A procrastinação nos estudos é uma grande inimiga na sua determinação para ser aprovado no ENEM. É por causa dela que, muitas vezes, podemos nos atrapalhar e perder um assunto importante, deixá-lo para depois, acabar nunca estudando de fato aquele tema que adiamos e ainda deixar de seguir o cronograma de estudos para o ENEM.
No entanto, a procrastinação não é insolúvel: existem meios que podem ajudar a evitar esse mau hábito. Vem com a gente para descobrir como driblar as distrações e a falta de concentração que te fazem procrastinar e aprender como seguir o cronograma com consistência.
O que é a procrastinação nos estudos
Sabe quando você se organiza para começar a estudar para o ENEM, separa um horário, pega os materiais necessários e escolhe o local, mas quando inicia os estudos lembra de fazer uma outra coisa?
Por exemplo… comer o chocolatinho que tinha guardado no dia anterior ou dar uma olhada no Instagram e, quem sabe, responder uma mensagem que tinha esquecido.
É assim que a procrastinação funciona nos estudos e até mesmo em outras áreas, ela faz você deixar o mais importante para depois.
Esse hábito ruim pode até mesmo ser confundido com preguiça ou falta de vontade de realizar suas demandas, mas é preciso lembrar que cada pessoa lida com suas dificuldades de estudar de maneiras diferentes. Em razão disso isso, sentir a desmotivação bater pode ser algo bem comum para quem está se dedicando para o ENEM, mas não vamos deixar que ela te impedir, né?
Por que eu procrastino para estudar?
Por trás do ato de procrastinar nos estudos estão diversos motivos e precisamos entender quais são eles para resolver o problema da procrastinação.
Falta de disciplina em seguir o cronograma
Essa pode ser a principal causa da sua procrastinação. É quando você cria todo o seu cronograma de estudos mas não consegue segui-lo, pois lhe falta disciplina, e como estamos acostumados a fazer tarefas que nos cobram (como fazer os deveres de casa da escola), quando vamos executar algo por conta própria acabamos deixando para depois.
Mas muitas vezes essa falta de disciplina ocorre porque o seu cronograma é inflexível e acaba não se adaptando à sua realidade, como quando você coloca 6 horas de estudo sem pausa na sua rotina ou quando você pretende estudar tudo do dia em somente 1 hora.
É por isso que é necessário ter um cronograma adaptativo, ou seja, aquele que considera o tempo que você utiliza para outras demandas da sua vida e o tempo que você tem para estudar.
No Planejativo pensamos assim! Temos um cronograma que ajuda a otimizar os seus estudos e ainda te motiva a estudar, tudo isso considerando seu tempo livre para estudar. E você ainda pode personalizar inserindo suas horas de estudo, o curso que deseja e a faculdade que quer ingressar.
Clica aqui para criar seu cronograma personalizado!
Insegurança e desmotivação
A falta de confiança e falta de motivação andam lado a lado quando o assunto é procrastinação nos estudos. Geralmente, você percebe que seu desempenho não está indo tão bem assim e, com isso, logo pensa que ele não vai melhorar e começa a se sentir desmotivado. Já aconteceu isso com você?
Tudo bem, é normal sentir desmotivação em alguns momentos, mas é sempre importante lembrar a si mesmo que você não deve desistir! Você já chegou até aqui, então por que desistir agora?
Uma dica para driblar a insegurança é sempre anotar os assuntos que você não está indo bem e focar neles por um tempo, mas sem esquecer aquilo que você já sabe, porque, afinal, os assuntos que você tira de letra também têm que ser revisados.
Já para enfrentar a desmotivação, é interessante que você busque inspirações. Veja vídeos de pessoas que conseguiram entrar no seu curso, visualize-se ingressando na universidade que deseja e deixe mensagens positivas para si mesmo no seu cantinho de estudos.
Confiança excessiva
Pois é, assim como a falta de confiança afeta seu rendimento, a excessividade dela também pode afetar. Mas, como assim?
Eu explico! Quando você já sabe um assunto, é comum que pense “se eu já sei esse conteúdo, por que devo estudar mais sobre ele?” Mas tem um equívoco aí: está tudo bem se você se sente confiante com um assunto, mas isso não quer dizer que você vai parar de estudar sobre ele. Afinal, você vai precisar revisar o conteúdo e, assim, evitar que dê um branco na sua mente no meio da prova.
Sempre revise ativamente o que você já aprendeu, mesmo que seja aquele conteúdo que você já sabe tudo! É melhor estudar novamente do que esquecer de tudo no ENEM.
Métodos que não funcionam
Se você aprendeu somente um método de estudo na escola, pode ser que ele tenha se tornado sua zona de conforto. Mas e se essa técnica na verdade está dificultando o seu aprendizado?
Por isso, saiba mais sobre as técnicas de estudo e teste os métodos que você crê que podem funcionar melhor para você. Às vezes, a técnica que você utiliza não explora seu aprendizado 100%, então tenha a mente aberta para outras formas de estudar. São elas que podem ajudar a evoluir seu desempenho.
Por exemplo, se você tem um aprendizado mais visual, talvez mapas mentais decorados com cores sejam o ideal para você. Mas se você aprender mais lendo, teste o método de SQ3R, que otimiza sua leitura. Só não esqueça que essas técnicas devem ser complementados com questões, a melhor técnica de estudo ativo.
