5 dicas poderosas para escrever uma redação nota mil

Escrever uma redação nota mil parece ser difícil, mas se você souber o que precisa escrever para conseguir a nota máxima, vai ser mais fácil chegar lá! Por isso, separamos 5 dicas para você conseguir um notão. Vem conferir!

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Conseguir uma nota muito boa na redação faz muita diferença na sua nota final. Mas imagina ter uma redação nota mil na sua prova do Enem! Assim, você poderá ter uma nota final bem alta para conseguir entrar no curso que deseja. Por isso, é importante buscar conhecer dicas e mecanismos para dar o seu melhor nessa etapa. Confira abaixo o que preparamos para você arrasar no seu texto:

Dicas de redação nota mil

1. Contextualize o tema

Na introdução, que é a primeira parte do seu texto, você vai precisar contextualizar o tema. Nessa parte, você precisa levar o leitor a entender sobre a situação que está tratando. Entretanto, não precisa enrolar ou escrever muito. Aqui você pode escrever entre 4 a 6 linhas. Sendo assim, vai precisar saber como aproveitar cada uma delas.

Por isso, preste atenção! É importante não só abordar o assunto, mas dar sentido ao que está escrevendo. Você pode usar diversas formas para isso. Por exemplo: um conceito ou uma citação de um filósofo. Ah, e você pode trazer outros pontos, como sociais, culturais ou econômicos! Assim, você vai construindo uma redação nota mil!

Se você ainda não sabe como montar uma redação para o Enem, não se apavore! Temos um post especial contando passo a passo sobre a estrutura da redação para montar o seu texto! Por isso, não deixe de ver a Estrutura da redação do Enem: como montar? para descobrir o que escrever na introdução, no desenvolvimento e na conclusão da sua redação.

2. Apresente uma tese para uma redação nota mil

Você sabe o que é uma tese? A tese é algo simples. É apresentar seu ponto de vista sobre um assunto. Neste caso, a prova do Enem irá te mostrar um tema e você vai construir seu texto com base nele. Então, você vai precisar ler com atenção sobre o que está sendo abordado e fazer uma tese. Uma dica: não utilize o senso comum, pois o avaliador irá contar com cada detalhe. Seja crítico, mas tenha cuidado como você irá se expressar. Isso deve ser feito em terceira pessoa.

3. Marca de autoria e reflexão crítica

Ao longo da sua redação, você vai precisar mostrar seu posicionamento. E, para isso, você vai trazer sua visão de mundo, que é chamada de marca de autoria. Portanto, você irá escrever sobre algo que pertence a você para conseguir uma redação nota mil. Use adjetivos, substantivos ou advérbios para mostrar sua visão. Por exemplo: “Infelizmente (advérbio), não há política pública eficaz para esse grupo social”. Além disso, essa marca de autoria também é importante para o final de cada parágrafo. Assim, você vai conseguir uma nota máxima com o corretor!

Já a reflexão crítica conclui o seu desenvolvimento. Portanto, precisa ser a última parte do seu parágrafo para fechar sua ideia. Assim, você vai examinar o que foi colocado antes. Além disso, você vai usar sua marca de autoria para que o leitor consiga acompanhar todo seu posicionamento.

No vídeo abaixo, você pode ver um passo a passo de uma redação apresentado por Umberto Mannarino.

Escrevendo uma redação do Enem passo a passo – Umberto Mananrino

4. Veja exemplos de uma redação nota mil

Então, que tal dar uma olhada em uma redação nota mil? Conhecer outros textos vai ser bom para você entender como precisa ser a estrutura de uma redação nota mil e como você poderá montar a sua! Além disso, vai saber como colocar em prática todos esses detalhes que são encontrados nas redações com nota máxima! Por isso, não perca tempo e procure ler textos que sirvam de exemplos.

Já pensando nisso, preparamos um ebook com uma redação nota mil para você! Mas não é qualquer material, fizemos uma análise de uma redação com nota máxima! Baixe gratuitamente o Raio-X da redação nota mil do Enem e conheça a estrutura de um texto para uma nota máxima!

Raio-X da redação nota mil do ENEM

Com este ebook, você vai descobrir tudo que uma redação do ENEM precisa ter para alcançar uma nota mil.

Para baixar gratuitamente o material, basta preencher o formulário abaixo:

5. Conheça as competências da redação do Enem

Para você escrever uma boa redação, é preciso também conhecer as suas competências. Ao total, são cinco competências que você pode ver, com detalhes, na Cartilha do Participante. Mas já podemos adiantar quais competências são. Olha só:

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentar em defesa de um ponto de vista;
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos;

Além de saber isso tudo, você vai precisar ter seus horários bem organizados! Até para ter tempo de fazer redações e estudar tudo o que precisa. E, para isso, você pode fazer seu cronograma gratuitamente na nossa plataforma para detonar no Enem!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Rumo ao Enem com o cupom Planejativo

Se você chegou até aqui, deve estar curioso para saber um pouco mais sobre o Planejativo. Acertei, né? Por isso, fizemos um pequeno resumo do que é o Planejativo e como pode te ajudar durante a preparação para o Enem!

5 dicas poderosas para escrever uma redação nota mil

Escrever uma redação nota mil parece ser difícil, mas se você souber o que precisa escrever para conseguir a nota máxima, vai ser mais fácil chegar lá! Por isso, separamos 5 dicas para você conseguir um notão. Vem conferir!

Estrutura da redação
Redação do Enem

Estrutura da redação do Enem: como montar?

Saber como montar a redação do Enem é o primeiro passo para arrasar na prova, por isso é importante você saber como montar a estrutura da sua redação. Vem conferir todos esses detalhes aqui!