Saber como criar um cronograma de estudos para o ENEM é, praticamente, o primeiro passo para criar uma rotina de estudos eficaz, não é? Afinal, planejar seu tempo é o que vai te dar disciplina e determinação, além de ser a chave da sua motivação diária.
Quando começamos a estudar para o ENEM, é comum pesquisar cronogramas prontos na internet ou pedir ajuda de alguém que já criou o próprio cronograma, mas talvez essa não seja a melhor opção. Sabe por quê? A gente explica:
Qual o melhor cronograma para o ENEM?
Quando você monta seu cronograma, é preciso levar em conta quanto tempo você tem na sua rotina diária, certo?
Então, o melhor caminho é criar um plano de estudos que possa se adequar a toda sua vida. Afinal, os cronogramas prontos não consideram quanto tempo você tem para estudar, nem o seu tempo na escola ou no trabalho. Quando você utiliza uma rotina de estudos criada por outra pessoa, você pode acabar percebendo que não está funcionando para você. Assim, estudar se torna algo frustrante.
Por isso, o melhor cronograma de estudos para o ENEM é aquele que pode se adaptar ao seu dia a dia, que considera o seu tempo livre para estudar e não te sobrecarrega!
Você pode montar o seu próprio cronograma, mas fazer tudo manualmente é cansativo e pode acabar sendo desmotivador. Foi para te poupar tempo que o Planejativo criou o cronograma adaptativo, olha só as vantagens que ele tem.
Quais as vantagens de ter um cronograma adaptativo?
O ideal é criar um cronograma de estudos para o ENEM que se adapte ao seu dia e considere o seu horário disponível para estudar. Ele é preparado para ser conciliado com o cursinho, a escola e até o trabalho. Além disso, ele também é pensado para ser automaticamente ajustado caso imprevistos e situações inesperadas aconteçam.
Por exemplo, imagine que você vai fazer um trabalho escolar com urgência e, para isso, precisa utilizar um pouco do horário previsto para estudar para o ENEM. Ou então pense que você tem uma consulta médica e não pode adiar de forma alguma. Com um cronograma normal, você perderia todo o conteúdo e teria que refazer todo seu plano de estudos.
Mas com uma rotina de estudo que se adapta às suas necessidades e situações imprevisíveis, você fica mais tranquilo em saber que não vai perder nem acumular o conteúdo, muito menos desperdiçar seu tempo reajustando o cronograma.
Até ajuda a diminuir a ansiedade para o ENEM, não acha?
E ele ainda dá uma motivação nos estudos
Ter motivação constantemente é um desafio, né? Mas criando um cronograma de estudos adaptativo, você segue no seu próprio passo e não precisa tentar se adequar ao ritmo de quem montou o cronograma pronto. Assim, ele vai impedir que você se sinta cansado e sobrecarregado, evitando aquela frustração de não conseguir estudar e motivando você até o final dos estudos de cada dia com as pequenas metas criadas diariamente.
E você ainda ganha um “parabéns” por concluir sua meta diária!
Não é só isso: por considerar o curso e a faculdade que você pretende ingressar, o cronograma deixa tudo do seu jeito e isso é mais do que motivador, né? Te dá a confiança de acreditar na aprovação!
É um plano de estudos que considera a data da prova
Quanto mais perto da data da prova do ENEM, mais pensamos quais são os conteúdos que mais caem. O cronograma do Planejativo também pensa nisso, sabia?
Por ser adaptativo, ele ajusta os assuntos a serem estudados, isto é, o cronograma mostra quais são os conteúdos e tópicos que são os mais recorrentes na prova, então você estuda tudo aquilo que é considerado mais urgente de ser aprendido ou revisado.
Quais são os tipos de cronogramas do Planejativo?
O Planejativo tem dois tipos de cronogramas dentro da plataforma: o inteligente e o flexível. Eles funcionam assim:
O cronograma inteligente já está todo prontinho para você. Ele é automático, então você não precisa alterar nada! Para quem estuda sozinho ou deseja um cronograma mais personalizado encontram nele a melhor opção, pois ele leva em conta a sua disponibilidade de tempo.
Já o cronograma flexível é mais indicado para quem está seguindo um plano de estudos do cursinho ou da escola. O Planejativo organiza os conteúdos que você já viu e programa suas revisões, e só precisa que você registre qual assunto foi estudado.
Leia também: Os 4 passos para criar um cronograma de estudos no Planejativo
Um plano de estudos que vai além do cronograma
O Planejativo vai além de só oferecer um cronograma, ele também tem metodologias que podem te ajudar a ter um estudo mais ativo.
Questões integradas no plano de estudos
A agenda diária integra as questões de cada assunto estudado, então assim que você aprende um conteúdo já pode ir para a parte prática dos estudos. Lá, você também consegue ver como está se saindo com estatísticas que mostram as respostas que você marcou, o índice de acerto e os motivos dos erros.
Nas questões, você consegue, ainda, ver a resolução de cada uma delas e ainda tem a possibilidade de criar um flashcard, personalizando do jeito que você prefere que seja suas perguntas e respostas.
Verifique seu desempenho
Você pode verificar seu desempenho e saber como está indo de modo geral. A plataforma também exibe as horas de estudo, atividades realizadas, questões respondidas e uma porcentagem de aproveitamento. Além disso, você pode saber o aproveitamento e atuação por área e disciplina e qual o melhor e pior desempenho.
O Planejativo conta, ainda, com um simulador SISU, para que você tenha uma ideia de como seria sua nota no sistema e as chances que você tem de conseguir a aprovação no curso e na universidade que deseja ingressar.
Estude com o Planejativo e crie seu cronograma
Saiba como criar seu cronograma de estudos para o ENEM: basta clicar aqui e realizar seu cadastro! O cronograma adaptativo garante que você não perca nenhum conteúdo e consiga ajustar todo seu plano de estudos à sua realidade.