Os 4 passos para criar um cronograma de estudos no Planejativo

Siga esse tutorial para criar seu plano de estudos no Planejativo e arrasar no ENEM 2021

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Se você vai começar a estudar para o Enem ou já começou, você deve saber a importância de um bom planejamento para alcançar suas metas. Por isso, viemos te trazer a melhor solução de todas: uma plataforma inteligente que organiza seus estudos e revisões. Mas se você já sabe disso, vamos ao tutorial de como criar um cronograma de estudos.

Primeiro faça o cadastro na plataforma. Você pode optar por usar o e-mail e criar uma senha ou você pode entrar com o próprio login do Google, ou do Facebook… e então, seguir os passos abaixo. Se preferir, você pode assistir ao tutorial no TikTok.

defina o seu plano de estudos no planejativo

Defina o seu cronograma de estudos

Esse é o momento para entendermos qual o objetivo do seu estudo.

Nessa etapa, você vai informar o nome do seu cronograma, a data estipulada para a prova e a data que você vai começar a estudar. Se ainda não souber a quando vai ser a prova, você deve colocar uma data provável, pois a inteligência artificial do Planejativo considera essa data para criação do seu cronograma.

Importante: A cobertura dos assuntos depende da sua carga-horária de estudo e do tempo até a prova. Sendo assim, se você tiver menos tempo para estudar, consequentemente, menos assuntos serão incluídos no seu cronograma. Entretanto, serão priorizados os mais recorrentes no Enem.

Você pode consultar os assuntos incluídos no seu cronograma no menu “Meu plano de estudos”, na opção “Adicionar/remover assuntos”.

Dando continuidade ao seu cronograma, escreva o curso que você tem intenção de cursar e os locais em que você gostaria de estudar, pois o Planejativo utiliza esses dados para saber os pesos do curso e instituição que você deseja e personalizar o seu cronograma.

Escolha o tipo de cronograma para o seu plano de estudos

Escolha o tipo de cronograma

Agora é o momento de decidir qual será o seu tipo de cronograma. Você pode escolher entre essas duas opções:

Inteligente

Em suma, esse tipo cria um cronograma de estudos prontinho pra você. Ele é ideal para quem vai estudar sozinho para o Enem e/ou quer um cronograma personalizado.

No cronograma inteligente, a cobertura dos assuntos e a frequência das revisões se ajustam conforme a sua disponibilidade e o seu rendimento.

Flexível

Já no cronograma flexível, o Planejativo irá organizar seus estudos e programar suas revisões. Dessa forma, ele é indicado para quem segue o cronograma da escola/cursinho presencial ou segue um cronograma próprio. Com ele, você irá registrar os assuntos estudados no dia e, a partir disso, suas programadas serão agendadas.

No vídeo abaixo, você vai descobrir como programar as revisões:

Independentemente do tipo de cronograma que você escolher, o seu cronograma será adaptativo, ou seja, caso você não consiga cumprir suas metas do dia, o seu cronograma será reformulado automaticamente. Além disso, você poderá consultar o material de apoio, resolver questões, criar listas de exercícios e simulados e acompanhar o seu desempenho por meio de gráficos dinâmicos de desempenho.

Ajuste sua rotina no plano de estudos

Informe sua rotina

É fundamental entender como funciona sua rotina para poder desenvolver o seu cronograma.

O ideal é que é você crie um plano de estudos realista, e que tenha a ver com sua rotina. Se você não possui dez horas no dia para estudar, não adianta marcar. Então, analise a sua rotina. Assim, identifique suas necessidades de descanso, sono, higiene, locomoção, trabalho, estudo em curso preparatório ou faculdade, lazer, refeições, atividade física, etc.

Depois de fazer essa análise, você vai descobrir quanto tempo tem livre, de fato, para estudar.

Assim, no seu cronograma, informe qual será o tempo de estudo para cada dia, se você irá incluir todos os dias da semana, os fins de semana…

Dica: Sempre deixe um dia disponível no seu cronograma para você fazer simulados! Assim, você exercita seus conhecimentos com a melhor técnica de estudos e ainda avalia o seu desempenho.

Importante: Você pode fazer ajustes no seu cronograma a qualquer momento.

marque o grau de dificuldade nas matérias do seu plano de estudos

Selecione as disciplinas e o seu nível de dificuldade nelas

As matérias que você possui mais dificuldade terão mais revisões e tempo de estudo.

Você provavelmente deve ter mais facilidade com uma área de conhecimento. Qual é essa área? Analise seu desempenho na escola. Qual matéria você sentia mais dificuldade em estudar? Em seguida, marque o grau de dificuldade em cada disciplina. Sendo assim, se você tiver bastante dificuldade, marque difícil. Caso você não tenha nem dificuldade nem facilidade, marque normal e caso você tenha muita facilidade, marque fácil.

Para concluir, é só clicar em criar o plano… Mas, antes, deixa aí o seu comentário! Esse tutorial foi útil? Ficou alguma dúvida?

Leia também: Cronograma pronto x cronograma adaptativo: quanto tempo você perde planejando os seu estudos?

Mais conteúdo sobre o ENEM

Use lettering em mapas mentais emelhore a visualização de informações importantes
lettering

3 ideias para usar lettering em mapas mentais

Se você estuda pelo computador ou fazendo anotações rápidas, talvez sinta falta da época em que enfeitava seus cadernos. Mas você sabia que usar criatividade no seus materiais de estudo pode ser uma boa estratégia? Por isso, trouxemos ideias de mapas mentais com lettering que podem ajudar na memorização, na visualização das informações e ainda dinamizar seus estudos!

planejativo app
Celular X Notebook

Planejativo app: Como criar um atalho no celular?

Você sabia que o app do Planejativo pode ser facilmente adicionado à tela inicial do seu celular? E não se preocupe, colocamos o passo a passo para fazer isso! Além disso, vamos dar dicas de quando é melhor acessar o app no celular ou no computador!