E essas são apenas algumas das causas da procrastinação. Estudantes com diferentes vivências podem ter motivos mais específicos para procrastinar, como cansaço por passarem o dia na escola ou no trabalho. No entanto, podemos procurar utilizar o tempo da melhor forma possível na conciliação entre o trabalho e os estudos.
Como estudar sendo procrastinador
Cumprir o cronograma e estudar com consistência é desafiador sendo alguém que procrastina, mas existem formas de driblar a procrastinação sem começar os estudos do início. E o primeiro passo antes de tudo é:
Descobrir o que te motiva
Encontrar a motivação necessária é o ponto de partida para se livrar da procrastinação. Nessa etapa, você vai refletir sobre aquilo que você mais quer e lembre-se o porquê de você querer tanto conquistar a sua aprovação no ENEM.
Uma boa prática que pode que deixar motivado é listar o que você deseja para o futuro e o que pretende alcançar entrando na faculdade. Deixe essa lista num local onde você possa ver com frequência pois assim, você não vai esquecer do que realmente importa para você.
Fazer metas de estudos
Depois de entender o que te dá mais motivação, você precisa fazer metas bem definidas: elas vão te guiar no caminho de estudar para o ENEM. Fazer metas diárias é o ideal para te lembrar o que é prioridade e o que pode ser deixado para depois, por exemplo:
“Hoje vou estudar o primeiro capítulo do meu livro de Geografia sobre o assunto que mais preciso, mas posso deixar o segundo capítulo para depois, já que não é minha prioridade”
Defina metas a curto, médio e longo prazo, mas vá com calma! Comece com pequenas metas, como fazer 10 questões de um assunto que você já sabe ou ler um capítulo curto de um livro. De início, não insira metas muito grandes na sua rotina, pois isso pode afetar seu rendimento e sua produtividade.
Leia também: Como aumentar a produtividade nos estudos
Ajustar seu cronograma de estudos
Se você sente que procrastina muito mesmo com um cronograma de estudos, então está na hora de ajustá-lo. Observe sua rotina diária e, caso você não tenha uma, esse é o momento de criar! Ter um horário para cada coisa, inclusive dormir, é essencial para que você não procrastine e tenha energia para estudar.
Que tal começar observando a hora que você acorda e toma café da manhã? A partir daí você pode criar sua rotina e com isso, fazer um cronograma que realmente seja eficaz para você.
Quando criamos um cronograma, ele precisa se adaptar a toda essa rotina que você tem, pois é assim que ele vai ajudar a otimizar seus estudos sem interferir nas outras atividades do seu dia a dia. Considere o tempo que você tem disponível para estudar, priorize seus estudos para o ENEM e seja uma pessoa determinada!
Assim, reorganize o seu cronograma para o ENEM e estipule prazos para concluir cada etapa dele, é dessa forma que você vai conseguir driblar a procrastinação e criar um senso de urgência e prioridade em sua mente.
Tire de perto o que te distrai
Muitos são os elementos que podem te distrair, certo? Redes sociais, mensagens, aquele jogo que você gosta, sua série preferida… Mas é preciso deixar algumas coisas para depois se você quer parar de procrastinar e focar em seu futuro.
Identifique aquilo que tira sua concentração e deixe de lado: desligue as notificações do celular, a TV e os outros aparelhos que você não usa enquanto estuda. Procure também um ambiente em que você possa focar sem que nada te atrapalhe.
Leia também: Como manter o foco e evitar distrações em época de ENEM
Você merece uma recompensa
Sabe o que mais pode te motivar e diminuir no hábito de procrastinar? Se presentear. Sim, planeje recompensas para si mesmo, como comprar uma comida que você gosta muito, assistir aquela série que você pensou em ver mas não pôde, organizar uma noite de jogos com amigos…
Quando você se presenteia por conseguir cumprir todas as metas, fica mais legal e mais motivador estudar, além de evitar que a procrastinação apareça de novo. Seja criativo e leve em conta o que você mais gosta!
As pausas evitam a procrastinação nos estudos
Tudo bem se você quiser otimizar seus estudos e deixar seu dia o mais produtivo possível, mas não adianta fazer tudo sem dar pausas. Se você não pausar, tudo vai se tornar mais cansativo e aí sim você vai procrastinar ainda mais seus estudos, mas lembre-se de cronometrar sua pausa também.
Os intervalos entre qualquer tipo de atividade constante te ajudam a descansar a mente, isso pode evitar sua sobrecarga e consequentemente o cansaço de estudar. Quando você dá pausas em seus estudos, o melhor é se distanciar o máximo que pode, então dê uma volta pela casa ou saia dela e caminhe um pouco na rua. Também beba uma água, coma algo que gosta ou até se exercite.
Não esqueça: se alongue sempre! Ficar muito tempo sentado na cadeira também vai sobrecarregar seu corpo, então para te motivar coloque uma música animada e comece seu alongamento.
Conte com o Planejativo para driblar a procrastinação nos estudos
A procrastinação também pode ser deixada de lado se você tem um bom parceiro de estudos que te motiva. E o Planejativo está aqui com esse objetivo! Queremos te encorajar cada dia mais a conquistar o sonho da aprovação.
Lá na nossa plataforma temos um cronograma adaptativo perfeito para você que quer enfrentar a procrastinação e otimizar seus estudos, sem contar com nossos diversos recursos que melhoram todo o processo de estudar para o ENEM, como os flashcards, as questões, os simulados, as revisões programadas, a análise de desempenho e muito mais!
Vem estudar com a gente!