituições de ensino que oferecem o curso que você escolheu. Até porque algumas universidades podem não ter o curso de escolha disponível, então é sempre bom estar preparado e verificar as opções de instituições.

Pesquise as universidades de mente aberta para caso daquela que tem em sua cidade não oferecer o curso que você deseja e, se você estiver disposto, estudar em outro estado ou município. Se for de seu desejo, você já pode utilizar isso como ponto de partida para começar a se planejar! 

Leia também: Como planejar os estudos para o ENEM

Observe toda a estrutura da instituição de ensino, localização, transporte e todo o resto que ela oferece à você como aluno. Você pode até mesmo conversar com alunos e ex-alunos para ter um ponto de vista a mais. Além disso, você pode acessar os dados do Ministério da Educação (MEC) para conhecer melhor a universidade que você pretende ingressar, observando o reconhecimento e as atividades dela. 

Por fim, conheça a metodologia do Planejativo!

A plataforma do Planejativo apresenta a você um plano de estudo adaptativo. Lá, você pode organizar sua rotina, estabelecer horários, definir objetivos, metas, fazer revisões programadas e muito mais. Além disso, são disponibilizados para você questões e simulados para auxiliar no seu treino pro ENEM. Vem com a gente realizar seu sonho!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Inscrição – Aula gratuita

O ENEM 2024 está se aproximando e, com ele, a ansiedade e as dúvidas sobre a melhor forma de se preparar. Sabemos que a organização e a rotina de estudos são fundamentais para um bom desempenho, mas como definir o que é realmente importante? Como manter o foco e a disciplina?

técnicas de estudo

O que mais cai em Matemática no ENEM?

A matemática no Enem pode ser um desafio para você, mas ao saber os assuntos que mais caem você consegue direcionar seus estudos. Vem comigo!