Possíveis temas para redação do Enem 2022: 7 dicas atuais

Tentar descobrir quais os possíveis temas para redação do Enem 2022 é uma das coisas que “tira o juízo” de muitos estudantes. Mas, por mais que não tenhamos uma bola de cristal que mostre qual será o tema deste ano, é possível ficar bem preparado e não ser pego de surpresa! Quer saber como? Continue com aqui e veja quais os assuntos têm chances de figurarem na redação!

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Tentar descobrir quais os possíveis temas para redação do Enem 2022 é uma das coisas que “tira o juízo” de muitos estudantes. Afinal, a produção escrita possui um grande peso na nota final do exame e, além do mais, deverá abordar algum assunto atual que só será revelado no dia da prova. Mas, por mais que não tenhamos uma bola de cristal que mostre qual será o tema deste ano, é possível ficar bem preparado e não ser pego de surpresa! Quer saber como? Continue com aqui e veja quais os assuntos têm chances de figurarem na redação!

possíveis temas para redação do Enem 2022
Tão importante quando saber quais são os possíveis temas para redação do Enem 2022 é também saber como funciona a redação

Por que você deve saber como funciona a redação do Enem?

Antes de falarmos sobre os possíveis temas para redação do Enem 2022, precisamos deixar bem claro que essa parte da prova é de grande importância para a sua nota final. Afinal de contas, é por meio da produção escrita que avalia-se, por exemplo, se o candidato possui domínio da Língua Portuguesa, consegue obedecer às normas gramaticais e se tem “jogo de cintura” para estruturar o texto de forma conexa.

No entanto, não é só isso, viu? Isso porque, ao analisar o seu texto, os avaliadores também conseguem identificar se você possui competência para argumentar, isto é, defender suas ideias a respeito do tema proposto na prova. Nesse sentido, também avalia-se a habilidade de organizar as ideias em uma linha de raciocínio coerente com o tema. Portanto, já deu para entender que não estamos falando de um simples texto de 30 linhas, não é mesmo?

5 coisas que você precisa saber antes de construir sua redação

Assim, tão importante quanto saber quais os possíveis temas para redação do Enem 2022, você também deve entender como se ordena esse texto. Nesse caso, o primeiro ponto que merece destaque é que a estrutura da redação do Enem segue o modelo de texto argumentativo-dissertativo. Lembra que falamos que você vai precisar saber argumentar e defender suas ideias? Pois bem, isso significa que é necessário apresentar o seu ponto de vista sobre o tema da redação e defendê-lo por meio de argumentos, beleza?

Assim, é por isso que, sozinha, a redação corresponde a 1000 pontos da nota do Enem. Aliás, é importante lembrar que o cálculo da nota final do texto não é realizado com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), como ocorre com as questões objetivas da prova. Ao invés disso, os corretores da redação analisam se o candidato, ao construir o seu texto, atendeu às 5 competências de avaliação para correção da redação, que são:

1ª Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa

Aqui é o seu momento de brilhar, mostrar que você conhece as regras gramaticais da nossa língua, certo? Além do mais, não estamos falando só de acentuação ou pontuação, mas também de regência, ortografia, concordância, semântica, entre outros aspectos da língua formal;

2ª Compreender a proposta de redação

Nesse caso, mostre que você entendeu bem o que o tema da redação pede. Em outras palavras, use argumentos válidos para desenvolver as suas ideias e cuidado para não “fugir” do tema;

3ª Selecionar e organizar as informações

Aqui, a ideia é simples: apresente de forma clara a ideia que você defende. Logo, para isso você vai precisar selecionar, relacionar e organizar as informações e argumentos para defender a sua tese, ok?

4ª Demonstrar conhecimento dos mecanismo linguísticos

Além de obedecer às etapas da estrutura da redação (introdução, desenvolvimento e conclusão), os parágrafos devem relacionar-se uns com os outros;

5ª Apresentar uma proposta de intervenção

Por fim, para fechar o seu texto com chave de ouro, apresente uma proposta de intervenção para o “problema” discutido. No entanto, lembre-se de que a proposta deve respeitar os direitos humanos, certo?

