Inclua Mindfulness na sua rotina de estudo para o Enem

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Na reta final do Enem, queremos utilizar todos os tipos de artifícios disponíveis para melhorar nossa performance e conseguir continuar os estudos! Incluir mindfulness na sua rotina de estudos pode ser a estratégia certa!

Mas, afinal, o que é Mindfulness ?

O Mindfulness é um estado de atenção plena da mente, vivenciar o presente e sair do piloto automático. Esse estado ou passo tem origem budista e existe há pelo menos 2.500 anos. Sua prática pode proporcionar:

  • Redução da ansiedade, insônia, irritabilidade
  • Melhora na memória e empatia 
  • Foco e concentração.

Por que aplicar Mindfulness nos estudos?

saia do piloto automatico e utilize mindfulness no estudo para o ENEM com o planejativo

Um estudo da Universidade de Harvard chegou à conclusão que durante 47% do tempo a nossa mente está totalmente distraída, vagando por aí. Ou seja, quase metade do nosso dia é gasto com distrações.

Se quando você senta para estudar, depois de cinco minutos, você se levanta para abrir a geladeira e esquece o que veio pegar , ou então, lê o texto dez vezes e não lembra do que leu antes, pode ser um sinal de que você esteja fazendo as coisas no piloto automático e perdendo parte do seu tempo com distrações.

Imagine então, como seria muito mais produtivo e prazeroso o seu dia se a sua mente estiver a pleno vapor e focada? Mas isso é um processo contínuo, não se cobre muito, você pode começar aplicando alguns princípios básicos.

Leia também: o que fazer quando não estiver com vontade de estudar.

O que aplicar na reta final do Enem?

  • Ninguém é 100% focado:  Tenha momentos de pausa!
  • Acalme sua mente: Observe o momento que você está sem fazer julgamentos.
  • Deixe os pensamentos fluírem : Quando surgirem pensamentos, faça uma nota mental e os perceba indo embora.
  • Mantenha a atenção: Volte a observar o momento sem fazer julgamentos
  • Pratique empatia: Seja gentil com você mesmo e quando sua mente vagar, traga-a de volta para o foco.

Adote a frase “o que você pratica, se fortalece” de Shauna Shapiro.

O poder da atenção plena: o que você pratica, se fortalece | Shauna Shapiro | TEDxWashingtonSquare

Incluindo a meditação na rotina!

medite e utilize Mindfulness no estudo para o ENEM com o planejativo

Organize primeiro o tempo e o local

Tempo: Se for possível, inicie e termine seu dia com uma meditação em cinco minutos. Ao longo do dia, se perceber que você está muito estressado ou procrastinando, tire uma pausa e medite!

Local: Encontre um ambiente confortável e silencioso , mas fuja da cama, ela irá te dar sono! Se você não tiver um tapete ou colchonete, sente-se no chão mesmo e lembre-se de manter a coluna ereta!

Preste atenção em como você está meditando!

Pensamentos: Tente não analisar os pensamentos, deixe eles fluírem. Sinta os pensamentos chegando até a você e procure deixar que eles se saiam tranquilamente.

Respiração: Respire profundo e calmamente. Concentre-se na sua inspiração e expiração. Você pode fazer uma expiração pausada, soltando o ar devagar em 3 ou mais tempos. 

Utilize âncoras para ajudar na concentração.

Visão: Se você tiver dificuldades para meditar de olhos fechados, você pode focar sua visão em algo específico como um objeto ou uma mancha na parede. Mas, lembre-se que, durante a meditação, a visão deve iniciar e terminar com o foco no mesmo local!

Audição: Se o problema for o silêncio absoluto, você também pode focar sua atenção em um som específico. Procure escolher sons únicos e ininterruptos como o barulho do ventilador.

Você também pode optar por uma meditação guiada para se concentrar melhor. Escute o episódio do Podcast, Mediatividade, sobre meditação Mindfulness:

Melhore seu foco na prova com empatia

O dia da prova do Enem é sempre uma correria, com isso, surge o medo da prova, a tensão em relação ao tempo, o que comer no dia, o que levar para prova, qual roupa vestir…

Esses momentos de estresse  acabam atrapalhando o seu emocional, então aproveite para utilizar as técnicas de Mindfulness nesse dia também! Faça no início da manhã, durante o caminho da prova, na sala e até durante a prova se for necessário!

Pratique empatia, utilize Mindfulness nos estudos  do ENEM com o planejativo

Resuminho Mindfulness para acabar com o nervosismo e a ansiedade

1- Compartilhe empatia e pensamento positivo. Evite os julgamentos! Mantenha a sua mente com frases positivas: eu vou passar, eu estudei o suficiente, eu estou bem para realizar a prova, é apenas mais uma prova.

2- Não fique preso ao passado e nem pensando no futuro. Viva o presente! Se você já fez outras provas, não fique pensando no resultado das anteriores e nem perca o foco pensando no que vai acontecer depois da prova. Pense em apenas executá-la!

3-Preste atenção nas coisas que você está fazendo, saia do piloto automático! Quando perceber que está perdendo o foco, tire um minuto de pausa e se concentre no movimento de inspiração e expiração .

Leia também: como estudar nas férias e como seu cérebro funciona.

Vai aplicar o Mindfulness para arrasar no ENEM 2020? Faz um teste antes e conta para gente o resultado!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Como calcular a nota do Enem e quais ferramentas usar

Como calcular a nota do Enem? Se você está na jornada de preparação para o Enem, com certeza já se perguntou, ou viu alguém próximo questionar, como se realiza o cálculo da nota que pode definir o futuro de muitos jovens. Por isso, preparamos um conteúdo que vai te explicar tudo sobre o cálculo e como fazê-lo. Além disso, trouxemos duas super dicas de ferramentas gratuitas que vão te ajudar com isso. Vamos lá?

Como revisar matemática para o Enem: 7 dicas infalíveis

Se você pretende tirar uma nota boa em matemática, é preciso se preparar e se esforçar para isso. Por isso, trouxemos 7 dicas infalíveis que, com certeza, melhorarão sua nota. Assim, confira aqui, com a gente, como revisar matemática para o Enem.