Corrigir simulados pode aumentar o seu desempenho no Enem

Um dos segredos para se dar bem no Enem e aumentar o seu desempenho é corrigir simulados e analisar os seus erros. Assim, essa é uma das estratégias que pode aumentar a sua nota e por essa razão, vamos te explicar agora como aplicá-la em sua rotina de estudos!

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Como anda o seu desempenho nos estudos? Não sei se você sabe, mas um dos segredos para se dar bem no Enem e aumentar o seu desempenho é corrigir simulados e analisar os seus erros. Esse detalhe, desprezado por muitos candidatos, é uma das melhores estratégias que vão aumentar a sua nota. Por essa razão, resolvemos explicar para você, neste artigo, como usar essa tática na sua rotina de estudos e aumentar as chances de alavancar a sua nota. Preparado para desbloquear o mapa? Então, vamos lá! 

Corrigir simulados
Aprenda como corrigir simulados e analisar erros pode aumentar o seu desempenho no Enem

“Fazer ou não fazer simulados, eis a questão”

Muita gente acha que responder questões e corrigir simulados para o Enem é uma perda de tempo na hora dos estudos, já que eles “comprometem” parte do cronograma. Assim, chegamos à dúvida: “fazer ou não fazer simulados?”. A resposta para essa questão (que por sinal nem deveria existir) é simples: fazer simulados é fundamental para o seu desempenho e aprendizagem. Portanto, eles devem sim fazer parte do seu cronograma de estudos!

Isso acontece porque os simulados, ao lado das listas de exercícios e questões, são umas das melhores técnicas de estudo ativo – aliás, talvez a mais importante delas. Afinal, ela permite que treinemos o nosso conhecimento sobre os temas que estudamos ao mesmo tempo em que nos possibilita a familiaridade com o modelo da prova e gerir o tempo. Mas os benefícios dessa técnica não param por aí, viu?

Como corrigir simulados e analisar erros pode aumentar a sua nota no Enem?

Provavelmente você já escutou, em algum lugar, alguém falando que “é errando que se aprende”, não é? Embora a frase tenha se tornado um chavão, a sua afirmação é mais do que verdadeira. Isso porque corrigir simulados e analisar os seus erros é uma das formas mais eficientes de avaliar o seu desempenho e, desse modo, saber onde precisa melhorar. Em contrapartida, se você não fizer isso, o seu desenvolvimento nos estudos ficará estagnado e, como consequência, não haverá progresso na aprendizagem – e não é isso que você quer, certo?

Desse modo, digamos, por exemplo, que ao corrigir os seus simulados e analisar os erros e acertos você percebeu que é fera em História. Porém, em Química a situação não está tão favorável. Logo, agora você sabe que é preciso dedicar um pouco mais de atenção a essa última matéria, até que consiga atingir um equilíbrio em todas as áreas do conhecimento.

Somado a isso, você também pode aplicar essa estratégia dentro de uma única disciplina. Por exemplo, analisar o seu desempenho somente na matéria de História e identificar quais assuntos você tem mais facilidade e quais os mais difíceis de aprender. Assim, você deixa de “perder” tempo dedicando-se a temas que já domina e foca naqueles que precisam de mais atenção. Nesse sentido, as chances de aumentar a sua nota vão aumentar!

Benefícios além da nota

Contudo, além do aumento do desempenho, corrigir simulados e fazer análise de erros também vai te ajudar em outros pontos, como:

  • Gestão e controle do tempo – Cronometre o tempo que você gasta para resolver cada simulado. Assim, você passa a ter maior gestão e controle sobre o seu tempo;
  • Controle emocional – Você é daqueles que só de pensar que o dia da prova tá chegando fica ansioso? Caso sim, saiba que fazer simulados vai te ajudar a reduzir o estresse e ansiedade pré prova, pois você já estará habituado com o formato do exame;
  • Confiança e familiaridade com a prova – Do mesmo modo do caso anterior, ao simular a prova, você ganha cada vez mais familiaridade com ela. Dessa maneira, sua confiança só tende a aumentar, em detrimento da insegurança.

Gostou dos benefícios, não é? Então, aproveite e faça o Desafio Simulativo que preparamos para você! No material, que trata-se de um simulado do Enem em PDF, você vai encontrar 180 questões, gabarito para marcar suas respostas e ainda uma proposta de redação!

3 dicas matadoras para corrigir simulados e analisar erros de forma eficiente

Até agora vimos o quanto corrigir simulados e analisar erros são fundamentais na sua estratégia de estudos. Assim, agora é hora de conferirmos 3 dicas de como aplicar essa estratégia de forma eficiente. Portanto, prepare o print para não deixar nada de fora.

