Como montar um cronograma de estudos para o ENEM 2021

Quanto tempo você perde planejando seus estudos? Muitas pessoas se sentem inseguras para montar seu próprio cronograma tendo em vista a enorme quantidade de assuntos que é preciso estudar até o ENEM. Mas não se preocupe, esse post vai te ajudar acabar com essa insegurança!

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Uma das maiores dificuldades quando iniciamos os estudos para o Enem é saber por onde começar a estudar. Qual matéria eu escolho? Quanto tempo dedico a ela? De que forma vou estudar? Preciso revisar de quanto em quanto tempo? Responder essas perguntas te permitirá montar um cronograma de estudos e, assim, melhorar seu desempenho. Então, que tal acabar com essas dúvidas e começar um cronograma de estudos adaptativo para o Enem?

o que é um cronograma de estudos

O que é um cronograma de estudos?

O cronograma de estudos nada mais é do que o controle e o planejamento dos seus estudos em uma tabela ou uma agenda que irá organizar os assuntos que serão vistos por você naquele dia, naquela semana ou no mês. Dessa forma, você saberá o que já viu, o que ainda precisa ver e quanto tempo terá para isso. 

Para montar seu cronograma de estudos, você pode pesquisar algum modelo pronto na internet ou seguir o cronograma de algum influenciador. Dessa forma, você precisa apenas baixar e começar a estudar com base na ordem e no horário estipulado por outra pessoa. Você também tem a opção de montar o seu próprio cronograma – que vai ser um pouquinho mais trabalhoso – ou, então, você pode contar com a ajuda da tecnologia para criar um cronograma de estudos adaptativo, personalizado e automático.

Quais são o benefícios de um cronograma de estudo adaptativos

Quais os benefícios de um cronograma de estudos adaptativo?

Organização e praticidade

Em um cronograma adaptativo, você pode fazer alterações mais facilmente no caso de um imprevisto.

Por exemplo, vamos supor que você tenha que estudar menos tempo em um dia porque teve uma consulta médica. Com isso, aquele assunto ou aquela lista de exercícios que você faria, deverá ser feita em outro momento. Mas onde você acrescentaria? Tiraria outro assunto para estudar este? E outro assunto iria para onde? Pense no tempo que você passaria para realocar as coisas por conta de uma alteração na rotina. Imagine, então, se isso acontecesse mais de uma vez!

Por isso, um cronograma adaptativo é tão importante. Você não precisará perder tempo reajustando seu cronograma em caso de imprevistos, pois ele fará isso de forma automática para você.

Motivação para estudar

Você tem uma maior proximidade com ele, já que ele foi feito especialmente para você.

Todos nós somos diferentes! Na hora de estudar isso também acontece. Quando tentamos seguir o ritmo e estilo de outra pessoa, no meio do caminho, estamos casados e frustrados. Com isso, acabamos pensando em desistir do nosso objetivo. Por isso, um cronograma adaptativo considera as matérias que você tem mais dificuldade, sua rotina, bem como o curso e a faculdade que você quer. Ou seja, ele tem tudo a ver com você! E isso é uma motivação a mais para estudar.

Leia também: Metas de estudo no Enem: como e por que aplicá-las?

porque fazer um cronograma de estudos adaptativo com o planejativo

Por que montar um cronograma de estudos adaptativo com o Planejativo?

Até aqui, você já descobriu os benefícios de um cronograma de estudos adaptativo. Sendo assim, queremos te apresentar a plataforma Planejativo. É ela quem vai te ajudar a fazer o planejamento dos seus estudos para o ENEM sem que você precise colocar a mão na massa.

Além de não colocar a mão na massa, você ainda vai contar com metodologias de estudo que vão potencializar o seu desempenho.

Ciclos de estudo

Se você já fez um cronograma de estudos alguma vez, provavelmente, você definiu cada matéria para um dia determinado da semana. Diferente dessa forma tradicional, em que você tem um dia e horário fixo para cada matéria, em um ciclo de estudos, você disponibiliza horas para cada matéria conforme suas dificuldades e define uma sequência para estudá-las, independentemente do dia e horário da semana que vai cumprir. Isso facilita a flexibilidade do seu estudo.

Além disso, outro ponto impotante dessa metodologia é a alternância das matérias. Isso ajuda a memorizar e deixar raciocínio mais ágil, pois, ao mudar as disciplinas de poucas em poucas horas ou minutos, seu cérebro fica em alerta tornando-se mais receptivo.

Então, se você não sabe como ordenar as matérias e quanto tempo dedicar a cada, que tal isso sair prontinho já para você sentar e estudar?

Saiba mais sobre ciclos de estudo: Como montar um ciclo de estudos para o Enem.

Revisões programadas

Uma das partes mais importantes nos estudos são as revisões! Você costuma fazer revisões dos assuntos estudados? Nosso cérebro passa por um processo natural de esquecimento das coisas, então, à medida que o tempo vai passando, aquilo que você fixou no estudo precisa ser relembrado.  

O psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus estudou esse processo e o expressou em um gráfico chamado de teoria da curva de esquecimento. Em resumo, nesse gráfico, é possível perceber que após trinta dias do contato com um conteúdo, a retenção das informações absorvidas caem para 5%. Você sabia disso? Por isso, é importante que sejam feitas revisões periodicamente até a data da prova.

No seu cronograma inteligente, você também sabe quando fazer revisões periódicas que vão ajudar a manter os conteúdos fresquinhos na sua mente.

Saiba mais sobre a curva do esquecimento: A maneira mais eficiente de fazer revisões para o Enem.

Plano de estudos adaptativo

Lembra do exemplo, lá em cima, da consulta médica que desorganizou todo o cronograma? É justamente isso que o cronograma de estudos adaptativo faz. Ele ajusta, automaticamente, o seu cronograma, se baseando no que você conseguiu realizar no dia. 

Então, caso você não consiga cumprir suas metas diárias, elas se organizam automaticamente. Por conta disso, você não deixará de estudar ou fazer alguma atividade importante e ainda consegue manter o ritmo sem ter que se preocupar onde vai se encaixar o que você não fez no dia.

Ajuda extra

O Planejativo também conta com videoaulas e materiais teóricos selecionados dos melhores sites da internet e canais do YouTube. Além disso, você pode resolver milhares de questões integradas e criar listas de exercícios e simulados para exercitar seus conhecimentos.

Por meio de gráficos e relatórios de desempenho, você pode acompanhar os principais indicadores da sua evolução. Assim, você consegue saber se está procrastinando, qual matéria tem mais dificuldade, qual assunto precisa estudar mais e se as horas de estudo que você idealizou estão sendo praticadas.

E aí? Quer ver na prática como funciona? Acesse planejativo.com e comece agora mesmo o seu cronograma adaptativo!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Use lettering em mapas mentais emelhore a visualização de informações importantes
lettering

3 ideias para usar lettering em mapas mentais

Se você estuda pelo computador ou fazendo anotações rápidas, talvez sinta falta da época em que enfeitava seus cadernos. Mas você sabia que usar criatividade no seus materiais de estudo pode ser uma boa estratégia? Por isso, trouxemos ideias de mapas mentais com lettering que podem ajudar na memorização, na visualização das informações e ainda dinamizar seus estudos!

planejativo app
Celular X Notebook

Planejativo app: Como criar um atalho no celular?

Você sabia que o aplicativo do Planejativo pode ser facilmente adicionado à tela inicial do seu celular? E não se preocupe, colocamos o passo a passo para fazer isso! Além disso, vamos dar dicas de quando é melhor acessar o app no celular ou no computador!