Cursinho online ou presencial: o guia definitivo

O cursinho online tem se popularizado entre os estudantes por ser mais acessível. Mas há quem defenda o presencial. Tire suas dúvidas sobre qual escolher.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

O cursinho online tem se popularizado entre os estudantes que vão prestar o Enem por ser mais barato e acessível. No entanto, por estarem acostumadas ao estudo presencial durante toda a vida, muitas pessoas ainda se questionam sobre a eficácia do cursinho online e acabam optando pelo cursinho presencial. Recentemente, falamos aqui no blog sobre as vantagens e desvantagens do cursinho online e presencial (que você pode ler no artigo Fazer cursinho presencial ou online: qual a melhor opção?) e também conversamos sobre isso no Instagram do Planejativo. Mas as dúvidas ainda são muitas, por isso, nós resolvemos montar um guia definitivo para você que ainda tem dúvidas quanto às vantagens e desvantagens do cursinho online e presencial.

Cursinho online: vantagens

O cursinho online tem muito mais vantagens do que simplesmente evitar a perda de tempo com deslocamento. Aliás, este se torna um grande atrativo, especialmente, para os estudantes que moram em regiões que não dispõem de cursos presenciais. Assim, não é preciso ir aos grandes centros e estudar torna-se algo democrático. Mas, além dessa, quais são as outras vantagens do cursinho online?

Velozes e furiosos

Quem está estudando para o Enem sabe que o tempo é precioso! Além de a quantidade de matéria ser gigantesca, ainda há quem precise dividir o tempo entre trabalho e estudo. Assim, assistir à vídeos tem sido um grande aliado nessa corrida contra o tempo, já que é possível aumentar a velocidade das videoaulas para encurtá-las e terminá-las logo.

Claro que o contrário (reduzir a velocidade) também é possível, mas cuidado com o pé no acelerador. É preciso ter atenção ao que se está assistindo. Pause para fazer anotações, volte o vídeo para rever tópicos mal compreendidos e aproveite pra pular aquelas brincadeiras que os professores costumam fazer… Caso você queira saber mais ideias legais para assistir à videoaulas, leia o artigo Dicas imperdíveis para estudar por videoaulas e aproveite ao máximo esse recurso do cursinho online.

Prioridades

O cursinho online permite que você adeque a lista de videoaulas ao seu planejamento e também a sua necessidade. Além disso, é possível estudar a qualquer momento e em qualquer lugar (flexibilidade) e pagando bem menos do que o cursinho presencial. Já que este exige despesas como manutenção de espaço físico, por exemplo (aluguel, limpeza, energia, canetas, lousa, etc.).

Desse modo, quem estuda e trabalha pode aproveitar aquele tempinho no transporte público para encaixar aulas que talvez não conseguisse ver no cursinho presencial por estar preso no trânsito.

Cursinho online: desvantagens

Mas como nem tudo na vida é perfeito, o cursinho online também possui as suas desvantagens. Afinal, estudar sozinho, sem o apoio real de professores e colegas exige muita força de vontade e dedicação.

Dúvidas, procrastinação e bads

Um cursinho online certamente disporá de suporte para resolução de dúvidas, mas elas podem demorar muito a serem resolvidas. Afinal de contas, se você estuda de madrugada, por exemplo, ninguém garante que o professor estará acordado a essa hora para lhe ajudar. Isso pode atrasar os estudos e até mesmo causar desmotivação.

Além disso, outra grande vilã pode entrar em cena: a procrastinação. Tendo total liberdade para montar seus horários, é comum dar aquela enrolada para começar ou finalizar um conteúdo, adiar as revisões, não fazer questões suficientes. Muitas são as desculpas, mas para não cair nessa armadilha, organize bem seu cronograma de acordo com o seu dia a dia.

Leia mais: Corrigindo problemas pessoais inimigos do aprendizado.

Porém, ainda pode piorar. Não ter com quem compartilhar o momento que se está vivendo também é uma grande desvantagem do cursinho online. Parece besteira, mas ter alguém que está passando pelo mesmo que você por perto – nesse caso, estudando para o Enem – é confortante e incentivador. Colegas e professores são importantes não só para o aprendizado, mas para fortalecer uma rede de apoio emocional fundamental para o vestibulando na hora que bater aquela bad. E, normalmente, quem faz cursinho online está sozinho em sua jornada.

Cursinho presencial: vantagens

O cursinho presencial traz um universo bem mais confortável, uma vez que passamos praticamente toda a nossa vida escolar tendo aulas em locais físicos. Assim, não fica difícil reconhecer quais as vantagens do cursinho presencial, pois é só pensar naquilo que é desvantagem para o cursinho online.

Sem dúvidas e sem bads

Tendo um professor por perto, no horário da aula, fica fácil tirar dúvidas e manter um diálogo. Discussões sobre os temas estudados podem se tornar ainda mais interessantes quando podemos ouvir as opiniões dos colegas e aprender com as dúvidas deles. Assim, o debate se torna uma grande vantagem do cursinho presencial, pois pode trazer à luz questionamentos que nós nunca teríamos pensado sozinhos.

Além disso, o contato com pessoas que estão vivendo o mesmo momento que você é fundamental para o suporte emocional tão necessário no período pré-Enem, não é verdade?

Cursinho presencial: desvantagens

Níveis, deslocamento, preço, atrasos

As discussões em sala são legais, mas e se a turma não estiver no mesmo nível? Com certeza você já passou pela experiência de sentir que a turma está atrasando o seu aprendizado ou mesmo que você não consegue acompanhá-la. Desse modo, um tempo precioso pode ser perdido, caso você já esteja adiantado. No entanto, o contrário também pode ocorrer e você se sentir constrangido na hora de tirar dúvidas por não se sentir suficientemente à vontade.

Além disso, há o tempo gasto com deslocamento, que pode ser um item desmotivador, pois você pode chegar atrasado e perder parte da aula ou até mesmo chegar muito cansado e não conseguir render o necessário.

Leia também: Não consegue aprender? Veja como seu cérebro funciona.

E quando aquele professor conta mais piada do que dá aula? Nesse caso não é possível acelerá-lo como nas videoaulas. Ou pode ser que ele demore muito explicando um tema básico, que você já domina, para poder entrar em um mais complexo. E aí não há como pular para a parte mais importante.

Mas, calma, pois ainda pode piorar. E se você precisar faltar aula? Bem, você não terá como assisti-la novamente. E isso é sinônimo de se perder no caminho do aprendizado. Quer mais? O cursinho presencial costuma ser mais caro do que o cursinho online.

E você? O que me diz?

Ufa!! Guia definitivamente finalizado. E você? O que me conta? Deixa aí nos comentários a sua experiência com cursinho online e cursinho presencial e aproveita para falar algo que não comentamos por aqui.

Mais conteúdo sobre o ENEM

Inscrição – Aula gratuita

O ENEM 2024 está se aproximando e, com ele, a ansiedade e as dúvidas sobre a melhor forma de se preparar. Sabemos que a organização e a rotina de estudos são fundamentais para um bom desempenho, mas como definir o que é realmente importante? Como manter o foco e a disciplina?

técnicas de estudo

O que mais cai em Matemática no ENEM?

A matemática no Enem pode ser um desafio para você, mas ao saber os assuntos que mais caem você consegue direcionar seus estudos. Vem comigo!