1. Identifique as suas fraquezas

Quando falamos em fraquezas estamos nos referindo às matérias que você considera mais difíceis. Em outras palavras, ao responder os simulados, tente identificar quais são as questões e assuntos que você sente mais dificuldade de responder. Em seguida, guarde essa informações, pois precisará dela para a próxima dica;

2. Analise o seu desempenho

Corrigir simulados e analisar erros não é só contar quantas questões acertou e quantas errou. Antes de disso, você deve avaliar os seguintes pontos:

  • Quantas questões você acertou com a certeza de que essa era resposta correta;
  • Quantas ficou em dúvida e o seu porquê;
  • E quantas errou (e o seu porquê. Por exemplo: distração, não lembrou, não estudou ainda, muito difícil, etc.);

3. Monte um relatório de desempenho

Na sequência, sabendo desses três pontos, elabore um relatório do seu desempenho. Para isso, separe os motivos dos erros, por exemplo: as questões que você errou porque não sabia a resposta, porque se distraiu (mesmo entendendo o que a questão pedia), ou porque não sobrou tempo para responder;

Assim, sabendo qual foi o seu desempenho, você já pode traçar sua estratégia e melhorá-lo. Logo, para que você possa facilitar esse processo (e economizar tempo), sugerimos que use um template de análise de erros que o Planejativo está disponibilizando gratuitamente para você! Com ele você vai analisar a quantidade de respostas incorretas, certas e dúvidas, o motivo de cada um desses resultados e qual estratégia deve ser aplicada para resolvê-lo! 

Template de correção e análise de simulados

Para baixar gratuitamente o material, basta preencher o formulário abaixo:

Aposte em ferramentas de simulados para o Enem

Como vimos, um dos motivos para corrigir simulados e analisar erros é aumentar a sua nota no Enem. Contudo, se você não quer fazer isso manualmente, pois vai demandar muito do seu tempo, aposte em ferramentas online que façam isso por você. Na plataforma do Planejativo, por exemplo, é possível encontrar tudo isso e mais um pouco. Afinal, nela você pode experimentar fazer três tipo de simulados:

  • Estilo Enem – Onde você simula, o mais real possível, como será a prova;
  • Revisionais – Eles são perfeitos para quem dispõe de pouco tempo para estudar. Afinal, com ele você pratica com o conteúdo que já estudou no Cronograma Planejativo e deseja revisar;
  • Personalizáveis – Por fim, nessa opção você pode selecionar os assuntos que deseja treinar.

Acompanhe o seu desempenho

Assim, além de economizar tempo, você pratica os simulados de forma direcionada, ou seja, focando onde precisa melhorar. Além do mais, a melhor parte é que você também pode acessar o seu desempenho, seja por área do conhecimento, disciplinas ou em função do tempo. Sabendo dessas informações, a plataforma permite que você veja por exemplo, a estimativa da sua nota TRI.

Corrigir simulados
Acompanhe o seu desempenho por área, disciplina ou tempo!

Aliás, além de corrigir simulados, ela também te mostra como foi o seu aproveitamento, isto é, número de acertos x erros e o motivo dos desacertos. Somado a isso, ao final de cada etapa concluída no seu plano de estudo, você terá um relatório completo sobre o seu desempenho, que será enviado automaticamente por e-mail. Maravilhoso, não é? Ainda assim, preparamos um vídeo explicando como fazer a sua análise de desempenho na plataforma. Você pode assisti-lo agora mesmo clicando no botão abaixo!

Como fazer sua análise de desempenho no Planejativo

Em resumo, a plataforma cuida de todo o planejamento, enquanto você só precisa se preocupar em estudar. E então, bora fazer um simulado e analisar o seu desempenho? Cadastre-se no Planejativo e saiba o que fazer durante toda a sua jornada!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Corrigir simulados pode aumentar o seu desempenho no Enem

Um dos segredos para se dar bem no Enem e aumentar o seu desempenho é corrigir simulados e analisar os seus erros. Assim, essa é uma das estratégias que pode aumentar a sua nota e por essa razão, vamos te explicar agora como aplicá-la em sua rotina de estudos!

Estudar para o Enem em 2 meses: saiba o que priorizar

É possível estudar para o Enem em 2 meses e ainda conseguir a aprovação? Apesar do tempo limitado, é possível recuperar as horas perdidas e ainda garantir uma boa nota, mesmo começando da reta final. Duvida disso? Pois a gente te mostra como aqui, neste artigo!

Possíveis temas para redação do Enem 2022: 7 dicas atuais

Tentar descobrir quais os possíveis temas para redação do Enem 2022 é uma das coisas que “tira o juízo” de muitos estudantes. Mas, por mais que não tenhamos uma bola de cristal que mostre qual será o tema deste ano, é possível ficar bem preparado e não ser pego de surpresa! Quer saber como? Continue com aqui e veja quais os assuntos têm chances de figurarem na redação!