Agora, depois de aprender como funciona a redação, parece que fica mais simples de fazê-la, não é mesmo? Contudo, se você quiser conhecer mais sobre as 5 competências de avaliação e quantos pontos cada uma vale, consulte o portal do MEC. Além disso, se você quer detonar na produção escrita, não deixe de conferir estas 5 dicas poderosas para escrever uma redação nota mil.

Possíveis temas para redação do Enem 2022
Conhecer quais são os possíveis temas para redação do Enem 2022 vai te deixar mais preparado para prova e evitar grandes surpresas

Quais os possíveis temas para redação do Enem 2022?

Em primeiro lugar, o tema da redação é uma informação top secret e guardada sob 7 chaves. Brincadeiras à parte, ele é sim super sigiloso e, portanto, é impossível conhecê-lo com antecedência. Porém, o que sabemos é que sua definição ocorre entre 5 e 6 meses antes da data de realização do exame, e é feita por equipe de especialistas nomeados pelo INEP.

Assim, pensar em qual será o possível tema da redação é como abrir uma caixinha de surpresas: você nunca sabe o que vai encontrar. Entretanto, nem tudo está perdido! Afinal de contas, com base na observação das edições anteriores da prova, sabemos que o tema da redação costuma abordar questões importantes para a sociedade, como assuntos políticos, sociais, culturais, ambientais, entre outras áreas que afetam a vida das pessoas.

Dessa forma, para que você não fique perdido em meio a tantas possibilidades de assuntos, preparamos uma lista com alguns dos possíveis temas para redação do Enem 2022. Porém, é claro que não podemos ter a certeza que, dentre opções listadas abaixo, uma delas será o tema da redação deste ano. No entanto, a lista serve como uma base para que você possa ter ideia do que esperar, entendeu? Confira a seguir!

Tema 1 – Desafios no combate à evasão escolar no Brasil

A evasão escolar é um tema muito discutido, mesmo antes da pandemia, as escolas já debatiam a situação. Assim, na pandemia da covid-19, a evasão tomou um outro viés, pois os alunos não estavam inseridos no ambiente escolar físico, mas também não tinham estruturas para o ensino remoto, o que dificultou o acesso;

Tema 2 – Efeitos da cultura do cancelamento na sociedade contemporânea

A cultura do cancelamento é uma prática feita, geralmente, na internet. Assim, é normal as pessoas errarem e aprenderem com eles, mas esse cancelamento em massa que uma pessoa pode receber, acaba, por fim, impossibilitando esse desenvolvimento. No entanto, muitos desses cancelamentos estão relacionados aos ataques às minorias;

Tema 3 – Desafios na universalização do saneamento básico no Brasil

Milhões de brasileiros vivem sem saneamento básico. Quase 100 milhões de pessoas não possuem acesso à coleta de esgoto e em torno de 35 milhões vivem sem água tratada, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Com isso, esse cenário pode levar às doenças e morte devido à contaminação. Portanto, esse é um bom candidato na lista de possíveis temas para redação do Enem 2022. Assim, é bom ficar de olho, combinado?

Tema 4 – Impactos causados pelos desastres ambientais no Brasil

O Brasil já passou por alguns desastres ambientais; queimadas, deslizamentos, vazamento de óleo e outros. Assim, um desses desastres trata-se do maior rompimento de barragem do mundo inteiro. Nesse sentido, no dia 5 de novembro de 2015 em Mariana, MG, a barragem rompeu e provocou uma onda de lama e rejeitos que devastou os municípios próximos e cerca de 80 quilômetros do leito d’água na região. Dessa forma, afetou não apenas a fauna e flora, mas também o desenvolvimento socioeconômico da região;

Tema 5 – Violência doméstica: a pandemia da covid-19 tornou o lar um ambiente hostil na sociedade brasileira

A violência doméstica é a violência destinada às mulheres. Geralmente, acontece em seus lares, lugar a qual deveriam se sentirem abrigadas, muitas vezes, acaba sendo um ambiente hostil e perigoso. Assim, esse problema que assola a sociedade brasileira, na pandemia da covid-19, fez-se presente em muitos lares devido ao isolamento social;

Tema 6 – Os desafios da mobilidade urbana na sociedade brasileira

Mobilidade urbana refere-se a forma que a população utiliza para se deslocar dentro desse espaço urbano. Assim, pode ser de diversas maneiras: a pé; carro; moto; ônibus; bicicletas. Com isso, no Brasil, há diversos problemas que dificultam a circulação nos centros urbanos, como a superlotação de veículos nas vias, além de aumentar os índices de acidentes de trânsito. Assim, para ficar preparadíssimo e não ser pego de surpresa, é bom ficar atento à essa temática também!

