Fazer cursinho presencial ou online: qual a melhor opção?

Se você está buscando um cursinho de apoio para o enem e está em dúvida se escolhe um presencial ou online, fique atento aos prós e contras de cada um.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Fazer cursinho presencial ou online dependente muito do que você procura e do momento pelo qual está passando. Afinal, ambos têm vantagens e desvantagens. Faça uma lista de prós e contras incluindo fatores como tempo, metodologias de estudo e até mesmo o seu momento psicológico.

É comum pensarmos em um curso presencial como primeira opção e que o curso online nos deixará dispersos e sem foco. Mas, acredite, as duas opções podem ser muito boas a depender das suas necessidades no momento. Por isso, antes de dar um passo adiante, faça a sua lista de pros e contras e considere as dicas a seguir.

Tempo

Mão segurando ampulheta.

Se você já fez cursinho presencial antes, pode sentir que está repetindo algo que não funcionou. Os anos passam e os professores reproduzem até as mesmas piadas em sala de aula. Assim, se você trabalha o dia todo e vai ao cursinho a noite, essa sensação de que “não está dando certo” pode ser ainda maior.

Isso porque você passa a maior parte do tempo assistindo às aulas e bem menos tempo exercitando ou estudando em casa. Então, se o fator tempo é algo precioso pra você, reflita: quanto tempo você vai levar para ir e voltar ao cursinho? Quanto tempo você terá para estudar em casa?

Será que esse deslocamento vale a pena? Afinal, estudar não é só assistir aula, você precisa de tempo para ler a matéria sozinho e fazer suas anotações e exercícios. Além disso, ter alunos atrasados com relação a você é algo que também influencia no seu desenvolvimento, já que você precisará esperar o tempo de aprendizado dos seus colegas.

Agora, se a situação é o contrário, se a turma está mais adiantada, você pode se sentir desestimulado por achar que só você não aprende, acabar não conseguindo tirar suas dúvidas com os professores e não render o que poderia. Dessa maneira, se você sente essas dificuldades, talvez seja uma boa opção escolher um cursinho online.

A melhor metodologia de estudos

A melhor metodologia de estudos é aquela que traz resultados para você. Assim, quando você estuda sozinho, seguindo um plano de estudo, aliado à revisões e resolução de questões, fica mais fácil identificar quais são os seus pontos fortes e quais as suas deficiências. Desse modo, você pode montar seu cronograma e as suas aulas online de acordo com seus progressos e dificuldades. Ou seja, o seu estudo é totalmente focado em você e na sua forma de aprender.

Estudando online, você estuda com seu material digital, assiste às videoaulas que precisa para esclarecer temas mais complexos e, dessa maneira, não fica preso às necessidades das outras pessoas.

Outro fato, é que você pode focar nas disciplinas da sua área. Algo que um cursinho físico dificilmente irá priorizar.

No entanto, se você se sente perdido com a quantidade de assuntos para estudar e acha difícil montar um cronograma sozinho, busque um curso presencial e converse com seus professores sobre as melhores opções para o seu caso.

Leia também: 6 dicas matadoras para organizar seus estudos para o ENEM.

Garota deitada em um banco de praça estudando online em laptop.

Rede de apoio

O cursinho presencial pode ser muito útil se você sente que precisa estar perto de pessoas que estão vivendo o mesmo que você – seja para compartilhar dúvidas e momentos de estudo, seja para dividir sentimentos sobre o processo pré-enem.

Além disso, pessoas que sentem dificuldades de estudar sozinhas ou que não conseguem espaço e concentração para estudar em casa podem fazer cursinho presencial também.

Outra vantagem da sala de aula física é que os professores podem solucionar rapidamente pequenas dificuldades que você tenha ou oferecer uma resposta direta aos seus questionamentos. Algo diferente ocorre em um cursinho online, no qual você precisa aguardar o tempo de um e-mail ou comentário.

E se você está tentando o Enem pela primeira vez, talvez seja bom ter orientação de professores presencialmente para que eles possam lhe auxiliar a lidar com assuntos novos e estratégias para as provas.

No entanto, se você já passou dessa fase e se sente mais seguro para guiar seus estudos sozinho, talvez seja melhor apostar no cursinho online. Assim você foca apenas no que é necessário pra você.

Leia também: Dicas imperdíveis para estudar por videoaulas.

E ai? Já parou pra pensar nisso tudo? Está fazendo algum cursinho? Fala sobre as suas experiências com estudo presencial e online e o que o motivou a escolher um ou outro.

Mais conteúdo sobre o ENEM

Inscrição – Aula gratuita

O ENEM 2024 está se aproximando e, com ele, a ansiedade e as dúvidas sobre a melhor forma de se preparar. Sabemos que a organização e a rotina de estudos são fundamentais para um bom desempenho, mas como definir o que é realmente importante? Como manter o foco e a disciplina?

técnicas de estudo

O que mais cai em Matemática no ENEM?

A matemática no Enem pode ser um desafio para você, mas ao saber os assuntos que mais caem você consegue direcionar seus estudos. Vem comigo!