Como montar um ciclo de estudos para o ENEM

Montar um ciclo de estudos para o ENEM é uma ótima alternativa para planejar seus estudos, especialmente se você dispõe de pouco tempo.

Essa é uma técnica muito utilizada por “concurseiros” e que pode, perfeitamente, ser aplicada por quem está estudando para o ENEM.

No ciclo de estudos, você determina uma sequência de disciplinas e segue essa sequência de acordo com a sua disponibilidade. Mas atenção: é importante seguir a sequência do ciclo sem pular nenhuma parte.

homem usando o ciclo de estudos enem

Preparando seu ciclo de estudos

Primeiro passo: Defina as disciplinas e o tamanho do ciclo

O primeiro passo é definir as disciplinas ou frentes que você deseja adicionar em seu ciclo de estudos. Liste todas as matérias que você quer incluir em seus estudos e, em cada uma delas, determine quanto tempo você pretende estudar. O número de horas do seu ciclo de estudos será a soma de todos esses tempos.

Uma sugestão: analise as disciplinas que você tem mais dificuldade e dê mais tempo a elas no seu ciclo. Você também pode fazer isso com aquelas que são mais importantes para o curso que você irá prestar o ENEM. Para as disciplinas que você tem mais facilidade, reserve menos tempo.

Por outro lado, lembre-se de que é importante não ficar muito tempo numa única matéria, pois você tende a perder a concentração. Portanto, não passe mais do que 2 horas em uma mesma disciplina.

Segundo passo: Defina a ordem do ciclo

Intercale disciplinas opostas entre si. Por exemplo, estude Matemática e depois Inglês ou Física e depois Biologia. Assim, você mantém o seu cérebro constantemente em desafio, pois ele não se habitua a ficar várias horas em temas semelhantes e, consequentemente, não se entedia ou perde a concentração.

Estudar por frentes tende a ser mais eficiente para o ENEM, pois você pode alternar assuntos de uma mesma disciplina dentro do seu ciclo. Além disso, você acostuma seu cérebro a ver muitos assuntos diferentes, o que é essencial para quem vai fazer ENEM.

Flexibilidade do Ciclo de Estudos

Lembre-se de que você não precisa se prender a horários determinados do dia. O importante é seguir a ordem determinada pelo seu ciclo com o tempo que você tem disponível. Isso é importante porque você pode adaptar o estudo para a sua rotina, e não o contrário. Assim, se – de repente – hoje você estava ocupado pela manhã e teve que marcar um médico à tarde, você pode seguir seu ciclo sem prejuízo no dia seguinte.

Além disso, você sempre pode redefinir seu ciclo de acordo com as suas necessidades.

Faça tudo isso numa planilha para não se perder. Quando você chega ao fim do seu ciclo, ele recomeça e é nessa renovação que é possível manter tudo fresco na mente. Por isso, é importante que você não negligencie nenhuma disciplina, mesmo que você não goste tanto dela.

Conheça 4 técnicas poderosas de estudos.

ciclo de estudos enem
Exemplo de ciclo de estudos para o ENEM

Benefícios do ciclo de estudos

• Você estuda todas as disciplinas, sem negligenciar nenhum assunto, evitando estudar só o que gosta e/ou o que sabe mais;

• Ajuda a memorizar, pois você estará frequentemente em contato com todas as disciplinas;

• Alternar as disciplinas deixa seu raciocínio mais ágil, pois, ao mudar as disciplinas de poucas em poucas horas ou minutos, seu cérebro fica em alerta tornando-se mais receptivo;

• Você não é prejudicado caso precise ficar um dia sem estudar, afinal é o estudo que se adapta a sua rotina e não o contrário.

• Aumenta sua motivação, pois você percebe que está conseguindo estudar todas as disciplinas do seu ciclo;

Lembre-se de que o ciclo de estudos não fará milagre sozinho. Para que ele funcione, você precisa se comprometer seguindo sempre os horários de estudo e não pular nenhuma matéria.

Se quiser conhecer mais sobre o ciclo de estudos, indicamos o livro “Como estudar para concursos“, do autor Alexandre Meirelles, criador desse eficaz método de estudos.

Pensar um ciclo de estudos é rever a maneira tradicional de estudar, que separa horas e disciplinas fixas por semana como fazemos na escola. Você já tentou organizar seus estudos dessa maneira? Compartilha com a gente como foi sua experiência.

Leia sobre 6 dicas matadoras de organização de estudos.

Comments 1

  1. Pingback: Por que um plano de estudos vai te ajudar a alcançar a aprovação mais rápido - Planejativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *