6 técnicas de estudo para arrasar no Enem

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Se você é uma pessoa que gosta de testar várias técnicas de estudo para o Enem, está no lugar certo! Pois com tantos conteúdos para dar conta, é importante você encontrar uma ou mais técnicas que para te ajudar na jornada. Ao escolher as técnicas certas, você consegue otimizar o processo de estudo e diminuir suas dificuldades. Dessa forma, você pode diminuir o tempo que passa para conseguir resolver questões, além de melhorar leituras e revisões. Por isso, separamos para você algumas técnicas de estudo para você conseguir arrasar na prova!

Mas, antes de iniciarmos, Você já parou para pensar qual é a melhor técnica de estudo para o Enem?

Métodos de estudo para responder questões mais rápido

Métodos de estudo para o enem: Pomodoro e resolução de questões

1. Resolva exercícios

Fazer questões é uma das melhores formas de colocar em prática o que você já aprendeu até agora! Um dos maiores benefícios dela é a prática do estudo ativo. Ao praticar, você coloca o seu raciocínio para trabalhar, diferente de ler, ou então, assistir uma aula e apenas absorver informações.

Por isso, resolver questões é uma das estratégias de estudo para o Enem que você precisa inserir na sua rotina! Além disse, existem outros benefícios, por exemplo:

  • Identifica dúvidas (respondendo as questões você saberá quais conteúdos precisa rever);
  • Estimula o raciocínio (pois você terá que formular pensamentos sobre diversas questões);
  • Treina o tempo de resposta (quanto mais questões você responder, mais rápido você ficará);
  • Aumenta a fixação do conteúdo (fazer questões constantemente vai te ajudar a lembrar dos conteúdos com mais facilidade);

Então, que tal saber um pouco mais sobre os benefícios de Como estudar para o Enem fazendo questões?

2. Contabilize o tempo com Pomodoro

Se você ainda está sofrendo com a procrastinação, essa é a técnica de estudo que pode te ajudar a sair do zero agora mesmo! Para que você possa colocá-lo me prática, você pode utilizar um bloquinho para gerenciar seu tempo e aumentar a produtividade. Só para exemplificar, o método Pomodoro é um ciclo composto de quatro momentos compostos de: 25 minutos de estudo + 5 minutos de pausa.

Quando concluir o 4° pomodoro, descanse 15 minutos e, então, recomece.

Aliás, é importante que você respeite suas pausas para não se sentir sobrecarregado e conseguir continuar com os estudos ao longo do tempo. Porém, se você precisar parar antes do tempo, retome a contagem do início para que você consiga seguir o método.

Além disso, há diversos passos que você pode seguir para ter um estudo mais eficiente. Confira todas as dicas no nosso post Como usar a técnica de pomodoro para aumentar a produtividade e manter o foco.

Técnicas de estudo para melhorar a assimilação dos conteúdos

técnicas de estudo para o enem: SQ3R e mapas mentais

3. Agilize a leitura com SQ3R

Além dessas técnicas de estudo para o Enem, você pode inserir na sua rotina o método SQ3R! Com ele, você consegue absorver melhor o conteúdo, tendo em vista que ele também estimula o seu raciocínio em vez de só ler de forma passiva. Por isso, O SQR3 é considerado um dos melhores métodos de leitura e, para realizá-lo, você precisa passar por cinco etapas:

  • Survey (pesquisar);
  • Question (questionar);
  • Read (ler);
  • Recite (recitar);
  • Review (revisar).

Ademais, todas essas etapas estão separadas em duas fases muito importantes. Primeiramente, faça a pré-leitura – pesquisa e questionamento – já que é o primeiro contato com o material. E, em seguida, a leitura aprofundada – ler, recitar e revisar – depois que você já teve contato com material e comecou a ter dúvidas.

4. Visualize informações em mapas mentais

Mapas mentais são ótimos para absorver os conteúdos de forma esquematizada, sem ter que seguir as linhas do caderno, e dessa forma, abusar da sua criatividade brincando com forma e cores. No entanto, apesar do mapas terem esse conceito mais livre, existem algumas regrinhas para fazê-los mais eficientes, dá uma olhada:

  • Use cores (abuse das cores para lembrar mais fácil de uma informação);
  • Abreviações (poupe tempo e faça abreviações);
  • Letras grandes (pode te ajudar a lembrar de uma informação importante);
  • Escrever começando no centro (escreva o tema principal no centro para ser mais fácil de lembrar);
  • Use desenhos (desenhar auxilia na memorização e reforça as informações);
  • Cabeçalho (padronize sempre seus materiais de estudo).

