3 ideias para usar lettering em mapas mentais

Se você estuda pelo computador ou fazendo anotações rápidas, talvez sinta falta da época em que enfeitava seus cadernos. Mas você sabia que usar criatividade no seus materiais de estudo pode ser uma boa estratégia? Por isso, trouxemos ideias de mapas mentais com lettering que podem ajudar na memorização, na visualização das informações e ainda dinamizar seus estudos!

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Por que usar lettering em mapas metais?

Memorização

Memorizar não é a mesma coisa que decorar. Memorizar é armazenar informações para que, quando você precise delas, você possa acessá-las. Nosso cérebro armazena melhor informações coloridas, que se destaquem e que gerem alguma emoção em você.

Sendo assim, faça um teste. Você se lembra com mais facilidade de cartazes de filmes com mais cor e uma cena chocante ou com cores opacas e temas triviais?

Visualização

Criando um mapa organizado, espaçando as informações, você não precisará ficar olhando linha por linha do seu resumo . Ou então, ter que abrir a página do resumo que você se baseou para encontrar o que buscava. A informação estará bem clara no seu mapa!

Nós somos seres visuais, nosso cérebro consegue decodificar melhor imagens do que textos, por isso, quanto mais imagens tiver o seu material, mais fácil será para você absorver o conteúdo. Além do mais, o lado direito do nosso cérebro jorra criatividade, então por que não usá-la a nosso favor nos estudos?

Leia também: Não consegue aprender? Veja como seu cérebro funciona?

Dinamização

Desmotivação e perda de foco podem acontecer por achar que é apenas uma obrigação e não algo que você goste! Então, à medida que você coloca sua marca nas suas anotações, você se conecta muito mais com o seu estudo. Além disso, ele funcionará como uma recompensa e te ajudará a criar hábito. Você não apenas estará estudando como também estará estimulando o seu cérebro de forma completa.

3 Ideias de mapas mentais para estarem na sua parede

Mini mapas mentais com lettering em post it!

Certamente você segue inúmeros perfis no Instagram e no Pinterest que postam lindos resumos coloridos e que te motivam a criar os seus próprios resumos. Ao usar lettering nas ideias de mapa mental abaixo, você poderá tornar o seu estudo mais divertido, organizado e funcional.

Resumos e brainstormings

Os mapas mentais são resumos visuais, no qual você seleciona as principais informações e direciona a ligação entre elas. Dessa forma, você fica em contato com as informações mais importantes em um local só, ao invés de ter várias folhas de resumo, com algumas partes marcadas em cada!

Os mapas mentais não precisam seguir um esquema, então use sua criatividade para fazê-los da forma que achar melhor. No entanto, para que eles fiquem mais eficientes, você pode aplicar alguns princípios básicos: Comece pelo centro da folha, use letras grandes, coloque cores e não escreva muitas palavras por linha.

Leia também: Aprenda de uma vez por todas como fazer mapas mentais

Você verá que eles são ótimos para conteúdos mais densos que precisam de explicação ou que possuem relação com outros assuntos. Por exemplo:

  • Raciocínio de questões: Muitas vezes, os exercícios de exatas seguem o mesmo raciocínio para questões diferentes, sendo assim, ilustrar esse raciocínio pode facilitar na resolução das questões.
  • Brainstorming do tema da redação: Explorar o máximo de cada tema permite que você visualize melhor o que pode ser encaixado como argumento, o que irá facilitar na hora da prova.
  • Explicação dos tópicos-chave do conteúdo: Muitas vezes, a assimilação do conteúdo pode ser prejudicada porque você não dá ênfase nos tópicos-chave.

Mini mapa mental em post-its

Os post-its podem servir como mini mapas mentais ou lembretes. Eles são ótimos para quem tem pouco tempo para elaborar os materiais ou para quem está iniciando a técnica de lettering. Pequenos, chamativos e fáceis de guardar, facilitam a visualização de informações que precisamos ver com frequência como:

  • Fórmulas As fórmulas, muitas vezes, nos confundem, mas se utilizarmos um elemento diferente em cada, talvez possamos conseguir diferenciá-las melhor.
  • Ciclos/Gráficos : Escrevendo os gráficos e ciclos que você precisa estudar, você pode colocar legendas, desenhos, cores contrastantes, o que facilitará na assimilação.
  • Conceitos: Definir termos ou ideias com palavras-chave fica mais fácil de memorizar.

