Inclua Mindfulness na sua rotina de estudo para o Enem

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Na reta final do Enem, queremos utilizar todos os tipos de artifícios disponíveis para melhorar nossa performance e conseguir continuar os estudos! Incluir mindfulness na sua rotina de estudos pode ser a estratégia certa!

Mas, afinal, o que é Mindfulness ?

O Mindfulness é um estado de atenção plena da mente, vivenciar o presente e sair do piloto automático. Esse estado ou passo tem origem budista e existe há pelo menos 2.500 anos. Sua prática pode proporcionar:

  • Redução da ansiedade, insônia, irritabilidade
  • Melhora na memória e empatia 
  • Foco e concentração.

Por que aplicar Mindfulness nos estudos?

saia do piloto automatico e utilize mindfulness no estudo para o ENEM com o planejativo

Um estudo da Universidade de Harvard chegou à conclusão que durante 47% do tempo a nossa mente está totalmente distraída, vagando por aí. Ou seja, quase metade do nosso dia é gasto com distrações.

Se quando você senta para estudar, depois de cinco minutos, você se levanta para abrir a geladeira e esquece o que veio pegar , ou então, lê o texto dez vezes e não lembra do que leu antes, pode ser um sinal de que você esteja fazendo as coisas no piloto automático e perdendo parte do seu tempo com distrações.

Imagine então, como seria muito mais produtivo e prazeroso o seu dia se a sua mente estiver a pleno vapor e focada? Mas isso é um processo contínuo, não se cobre muito, você pode começar aplicando alguns princípios básicos.

Leia também: o que fazer quando não estiver com vontade de estudar.

O que aplicar na reta final do Enem?

  • Ninguém é 100% focado:  Tenha momentos de pausa!
  • Acalme sua mente: Observe o momento que você está sem fazer julgamentos.
  • Deixe os pensamentos fluírem : Quando surgirem pensamentos, faça uma nota mental e os perceba indo embora.
  • Mantenha a atenção: Volte a observar o momento sem fazer julgamentos
  • Pratique empatia: Seja gentil com você mesmo e quando sua mente vagar, traga-a de volta para o foco.

Adote a frase “o que você pratica, se fortalece” de Shauna Shapiro.

O poder da atenção plena: o que você pratica, se fortalece | Shauna Shapiro | TEDxWashingtonSquare

Incluindo a meditação na rotina!

medite e utilize Mindfulness no estudo para o ENEM com o planejativo

Organize primeiro o tempo e o local

Tempo: Se for possível, inicie e termine seu dia com uma meditação em cinco minutos. Ao longo do dia, se perceber que você está muito estressado ou procrastinando, tire uma pausa e medite!

Local: Encontre um ambiente confortável e silencioso , mas fuja da cama, ela irá te dar sono! Se você não tiver um tapete ou colchonete, sente-se no chão mesmo e lembre-se de manter a coluna ereta!

Preste atenção em como você está meditando!

Pensamentos: Tente não analisar os pensamentos, deixe eles fluírem. Sinta os pensamentos chegando até a você e procure deixar que eles se saiam tranquilamente.

Respiração: Respire profundo e calmamente. Concentre-se na sua inspiração e expiração. Você pode fazer uma expiração pausada, soltando o ar devagar em 3 ou mais tempos. 

Utilize âncoras para ajudar na concentração.

Visão: Se você tiver dificuldades para meditar de olhos fechados, você pode focar sua visão em algo específico como um objeto ou uma mancha na parede. Mas, lembre-se que, durante a meditação, a visão deve iniciar e terminar com o foco no mesmo local!

Audição: Se o problema for o silêncio absoluto, você também pode focar sua atenção em um som específico. Procure escolher sons únicos e ininterruptos como o barulho do ventilador.

Você também pode optar por uma meditação guiada para se concentrar melhor. Escute o episódio do Podcast, Mediatividade, sobre meditação Mindfulness:

Melhore seu foco na prova com empatia

O dia da prova do Enem é sempre uma correria, com isso, surge o medo da prova, a tensão em relação ao tempo, o que comer no dia, o que levar para prova, qual roupa vestir…

Esses momentos de estresse  acabam atrapalhando o seu emocional, então aproveite para utilizar as técnicas de Mindfulness nesse dia também! Faça no início da manhã, durante o caminho da prova, na sala e até durante a prova se for necessário!

Pratique empatia, utilize Mindfulness nos estudos  do ENEM com o planejativo

Resuminho Mindfulness para acabar com o nervosismo e a ansiedade

1- Compartilhe empatia e pensamento positivo. Evite os julgamentos! Mantenha a sua mente com frases positivas: eu vou passar, eu estudei o suficiente, eu estou bem para realizar a prova, é apenas mais uma prova.

2- Não fique preso ao passado e nem pensando no futuro. Viva o presente! Se você já fez outras provas, não fique pensando no resultado das anteriores e nem perca o foco pensando no que vai acontecer depois da prova. Pense em apenas executá-la!

3-Preste atenção nas coisas que você está fazendo, saia do piloto automático! Quando perceber que está perdendo o foco, tire um minuto de pausa e se concentre no movimento de inspiração e expiração .

Leia também: como estudar nas férias e como seu cérebro funciona.

Vai aplicar o Mindfulness para arrasar no ENEM 2020? Faz um teste antes e conta para gente o resultado!

Mais conteúdo sobre o ENEM

cronograma de estudos monte o seu para o Enem 2021
cronograma de estudos

Cronograma de estudos adaptativo: monte o seu para o Enem 2021

Quanto tempo você perde planejando seus estudos? Muitas pessoas se sentem inseguras para montar seu próprio cronograma tendo em vista a enorme quantidade de assuntos que é preciso estudar até o ENEM. Mas não se preocupe, esse post vai te ajudar acabar com essa insegurança!

Cansaço mental

Sono ao estudar? Dormir bem pode ajudar a absorver o conteúdo

Dormir faz parte da rotina de todos os seres humanos, mas para quem é estudante, as horas gastas sob a cama podem ser duas coisas: um alivio ou apreensão. Se, para você, elas ainda não são um alívio, leia esse artigo e entenda porque o sono é primordial para a apredizagem.