Tema 7 – A superlotação do sistema prisional e as dificuldades na reinserção social no Brasil

Os presídios são feitos para que as pessoas paguem pelos seus crimes, de forma que depois possam voltar à sociedade. No entanto, no Brasil, os presídios estão superlotados, o que causa inúmeros problemas ao sistema carcerário, como rebeliões, crimes de menor gravidade e até crimes mais complexos, como o homicídio. Assim, este sujeito que está cumprindo sua pena, ao invés de sair inserido novamente na sociedade, acaba, por sua vez, inserido ainda mais no mundo do crime.

E quais os temas da atualidade em 2022?

Agora que você já conheceu alguns assuntos que podem ser cobrados na prova, é hora de darmos um aviso importante: a lista dos possíveis temas para redação do Enem 2022 não para por aí. Isso porque selecionamos apenas algumas temáticas que têm potencial de figurarem na prova de redação. Entretanto, é fundamental que você busque outras fontes, como jornais e noticiários televisivos, por exemplo, para se manter atualizado. A propósito, coloque isso como uma tarefa na sua rotina, certo?

Ainda assim, pode ser difícil saber em quais assuntos focalizar – já que, quando o assunto é atualidade, o leque de temas é amplo. Desse modo, para que você não fique perdido, dá uma olhada no Kit de Atualidades que trouxemos para você. No material – que, diga-se de passagem é excelente e ainda é gratuito – você vai encontrar as principais atualidades sobre:

  • Conflitos e Guerras;
  • Economia;
  • Educação;
  • Esporte e cultura;
  • Internet, Ciência e Tecnologia;
  • Meio Ambiente;
  • Política;
  • Saúde;
  • Segurança.

Além do mais, se um dos possíveis temas para redação do Enem 2022 for sobre o assunto de política, também temos um material riquíssimo que vai te ajudar a ter mais vantagem na prova. Estamos falando do Repertório Sociocultural sobre Política. Com ele você vai ficar por dentro dos principais eventos políticos midiáticos, dados estatísticos referenciados, teorias e conteúdos de legislação, além de dicas der séries e livros sobre o tema! Desse modo, mesmo que política não seja a sua praia, vai ser bem mais fácil entendê-la.

Viu só como é mais do que possível estar bem preparado para o grande dia?! Mas sabe do que mais você precisa para garantir uma boa nota? De organização! Para isso cadastre-se gratuitamente na nossa plataforma e prepare-se para o Enem do jeito certo, ou seja, feito exclusivamente para você!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Corrigir simulados pode aumentar o seu desempenho no Enem

Um dos segredos para se dar bem no Enem e aumentar o seu desempenho é corrigir simulados e analisar os seus erros. Assim, essa é uma das estratégias que pode aumentar a sua nota e por essa razão, vamos te explicar agora como aplicá-la em sua rotina de estudos!

Estudar para o Enem em 2 meses: saiba o que priorizar

É possível estudar para o Enem em 2 meses e ainda conseguir a aprovação? Apesar do tempo limitado, é possível recuperar as horas perdidas e ainda garantir uma boa nota, mesmo começando da reta final. Duvida disso? Pois a gente te mostra como aqui, neste artigo!

Possíveis temas para redação do Enem 2022: 7 dicas atuais

Tentar descobrir quais os possíveis temas para redação do Enem 2022 é uma das coisas que “tira o juízo” de muitos estudantes. Mas, por mais que não tenhamos uma bola de cristal que mostre qual será o tema deste ano, é possível ficar bem preparado e não ser pego de surpresa! Quer saber como? Continue com aqui e veja quais os assuntos têm chances de figurarem na redação!