Perca o medo de errar questões nos estudos para o Enem

Estudar para o Enem praticando questões é essencial, mas quando você erra, tem medo de continuar? Então vem perder esse medo agora!

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Estudar para o Enem pode ser um desafio, certo? São muitos assuntos, muitas matérias… E isso fica difícil se você tiver medo de errar questões enquanto estuda para o Enem. 

Errar questões pode até trazer aquela falta de confiança quando você percebe que não acertou tudo, mas isso não quer dizer que você tem que parar de estudar, muito pelo contrário! É errando que você identifica onde não está indo bem e como melhorar.

Não tenha medo de fazer questões mais difíceis e de errá-las, pois é assim que você evolui seu aprendizado. Continua aqui para entender melhor como você pode otimizar seus estudos a partir dos erros nas questões.

Como estudar para o Enem através de questões?

Com as questões, você vai estudar de uma forma mais ativa e praticar o que você já vai ver na prova, com diversos enunciados e contextos, partindo para o aprendizado com uma absorção mais efetiva.

O principal objetivo das questões nos seus estudos é fazer você treinar e fixar melhor o conteúdo, então você pode sentir mais segurança durante a prova. Mas, além disso, quando você erra uma questão você precisa corrigi-la e, assim, vai saber exatamente a matéria e o assunto em que deve melhorar.

Inclusive, pelo menos uma vez por mês é interessante que você faça um simulado para treinar como se fosse a prova do Enem, o que é melhor ainda para te deixar mais familiarizado com a dinâmica da prova! Com as questões, você não vai perder tempo, muito pelo contrário, você vai entender melhor o conteúdo na prática.

Como estudar os erros?

O primeiro passo para estudar os seus erros é entender que é comum errar e ninguém se livra disso. Até mesmo quem passou de primeira no ENEM já errou várias vezes no caminho do aprendizado dos assuntos, então lembre-se que não existem motivos para ter medo de continuar fazendo questões caso você erre alguma.

Para estudar seus erros, você precisará analisá-los, procurando saber qual a sua dificuldade, o motivo por ter errado a questão e como poderá melhorar. Além disso, você precisa anotar também aquelas questões que teve dúvidas antes de escolher a resposta certa. 

Leia também: Como estudar para o Enem fazendo questões?

Mais tarde você poderá revisar ou tentar responder as questões que errou e também corrigir a resposta equivocada, entendendo como é feito do jeito correto. É assim que você conseguirá revisar com suas questões erradas.

E para deixar tudo mais prático, tenha um caderno de erros.

Como montar um caderno de erros?

Um caderno de erros serve para que, durante seu estudo com questões, você possa selecionar e anotar aquelas que você errou, contando o motivo por não ter acertado, por exemplo: Se você estudando sobre respiração celular e erra uma questão sobre o assunto, pode sinalizá-la como errada e explicar que não lembrava muito bem do conteúdo.

Dessa forma, você entenderá que precisa revisar esse assunto de Biologia. Não esqueça de que você também precisará corrigir a questão e lembrar de praticar novamente, para que você tenha a chance de retornar e acertar.

Você pode montar seu caderno de erros tanto fisicamente, com um caderno real, como digitalmente, o que pode ser ainda mais prático se você não quer perder tempo e ainda consegue elaborar tudo de modo mais fácil.

Conte com o Planejativo para fazer seu caderno de erros! Lá na nossa plataforma você terá disponível diversos materiais para download e, entre eles, o caderno digital onde você poderá listar as questões que errou.

Tem como parar de errar questões estudando para o Enem?

Não existe nenhuma fórmula mágica que faça você parar de errar do dia para a noite e nem sempre será possível que você acerte todas as questões que selecionou para estudar, então entenda que não há uma forma de parar de errar para sempre, mas existem materiais e métodos que te ajudam a aprender melhor.

Ao analisar os erros que você fez nas questões, você utiliza um método eficiente de aprendizado. Quando você pratica com flashcards ou resolve fazer um simulado, também está acostumando sua mente com a o estudo ativo, que potencializa seus estudos ainda mais. E ao usar materiais adequados, você garante que está estudando do jeito correto.

Aqui no Planejativo, utilizamos a metodologia do estudo ativo para te fazer aprender e absorver o máximo de conteúdo e oferecemos a você os melhores materiais para estudar para o Enem. Então vem e não perca mais tempo, otimize seus estudos e pratique sem medo de errar!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Inscrição – Aula gratuita

O ENEM 2024 está se aproximando e, com ele, a ansiedade e as dúvidas sobre a melhor forma de se preparar. Sabemos que a organização e a rotina de estudos são fundamentais para um bom desempenho, mas como definir o que é realmente importante? Como manter o foco e a disciplina?

técnicas de estudo

O que mais cai em Matemática no ENEM?

A matemática no Enem pode ser um desafio para você, mas ao saber os assuntos que mais caem você consegue direcionar seus estudos. Vem comigo!