Como conciliar o trabalho e os estudos para o ENEM

Uma dificuldade enfrentada por muitos estudantes inseridos no mercado de trabalho é a conciliação entre a rotina e os estudos para o ENEM. Conheça algumas dicas que podem te ajudar.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Conseguir criar uma rotina de estudos equilibrada pode ser uma grande dificuldade. Um dos maiores desafios enfrentados pelos estudantes na preparação para o ENEM é conciliar os estudos com outras demandas do dia a dia, como atividades escolares, acadêmicas ou do trabalho

São muitos os estudantes que estão hoje no mercado de trabalho e tentam dividir o tempo com os estudos e o sonho de ingressar no curso superior. 

Nem sempre a busca de novos métodos pode resolver, por si só, o problema de adequar eficientemente os estudos à sua rotina de trabalho. Mas não se preocupe, pois vamos te auxiliar com dicas de como ajustar o tempo de dedicação para o ENEM e o seu cotidiano! Vamos lá?

Mantenha o foco no seu sonho 

O primeiro passo para uma conquista é saber exatamente onde você quer chegar. Metas e objetivos planejados são alcançados com muita determinação e comprometimento, por isso, junto do trabalho, é preciso definir a sua aprovação no ENEM como sua prioridade

Motivação e disciplina podem ser a chave para a porta de entrada no ensino superior, então não se esqueça da sua força de vontade. Conheça o curso que você deseja, pesquise mais sobre a área em que você pretende atuar e esteja disposto na jornada rumo à aprovação.

Planeje e analise o seu tempo

Nunca esqueça do planejamento! Ter motivação para estudar sem planejar da forma correta pode fazer você se perder no meio do caminho, então, antes de tudo, analise o seu tempo.

  • Observe sua rotina de trabalho: examine como funciona seu trabalho diariamente. Por quantas horas você trabalha? Quanto tempo você leva no trajeto? Quais são seus dias de folga? Faça essas perguntas para si mesmo antes de planejar seus estudos!
  • Tempo livre: Depois de analisar seu dia a dia trabalhando, observe também quanto tempo livre você tem para estudar e descansar. A partir disso você já pode começar a organizar sua rotina!

Aprendendo mais sobre suas atividades diárias, você vai conhecer os melhores horários para estudar e criar o seu próprio cronograma que vai te ajudar a conciliar o trabalho e os estudos para o ENEM.

Analise sua rotina diária com o Planejativo

Com a planilha de análise de rotina, você gasta menos tempo planejando seus estudos. Otimize o seu tempo e deixe a rotina mais equilibrada!

Para baixar gratuitamente o material, basta preencher o formulário abaixo:

Baixe a planilha de análise de rotina do Planejativo

Conheça técnicas e métodos para melhorar seu aprendizado

Para utilizar o seu tempo da melhor forma, é importante que você saiba as técnicas de estudo que mais funcionam com você, dessa forma você acelera no início dos estudos e não perde tempo com métodos que vão atrasar sua aprendizagem. 

  • Mapa mental: Para quem costuma aprender de forma mais visual, os mapas mentais são uma ótima opção! Com eles, você pode evidenciar o conteúdo que está estudando e criar ramificações do assunto de modo bem criativo. Que tal tentar?
  • Testes práticos: Com a resolução de questões, simulados e provas passadas, você pode estudar ou revisar, na prática, o conteúdo que mais tem dúvida. Além disso, é esse um dos métodos mais eficazes no estudo.
  • Flashcards: Usar os flashcards como uma forma de aprender pode ser bem divertido! Com eles, você cria cartões curtos com perguntas de um lado e respostas do outro. Você pode até convidar alguém para estudar também!
  • Resumo ou fichamento: O resumo é um método popular e pode, muitas vezes, ser decisivo para fixar o assunto em sua mente. Essa prática é uma reprodução do conteúdo que foca nas ideias principais, mas realizada com suas próprias palavras.

Encontrou alguma que se identificou? Se você ainda não encontrou a técnica perfeita para você ou quer praticar alguma delas, fique tranquilo, o Planejativo te ajuda! Na plataforma, você tem acesso a técnicas como questões, simulados, flashcards e outros métodos de estudo ativo para te ajudar na sua aprovação!

Qualquer tempo livre é oportuno

Para estudar, é preciso utilizar o tempo livre da melhor forma possível. Os 10, 20 ou 30 minutos de descanso no período de trabalho podem ser o momento de você aproveitar para revisar um assunto simples ou resolver algumas questões. 

Usar o horário de almoço para estudar é uma opção: procure um local tranquilo para que você possa rever seu material de revisão ou resolver questões. É possível, ainda, converter o tempo de deslocamento para chegar e sair do trabalho em um momento de revisar o conteúdo por meio de flashcards ou até mesmo ouvir uma aula!

Aproveite os seus minutos de folga e procure tirar as dúvidas naquele assunto que você mais tem dificuldade.

Foco na produtividade e na rotina de estudo

Ser produtivo é o segredo para conseguir ter mais foco na sua rotina de estudo. Então, quanto menos distrações você tiver, melhor será o uso do seu tempo. Desligar a TV e as notificações do celular durante os estudos pode ser de grande ajuda no processo de não se distrair.

Não são só as pequenas distrações, procrastinar também atrapalha completamente na construção da sua produtividade, por isso, comece aos poucos e faça pequenas metas. Por exemplo, tente resolver 10 questões no início dos seus estudos para o ENEM e aumente ao longo do tempo. Isso não só vai te ajudar a ser produtivo, como também vai te auxiliar na criação de hábitos.

Além disso, conheça aqui dicas infalíveis para conseguir mais tempo para estudar

Não abandone seu descanso

Estudar sem descansar não traz nenhum benefício. Numa rotina que equilibra trabalho e estudo, não se pode esquecer de um momento de descontração, que também é essencial. Se você não adicionar pequenas pausas em seu cronograma, seu rendimento e produtividade podem cair intensamente.

Além de que, sem descanso, sua mente e seu corpo irão se sentir sobrecarregados e a energia que você utiliza para trabalhar e estudar serão cada vez menores. 

Dessa forma, não deixe de lado algum tipo de entretenimento ou momentos de diversão que você tem! Escute músicas, assista um filme, pratique atividades físicas e tenha sempre um sono bem regulado e tranquilo.

Conheça o cronograma adaptativo do Planejativo e otimize seus estudos! 

Já pensou em criar um cronograma que esteja de acordo com sua rotina de trabalho? Aqui, no Planejativo, uma plataforma capaz de se adaptar às demandas de sua vida, você consegue conciliar o trabalho com os estudos para o ENEM! 

Com o cronograma adaptativo, técnicas de estudo ativo e revisões programadas, é possível adequar sua preparação para o ENEM à sua vida diária, funcionando conforme sua disponibilidade. Quer conhecer o plano de estudos adaptativo? Acesse planejativo.com e vá em busca da aprovação!

Mais conteúdo sobre o ENEM

técnicas de estudo

O que mais cai em Matemática no ENEM?

A matemática no Enem pode ser um desafio para você, mas ao saber os assuntos que mais caem você consegue direcionar seus estudos. Vem comigo!

técnicas de estudo

Formas de aprender: como o cérebro aprende?

Sabia que nem toda metodologia de estudo é eficiente para todo mundo? Às vezes, pode ser por isso que você sente que seu estudo não é produtivo. Vem entender aqui.