Ah, e você também pode usar lettering nos mapas mentais para deixá-los ainda mais personalizados!

Mas, a dica mais importante sobre mapas mentais é que eles devem ser feitos com suas próprias palavras, do que você entendeu da matéria. Caso contrário, você estará usando essa técnica de forma passiva, apenas escrevendo o que tem no livro, apostila ou o que o professor escreveu no quadro.

Uma outra dica muito intessante é atualizá-los constantemente com as dúvidas e erros que surgirem a partir da resolução das questões. Assim, ele será um mapa mental cada vez mais mais assertivo e pessoal.

Técnicas de estudo para ajudar na memorização

Estratégias de estudo para o enem: Flashcards e estudo mnemônico

5. Revise conceitos com Flashcards

Já ouviu falar em flashcards? Essa é uma das técnicas de estudo para o Enem voltada a facilitar assimilação dos assuntos e otimização das revisões! Mas calma, vamos te explicar como funciona: você só precisa criar cartões com uma pergunta de um lado e a resposta do outro. Dessa forma, os flashcards podem ser usados para testar seu conhecimento em conceitos, definições, fórmulas e datas históricas! Aqui vão algumas dicas para te ajudar a usar os flashcards:

  • Separe por disciplinas (separar por temas também, tá?);
  • Faça perguntas e repostas resumidas (pois devem ser respondidos rapidamente).

Ah, além disso, você pode separar seus flashcards da seguinte forma: cartões que você sempre acerta, os que você tem dificuldade, mas consegue responder corretamente e, por último, os cartões que você sempre erra! Desse modo, você saberá quais conteúdos precisam ser mais revisados ou não. Lembrando que, no Planejativo, você pode fazer seus flashcards online de forma rápida e prática! Confira como aqui!

6. Memorize ideias com a técnica mnemônica

Já ouviu falar na técnica mnemônica? Pois esse método de estudo para o Enem ajuda na memorização dos assuntos por meio de imagens, símbolos, palavras ou frases. Sendo assim, essa técnica pode ser usada de quatro formas diferentes:

  1. Acrônimos: crie abreviações para a tornar o estudo mais prático;
  2. Acrósticos: faça frases com dicas do que precisa ser lembrado;
  3. Canções: use paródias para lembrar de algum assunto específico;
  4. Palavra-chave: com uma palavra-chave, crie imagens para associar ao assunto que quer lembrar;

Aliás, que tal você assistir o vídeo abaixo para entender melhor como estudar com a técnica mnemônica:

E então, para você, qual a melhor técnica de estudo para o Enem? Lembre-se que não basta apenas usar técnicas de estudo. É importante que você tenha um bom planejamento e um cronograma que direcione seus estudos!

Teste todas as técnicas de estudo acima! Cadastre-se gratuitamente no Planejativo e tenha acesso a um cronograma feito para você.

Mais conteúdo sobre o ENEM

Como organizar o local de estudo com o 5S?

Como organizar o local de estudo com o 5S?

Vida de estudante não é fácil, né? Se você tenta dar o máximo de si todos os dias e vê que o estudo não está rolando, pode não ser a técnica, mas sim o ambiente em que você está estudando.

Técnicas de estudo para o Enem
técnicas de estudo

6 técnicas de estudo para arrasar no Enem

Se você é uma pessoa que gosta de testar várias técnicas de estudo para o Enem, está no lugar certo! Pois com tantos conteúdos para dar conta, é importante você encontrar uma ou mais técnicas que para te ajudar na

Dá para estudar para o enem em 5 meses?
estratégias de estudos

Dá para estudar para o Enem em 5 meses?

O primeiro passo é ver o tempo como um fator positivo. Por isso, não pense que você tem APENAS 5 meses até a prova do Enem e sim que você tem MAIS 5 meses até a prova! E para aproveitar o máximo possível do seu tempo, você pode usar estratégias como…