Como organizar sua rotina para o Enem?

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Na correria da semana, são muitas atividades que precisamos cumprir da escola, do cursinho ou de compromissos pessoais. E, ao chegar o final do dia, sentimos a necessidade de fazer aquele checklist, não é mesmo? Mas nem sempre damos conta de tudo, por isso é tão necessário fazer uma análise do seu dia a dia e organizar sua rotina para o Enem! Com a rotina organizada, o seu dia ficará equilibrado e, assim, você sabe quanto tempo tem para estudar e como utilizar bem esse tempo!

Por que é tão importante fazer uma análise da rotina? 

Sabemos que o processo para chegar no dia da prova mais aguardada do ano é longo e cansativo! Por isso, é importante você tirar um tempinho o quanto antes para se planejar de forma adequada, com base na sua rotina e nos compromissos do dia a dia. Sendo assim, reserve um dia e pense nas tarefas e atividades que você tem que fazer durante a semana. Em resumo, pense em tudo: cursinho/escola, arrumar o quarto, aula de inglês/espanhol, academia, passear com o cachorro…

Depois disso, crie tabelas e listas com as atividades. Para isso, você pode usar cadernos, post-its, quadros ou então fazer isso de forma digital, em planilhas ou aplicativos como o Trello ou Todoist. Quando você montar sua listas de atividades será mais fácil entender quanto tempo você tem para cada coisa! Vai valer a pena você dedicar esse tempinho para organizar sua rotina antecipadamente e conseguir arrasar nos estudos e no Enem!

No vídeo abaixo, você verá como organizar essas listas de forma bem simples.

DICAS DE COMO ORGANIZAR MELHOR SEU DIA A DIA- Ana Karina

No entanto, nem sempre fazer esse levantamento é algo simples. Por isso, se você prefere fazer isso de uma forma mais prática, em que você não precise ficar sempre criando outras listas quando tive mais atividades na rotina, você pode utilizar uma planilha exclusiva que desenvolvemos para analisar a rotina. Nela, você pode definir sua rotina a cada meia hora para descobrir automaticamente as horas que você tem disponível para estudar.

Planilha de Análise da Rotina

Com a Planilha de Análise de Rotina do Planejativo, será muito mais fácil equilibrar sua rotina.

Para baixar gratuitamente o material, basta preencher o formulário abaixo:

Como organizar a rotina para o Enem ?

Estabeleça metas diárias

Com uma rotina organizada, será mais fácil você estabelecer metas diárias e alcançar aquele objetivo que você tanto deseja, como: fazer revisões de uma ou mais disciplinas, praticar redação, tirar dúvidas de questões com os professores ou conseguir terminar aquele livro que está parado na estante. Para ter uma semana mais produtiva, é importante você tenha metas. Dessa forma, você não irá perder tempo ao longo do dia e evitará desviar a atenção das tarefas mais urgentes!

Existem várias ferramentas e metodologias para você estipular suas metas diárias. Mas o que você deve sempre levar em consideração é: criar metas realistas e condizentes com a sua rotina. Não adianta você listar várias metas para o dia e não conseguir realizar nenhuma. Para o início, você pode pensar em uma meta principal, como terminar o estudo de conteúdo X e duas secundárias como ler um capítulo do livro e fazer 5 questões de fixação ao final da leitura. Se você conseguir executá-las até o final, o que vier além delas será lucro!

Reserve um tempo Livre

Quer assistir a um filme ou praticar atividade física? Ter um tempo livre é fundamental para você descansar seu cérebro e recarregar as energias com atividades de lazer. Isso é necessário também para promover sua saúde mental. Não adianta você organizar todo o seu tempo de estudo e se sentir desmotivado e cansado. Por isso, lembre que nesse processo de organização para o Enem é preciso que você se cuide para continuar firme e forte ao longo do caminho!

Na vida real, nós sabemos que tempo livre é escasso! Quando terminamos de estudar, precisamos nos dedicar às outras tarefas. Entretanto, no seu tempo livre, é importante também que você faça alguma atividade que te deixe feliz ou relaxado. Por isso, não exclua seus hobbies da rotina, eles irão te ajudar a aliviar a pressão dos estudos e auxiliar na parte criativa do seu cérebro.

Entenda seus hábitos e crie outros

Sabe qual a importância de bons hábitos? Acima de tudo, eles são comportamentos que vão te ajudar a alcançar objetivos que precisam de disciplina, dedicação e constância. Com os hábitos, as atividades serão feitas quase que automaticamente, e, dessa forma, promover um dia mais produtivo, organizado e comprometido com suas atividades diárias.

Por exemplo, se, quando você estuda com o celular do lado e chega uma notificação, você perde o foco e acaba vendo mais coisas no celular do que apenas a notificação, esse é o um hábito que você deve ficar de olho. Então, se você possui hábitos que dificultam a produtividade do seu dia, tente pensar em como criar outros para dificultá-los. No caso da notificação, você pode criar o hábito de sempre que for sentar para estudar desligar todas as notificações.

Lembre-se que isso não vale apenas para as horas de estudo, mas para sua rotina de forma geral. Por isso, fique sempre de olho nas ações que podem te atrapalhar ou ajudar. Como, por exemplo, andar sempre com uma garrafa de água do lado para hidratar-se e manter o corpo ativo ou, então, dormir com a cortina aberta para evitar a soneca depois do alarme do despertador.

Leia também: Sono ao estudar? Dormir bem pode ajudar a absorver o conteúdo

Faça a análise da sua rotina para montar seu cronograma de estudos

Ter um cronograma de estudos adaptativo vai ajudar a organizar sua rotina de estudos para o ENEM! 

Muita coisa pra dar conta, né? Você pode organizar sua rotina para o Enem, mas se tratando de estudos… O ideal mesmo é ter um cronograma de estudos adaptativo – que se ajusta automaticamente a sua rotina e ao seu perfil. Dessa forma, o seus estudos serão organizados dentro do tempo que você possui disponível, sem ter que se preocupar em perder tempo reorganizando sua rotina manualmente.

Então, tá esperando o que pra fazer seu teste gratuito para descobrir como funciona um cronograma adaptativo? Acesse app.planejativo.com e crie seu plano de estudos! 

Mais conteúdo sobre o ENEM

saiba agora o que estudar para o Enem
o que estudar para o Enem

Saiba agora o que estudar para o Enem

Se você ainda não sabe por onde começar na preparação para o Enem, chegou o momento de descobrir o que estudar para a prova e como fazer um planejamento ideal para sua rotina!

Como estudar para o enem fazendo questões?
Desempenho nos estudos

Como estudar para o Enem fazendo questões?

Se você queria saber a chave da aprovação… aqui está ela QUESTÕES! Organize seus estudos para incluir diversas formas de realizar questões e entenda como elas podem alavancar seu desempenho.

Como organizar sua rotina para o enem?

Como organizar sua rotina para o Enem?

Na correria da semana, são muitas atividades que precisamos cumprir da escola, do cursinho ou de compromissos pessoais. E, ao chegar o final do dia, sentimos a necessidade de fazer aquele checklist, não é mesmo? Mas nem sempre damos conta de tudo,