Calendários e linhas do tempo

Geralmente, nos conteúdos da área de humanas, existem diversos períodos, datas comemorativas, nomes importantes, fases e movimentos. Você alguma vez já confundiu as caraterísticas algum evento histórico importante como, por exemplo, a queda da Bastilha que marca o início da Revolução Francesa?

Muitas informações parecidas podem confundir nosso cérebro e, por isso, o ideal é organizá-las de maneira lógica quando formos revê-las. Sendo assim, criar mapas mentais no formato de calendário ou linha cronológica pode ser uma ótima estratégia para revisar assuntos como:

  • Datas históricas: Alguns fatos marcaram o início e fim dos períodos históricos, que tal pensar em uma ilustração que possa ajudar a lembrar?
  • Nomes importantes : É mais fácil lembrar de alguém quando conhecemos alguma característica: uma frase, elemento ou acontecimento (Ex: Darwin – seleção natural) .
  • Movimentos históricos/artísticos: Quando os colocamos em uma linha cronológica, podemos visualizar as datas e a ordem mais facilmente e, com isso, entender o contexto.

Mapa metal na rotina de estudo

Não seja perfeccionista na hora do lettering!

Você pode se inspirar em Studygrams, mas não se cobre em fazer um lettering perfeito. Por conta disso, você pode passar horas tentando fazer uma obra de arte e, desse modo, perder muito tempo de estudo! Lembre-se que o objetivo é organizar e chamar atenção.

Além disso, você pode usar programas online, como o CANVA, para poupar tempo e dinheiro com papelaria, além de poder acrescentar imagens com maior facilidade!

No vídeo acima, a escritora Marina Blanc, mostra como criar um mapa mental do sistema respiratório de maneira bem simples

Revise seu mapa

Segundo a teoria da curva do esquecimento, do psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, na medida em que o tempo vai passando, a retenção do conhecimento que adquirimos vai diminuindo. Depois de 30 dias do estudo do assunto, a retenção cai pra 5%. Por isso, é importante que façamos revisões constantes até a data da prova.

Leia também: A maneira mais eficiente de fazer revisões para o Enem

Planeje seus mapas

Por fim, não adianta você fazer lettering em vários mapas mentais e não seguir uma lógica de estudos e revisões. O ideal é que você possua um cronograma que te indique o primeiro contato e notifique cada revisão na data certa. Dessa forma, você só preocupa em elaborar o seu material de estudo e não perde tempo de criação fazendo planejamento!

Leia também: Como montar um cronograma de estudos para o Enem 2021?

Você gostou desse conteúdo? Compartilha com a gente, no insta, seus mapas com lettering!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Como organizar o local de estudo com o 5S?

Como organizar o local de estudo com o 5S?

Vida de estudante não é fácil, né? Se você tenta dar o máximo de si todos os dias e vê que o estudo não está rolando, pode não ser a técnica, mas sim o ambiente em que você está estudando.

Técnicas de estudo para o Enem
técnicas de estudo

6 técnicas de estudo para arrasar no Enem

Se você é uma pessoa que gosta de testar várias técnicas de estudo para o Enem, está no lugar certo! Pois com tantos conteúdos para dar conta, é importante você encontrar uma ou mais técnicas que para te ajudar na

Dá para estudar para o enem em 5 meses?
estratégias de estudos

Dá para estudar para o Enem em 5 meses?

O primeiro passo é ver o tempo como um fator positivo. Por isso, não pense que você tem APENAS 5 meses até a prova do Enem e sim que você tem MAIS 5 meses até a prova! E para aproveitar o máximo possível do seu tempo, você pode usar estratégias como…