Técnicas para administrar o tempo de prova no Enem

Técnicas para administrar o tempo de prova no enem: faça simulações, verifique o tempo gasto, desenvolva técnicas para questões e treine seu condicionamento

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

A melhor técnica para administrar o tempo de prova é treinando, não tem outra opção. Então faça simulações e verifique o tempo gasto em cada questão, desenvolva maneiras para resolver a prova e treine o seu condicionamento físico para o grande o dia.

Faça simulações da prova

Conseguir ficar sentando por 4~5 horas é um desafio para muitas pessoas, especialmente se você não está acostumado a passar tanto tempo realizando uma mesma atividade. Por isso, o segredo para resolver esse problema é simples: treinar.

Quantas horas por dia você estuda? Se costuma dedicar entre 3 e 4 horas, saiba que isso já é de grande ajuda para enfrentar os dias de prova. Afinal, você aprende a desenvolver o foco e a concentração durante todo o ano e acaba criando um condicionamento para resistir bem aos dias do Enem.

Mas só isso não basta. Desse modo, faça simulações da prova exatamente como será no dia. Baixe as provas anteriores e reserve um dia para respondê-la nas mesmas condições que você terá no dia oficial.

Assim, sente-se em uma cadeira, desligue o telefone e peça para não ser interrompido. Deixe uma garrafa de água por perto, um lanche e vá ao banheiro como em um dia normal de prova.

Leia também: Dicas de alimentação e saúde que todo estudante deve seguir.

Mãos de uma pessoa segurando bloco de notas e lápis e fazendo anotações. Há uma xícara de café sobre a mesa.

Administrar o tempo de resolução de questões

Administrar o tempo de prova é fundamental: você precisa separar, pelo menos, 1h para a sua redação e 30 minutos para o preenchimento do cartão-resposta.

  • Quando começar a responder a prova, inicie pelas questões que você considera fáceis e sabe a resposta.
  • No momento em que ler alguma na qual você tem dúvidas, faça o seguinte: leia as alternativas, risque aquelas respostas que você tem certeza de que estão erradas e, em seguida, pule para a próxima questão. Não tente analisá-la agora, mas também não apenas pule para a seguinte. Desse modo, o ideal é eliminar o erro logo de cara para não perder tempo relendo este trecho quando voltar à questão.
  • Continue respondendo às demais questões normalmente.
  • Ao fim, restarão apenas aquelas que você tem dúvida. Agora tente responder as que você tem alguma ideia da resposta, procure uma lógica nelas e está feito.
  • Naquelas que você realmente não faz ideia da resposta, apenas chute. Não adianta buscar uma iluminação nesse momento, pois isso é tempo que você perde para responder às questões nas quais sente confiança. Lembre-se que este é o momento ideal para que você faça simulações. Então, não se dê ao luxo de se estender só porque está em casa.
  • Uma última dica, não pare para rever as respostas das questões que você já marcou com certeza. Lembre-se que o essencial é não perder tempo. E a gente sempre acaba trocando a alternativa certa pela errada, né?

Leia também: 6 dicas matadoras para organizar seus estudos para o ENEM.

Administrar o tempo da redação

Organize as suas ideias em um rascunho com os tópicos que você irá abordar no começo, meio e fim da sua redação. Em seguida, tente utilizar palavras-chave para otimizar seu tempo.

Lembre-se de “testar” os seus argumentos e , também, de analisar bem se eles estão de acordo com a sua conclusão. Afinal, é comum acontecer de formularmos ideias para nossa redação e, logo em seguida, mudarmos de ideia por aquilo não parecer fazer sentido.

Por isso, é interessante montar seu rascunho com palavras-chave. Qualquer ideia controversa pode ser facilmente riscada e reescrita.

Cartões de resposta mostrando as respostas marcadas corretamente.

Não esqueça o cartão de respostas

Sim, você também precisa treinar o preenchimento do cartão de respostas! Afinal, este é o momento mais tenso e decisivo da prova. Você consegue marcar a bolinha certa sem se perder naquela infinidade de letras e números?

Desse modo, dedique um tempo treinando as suas bolinhas e faça simulações para o cartão de resposta também. Mas tente o seguinte, entenda que essa pode ser uma hora para relaxar e não para ficar mais tenso, pois este é um sinal de que a sua prova está no fim e que você conseguiu cumprir toda a sua jornada. Acredite que você fez o seu melhor!

Momento da análise

Ao terminar o seu simulado, analise cada detalhe do seu desempenho. Você conseguiu utilizar o tempo que reservou para cada etapa? Está demorando muito nas questões?

Tente aprimorar seu desempenho no próximo simulado, pois com o tempo, esse gerenciamento passará a ser normal e você se sentirá mais confiante para responder as questões seguindo a técnica para administrar o tempo de prova que mostramos aqui. Então, não deixe de fazer simulações e treinar muito, esse é o segredo!

Garota vestida com beca e capelo segurando um diploma. Ela está sorridente e comemorando em cima de vários livros gigantes.

Mas, e então? Quantos simulados você fez até aqui? Já está preparado para o Enem? Você tem alguma técnica diferente para a prova? Conta pra gente!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Saiba como estudar sozinho para o ENEM
cronograma de estudos

Saiba como estudar sozinho para o Enem

Estudar sozinho para o Enem precisa de dedicação e foco. Mas com um cronograma adequado ao seu perfil e boas estratégias você vai conseguir arrasar no Enem!

Como estudar para medicina sozinho?

Como estudar sozinho para Medicina

Sabemos que estudar sozinho é um desafio, mas você pode contar com várias estratégias para conseguir se sair bem na preparação para o Enem! Dá uma olhada no que você pode fazer na sua jornada para a prova:

Melhore o seu desempenho no enem com o digrama de Ishikawa

Melhore o desempenho no Enem com o Ishikawa

Você já ouviu falar no Diagrama de Ishikawa? Se você ainda não sabe o que é, calma que vamos te explicar direitinho. Essa ferramenta pode te ajudar a identificar alguns problemas que possam estar te atrapalhando na preparação para a