Como aprender mais rápido: conheça o método mais usado

Recursos de players e navegadores para aumentar a velocidade das videoaulas é uma ótima opção aprender mais rápido e otimizar o tempo de estudo.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Como aprender mais rápido? Esse é o segredo que todo estudante gostaria de dominar. Mas saiba que isso é perfeitamente possível por meio de recursos que aumentam a velocidade das videoaulas e ajudam a otimizar o tempo. Não há nenhum mistério e nem mesmo prejuízos para o aprendizado. Assim, o que há é uma metodologia simples que pode ser aplicada aos mais diversos geradores de mídia.

Menos tempo, mais foco

Aumentar a velocidade de um vídeo, gradativamente (até o ponto em que você se sinta confortável), ajuda a elevar a sua compreensão, visto que o aumento da velocidade evita a distração, pois faz com que você fique mais focado para manter o raciocínio e entender a informação que está sendo transmitida.

Isso é possível porque o nosso cérebro tem a capacidade de processar informação muito mais rápido do que ela chega nele e, desse modo, você acaba se acostumando com a velocidade aumentada.

Para muitas pessoas, as videoaulas acabam sendo vilões por “tomarem muito tempo” do cronograma já apertado dos estudantes do Enem. Não pelo quesito importância, mas porque alguns professores acabam sendo muito lentos em suas explicações. Em outros casos, é só a necessidade de otimização do tempo o que influi na escolha por aumentar a velocidade de um vídeo.

Então, temos duas situações:

  • professores que falam muito lentamente;
  • encaixar o tempo de vídeo ao espaço do cronograma de estudos.

Por isso, não se sinta culpado caso deseje “acabar de assistir mais rápido” um vídeo. Afinal, como já foi comentado, isso pode – inclusive – ser uma boa maneira de aprender mais rápido devido ao esforço que o cérebro faz para se manter focado e seguir o raciocínio.

Leia também: Dicas imperdíveis para estudar por videoaula.

Recursos para aumentar a velocidade de um vídeo e aprender mais rápido

Então, vamos sugerir três opções de recursos para aumentar a velocidade de um vídeo. A primeira é para quem assiste à videoaulas no YouTube, a segunda é para quem utiliza players (aplicativos para reproduzir vídeos) do próprio computador e a terceira é uma sugestão de plugin para o navegador Google Chrome.

YouTube

No YouTube, clique no ícone da engrenagem no canto inferior direito. Em seguida, escolha a opção que você deseja: para assistir ao vídeo em velocidade lenta, selecione 0.5 ou 0.25. Já para assistir em velocidade acelerada, escolha 1.5 ou 2. A opção 0.25 simula o efeito câmera lenta. Para você ter uma ideia, uma aula de 1h vista em velocidade 1,5 vezes maior fica reduzida a 45 minutos. Já com o tempo de 2 vezes mais rápido, ela terá 30 minutos.

Players do computador

Agora, se você estiver vendo a aula em algum player do computador, procure o menu “reprodução” ou “reproduzir”, dependendo de qual você estiver usando, e selecione as opções de velocidade dadas.

Plugin para Google Chrome

Se você utiliza o navegador Google Chrome, experimente utilizar um plugin para aumentar a velocidade de um vídeo. Mas, atenção, esta opção só funciona para o Chrome. Por isso, caso você utilize o Mozilla, Opera ou qualquer outro navegador, não será possível instalá-lo.

Então, vamos ao passo a passo: vá na Chrome Web Store e pesquise pelo plugin “Video Speed Controller”

Ao visualizar o plugin desejado, clique em “usar no Chrome”.

Em seguida, aparecerá uma caixa para confirmar o uso do plugin. Então clique em “adicionar extensão”.

Você receberá a confirmação da instalação e, pronto, agora é só utilizá-lo. Por exemplo, abra um vídeo no YouTube e clique sobre o ícone do plugin que, agora, aparece na parte superior direita do seu navegador.

Uma pequena janela aparecerá para que você controle a taxa de velocidade do seu vídeo (rate). Teste 1,5 ou 2,0, pois estas são as velocidades mais recomendadas.

No entanto, faça vários testes e descubra qual velocidade é a mais confortável para você. Afinal de contas, a melhor opção pode variar de um vídeo para outro.

Observe que, para aumentar a velocidade do vídeo, basta aumentar a taxa (rate).

E então, vamos aprender mais rápido?

Você já usa alguma dessas opções para aumentar a velocidade de um vídeo? Se você ainda não tentou nenhuma delas, faça o teste agora mesmo e conta pra gente o que achou! ⏩

Mais conteúdo sobre o ENEM

Inscrição – Aula gratuita

O ENEM 2024 está se aproximando e, com ele, a ansiedade e as dúvidas sobre a melhor forma de se preparar. Sabemos que a organização e a rotina de estudos são fundamentais para um bom desempenho, mas como definir o que é realmente importante? Como manter o foco e a disciplina?

técnicas de estudo

O que mais cai em Matemática no ENEM?

A matemática no Enem pode ser um desafio para você, mas ao saber os assuntos que mais caem você consegue direcionar seus estudos. Vem comigo!