Uma mão segura um lápis. Ao lado há a tela de um computador com uma folha de papel saindo dela. Abaixo do computador há vários livros.

A melhor maneira de estudar por livro, apostila e videoaula

Há um tempo atrás, estudar para o Enem se resumia a assistir às aulas presenciais na escola acompanhando-as por livros e apostilas físicas. Atualmente, há as apostilas online (e-books) e as videoaulas para facilitar e democratizar o acesso ao estudo. Mas, para quem estuda sozinho, ainda fica aquela dúvida: será que é melhor usar a apostila, o livro ou a videoaula? O ideal mesmo é combinar todos os recursos. Vem com a gente conhecer a melhor maneira de estudar por livro, apostila e videoaula.

Apostilas e e-books (PDF’s)

As apostilas e os e-books (PDF’s) apresentam um conteúdo mais resumido e menos exercícios em relação aos livros, mas possuem uma grande vantagem que é: possibilitar anotações no próprio material. Há muitas apostilas e e-books que podem ser suficientes para o seu estudo. No entanto, pesquise sobre a procedência deles, observe se eles foram escritos por algum sistema de ensino ou cursinho reconhecido no mercado, se há exercícios, se outros estudantes indicam e utilizam esse material.

Como, no geral, o conteúdo das apostilas e e-books é mais resumido, isso pode ser ótimo para os assuntos que você já tem uma boa base ou para assuntos sintéticos, que necessitam de poucos detalhes. Afinal, tempo é algo precioso para quem estuda e nada pior do que um material que enrola 15 parágrafos para explicar algo que precisaria de apenas 1.

Representação do tema livro, e-book e videoaula. Há um laptop sobre uma mesa e livros sobre o teclado.

Leia também: 5 poderosas técnicas de estudo para o ENEM.

Livros

Eles são tradicionais, mas nem por isso obsoletos, pois nada como um bom livro para tirar todas as suas dúvidas sobre qualquer assunto. Portanto, se você puder ter um para cada matéria ou mesmo pegar emprestado na biblioteca, seria o ideal.

O livro, mais do que a apostila e a videoaula, tem uma grande densidade de conteúdo. Por ser mais completo, certamente vai ajudá-lo com informações claras, revisadas e detalhadas. Ele sempre trará resumos e exercícios que vão auxiliar muito os seus estudos, especialmente se você estuda sozinho. Geralmente, os livros apresentam exercícios comentados e uma gradação muito didática dos níveis de dificuldade dos exercícios, ou seja, dos mais fáceis para os mais difíceis, o que facilita muito o seu aprendizado. Por isso, busque aqueles que adotam essa metodologia.

Além disso, o livro é construído para ser didaticamente interessante. Assim, ele contará com ilustrações e sugestões de outros materiais (físicos ou na web) que podem enriquecer muito o seu estudo.

Seis livros empilhados.

Videoaulas

Uma das principais vantagens das videoaulas é poder assisti-las em qualquer lugar e sentir como se estivesse em uma sala de aula real, já que elas são – em sua maioria – produzidas por professores que conhecem o assunto. Além disso, é possível aproveitar o recurso interativo que o vídeo possibilita para aumentar ou diminuir a velocidade da aula, adiantar a explicação de um assunto que você já sabe, pular as “brincadeiras” do professor, voltar para rever algo que não entendeu, pausar para fazer anotações e ver detalhes de gráficos e imagens.

Leia nosso artigo sobre “Dicas imperdíveis para estudar por videoaulas“.

Assim como você faria numa aula presencial, faça com a aula online. Não deixe de fazer seus mapas mentais, resumos e anotações, afinal, você precisará desse material para utilizar nas suas revisões.

No entanto, a principal desvantagem das videoaulas é a maior possibilidade de procrastinação para aqueles estudantes sem organização e disciplina. Por isso, é importante conhecer o seu perfil de estudante para escolher o tipo de material é mais adequado para o seu desenvolvimento durante os estudos.

Mãos segurando um tablet que mostra um vídeo em curso.

Leia também: 6 dicas matadoras para organizar seus estudos para o ENEM.

Quer uma dica? Ao iniciar um assunto novo, assista a uma videoaula para ter uma noção do conteúdo e, em seguida, estude pelo livro ou apostila para complementar seus resumos e mapas mentais. Se o conteúdo for muito complexo, aprofunde no livro; se for mais simples, utilize a apostila ou e-book. Assim, você combina todas as opções tornando seu estudo dinâmico e diverso sem ficar entediante.

Aproveite para separar cada material de acordo com a sua rotina de estudos. Se você tem pouco tempo para estudar em casa, deixe as videoaulas para ver no transporte público ou no horário do almoço no seu trabalho. E reserve o estudo detalhado com livros e e-books para quando puder sentar no seu cantinho de estudos.

Como você organiza seus materiais de estudo? Utiliza todos os recursos (livro, apostila e videoaula) ou só alguns deles? Conta pra gente qual, na sua opinião, é a melhor maneira de estudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *