Estrutura da redação do Enem: como montar?

Saber como montar a redação do Enem é o primeiro passo para arrasar na prova, por isso é importante você saber como montar a estrutura da sua redação. Vem conferir todos esses detalhes aqui!

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Você ainda se sente perdido na estrutura da redação do Enem? Sabemos que é preciso dar conta de muitos detalhes na hora de fazer o texto, mas com ajuda de um bom guia você pode conseguir uma nota alta na redação! Neste post, você vai aprender quais são as etapas para um bom texto e como planejar e revisar antes de passar para folha. Então, que tal conferir todas as dicas abaixo para detonar na redação?

Quais são as etapas da estrutura da redação do Enem?

Primeiro, você precisa saber que a redação para o Enem é do gênero textual dissertativo-argumentativo. Portanto, será preciso defender sua opinião sobre um tema que a prova vai te dar! Para isso, você pode organizar seu texto com a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Esses tópicos têm como função te ajudar a escrever cada parte do seu texto!

Introdução

Você também tem dificuldade em começar seus textos? É normal demorar um pouquinho pensando em como fazer a introdução. Mas sabendo o que precisa ser feito nessa etapa, você irá tirar de letra. Aqui, você vai dar aquele spoiler do que vem por aí e mostrar qual sua opinião! Então, é nesse momento que voce irá pensar sobre contextualização, tese e encaminhamento argumentativo. Além disso, procure escrever uma média de 6 linhas. O ideal é que você não faça um parágrafo grande, já que ainda há outras partes do texto.

Desenvolvimento

Você vai precisar ter atenção em alguns detalhes para montar seu texto nessa parte! Pois, aqui, você vai começar a argumentação para desenvolver seu ponto de vista. Ou seja, você vai precisar separar entre 2 e 3 parágrafos para defender sua opinião e incluir no seu parágrafo partes como tópico frasal, marca de autoria, validação, dentre outros. Para defender seu ponto de vista, você pode utilizar alguns tipos de argumentos. Como por exemplo: autoridade, dados estatísticos, exemplificação e causa e consequência.

Conclusão

Essa é a última parte do seu texto. Na conclusão, você vai retomar sua tese, com um parágrafo de aproximadamente 5 linhas. Além disso, precisará apresentar uma proposta de intervenção. Ou seja, terá que dar uma solução para o problema que tem a ver com o tema. Sendo assim, não fique enrolando para chegar no ponto que você quer chegar. Portanto, seja objetivo e coeso com sua ideias para conseguir uma avaliação boa dos corretores.

Se você quer entender melhor cada uma dessas partes e quais estratégias usar, dá uma olhada nesse super manual que preparamos para você:

Manual grátis: Estrutura da redação do ENEM

Para baixar gratuitamente o material, basta preencher o formulário abaixo:

Como montar um boa redação no Enem?

Como montar uma redação nota mil

Agora que você sabe as etapas, que tal saber como montar seu texto de forma prática? É importante você elaborar um esboço da redação para não perder tempo durante a prova. Portanto, você pode colocar uma palavra ou frase para lembrar cada parte que irá escrever na estrutura da redação do Enem. Na introdução, você pode usar algo que remeta o tema. E logo depois, os argumentos.

Revise a estrutura da redação antes de passar para folha

É preciso que você revise todo seu texto antes de passar para folha. Portanto, tenha cuidado e preste atenção quando for fazer essa passagem. Essa etapa é muito importante pois você não irá receber outra folha caso erre. Sabemos que é muito corrido e é normal não sair tudo como planejado. Se você errar alguma palavra, faça apenas um risco em cima. Não se desespere, isso é muito comum! O importante é você conseguir fazer montar seu texto coerente com o tema e desenvolver seu ponto de vista dentro da estrutura da redação do Enem.

Mantenha-se calmo!

Quando você for escrever a redação do Enem, é importante que você consiga estar calmo e focado. A estratégia para esse momento varia bastante. Existem alguns alunos que preferem fazer no início da prova, outros no meio e alguns no final. Para isso, comece a testar a melhor forma já nos simulados, assim, você estará mais preparado para o grande momento. A prova também pode te ajudar caso você perca o foco e não consiga pensar em alguns argumentos, portanto, lembre-se de prestar atenção no que você está lendo ao invés de fazer uma leitura mecânica.

Por fim, não se conquista o foco e a mente relexada do nada, é importante que voce trabalhe isso até o dia da prova. Sendo assim, confira abaixo algumas atividades que você pode fazer para relaxar e cuidar do seu corpo e mente!

  • Pratique atividades físicas: Isso vai te deixar menos estressado e com mais disposição!
  • Assista filmes ou leia livros: Assistir filmes ou ler livros te ajudará a descansar depois da rotina de estudos e ainda pode te ajudar com o repertório sociocultural (importantíssimo na redação!)
  • Descanse: A jornada para o Enem é longa. Por isso, tire um tempinho para descansar o corpo e a mente. Durma bastante e pratique meditação.

Ah, e ter um cronograma personalizado vai te ajudar muito a dar conta das atividades do dia. Assim, você irá ter tempo para tudo! Faça seu cronograma gratuitamente e organize sua rotina na preparação para o Enem!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Rumo ao Enem com o cupom Planejativo

Se você chegou até aqui, deve estar curioso para saber um pouco mais sobre o Planejativo. Acertei, né? Por isso, fizemos um pequeno resumo do que é o Planejativo e como pode te ajudar durante a preparação para o Enem!

5 dicas poderosas para escrever uma redação nota mil

Escrever uma redação nota mil parece ser difícil, mas se você souber o que precisa escrever para conseguir a nota máxima, vai ser mais fácil chegar lá! Por isso, separamos 5 dicas para você conseguir um notão. Vem conferir!

Estrutura da redação
Redação do Enem

Estrutura da redação do Enem: como montar?

Saber como montar a redação do Enem é o primeiro passo para arrasar na prova, por isso é importante você saber como montar a estrutura da sua redação. Vem conferir todos esses detalhes aqui!