Pratique o que você já sabe em um Simulado Revisional

Você se sente desestimulado ou então despreparado pra fazer um simulado no estilo Enem? Trouxemos para você uma opção que vai te ajudar a perder o medo e a falta de estímulo!

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Os simulados são muito importantes para você se familiarizar com a dinâmica da prova do Enem. Por esse motivo, o ideal é que você faça pelo menos um por mês até a data da prova. No entanto, um simulado no modelo Enem terá diversos assuntos, assim como na prova. E, por isso, para quem ainda não estudou tudo pode ser bem desestimulante ver o desempenho final e se sentir sempre despreparado. Sendo assim, fazer um simulado apenas com questões que você já viu os assuntos pode ser uma ótima estratégia inicial!

Crie uma rotina de estudos que envolva simulados!

Se você já sabe da importância dos simulado, talvez esteja pensando como pode inclui-los na sua rotina de estudos! Afinal, praticar simulados toma muito tempo e também gera um grande cansaço mental. Então, como conciliar os resumos e videoaulas e ainda praticar simulados com frequência?

Leia também: Como montar um cronograma de estudos para o Enem 2021

Primeiramente, quando você está praticando simulados, você está aprendendo mais ainda do que quando está lendo ou asistindo a videoaulas. Sim, isso mesmo! Simulados fazem parte do estudo ativo e, segundo a pirâmide de aprendizado de William Glasser, 80% do seu aprendizado vem da prática!

Fazer simulado revisional é estudar de forma ativa

Por isso, treinar com questões é muito importante para que o assunto seja absorvido e testado! É durante a realização das questões que você descobre se possui alguma dúvida sobre o assunto ou se entendeu bem o que foi explicado. Dessa forma, preste bastante atenção nas questões que você erra ou acerta.

Analise as informações ao término do simulado, como, por exemplo: o tipo de questão, o grau de dificuldade, o tempo que você levou, o percentual de acertos em cada disciplina e área do conhecimento… Quanto mais informações você analisar, mais você saberá sobre seu desempenho!

Agora você está realmente pensando em fazer simulados, não é mesmo? Uma coisa importante que você também deve sempre guardar é tentar reproduzir o máximo de seriedade possível nos treinos! Por isso, crie regras de horário e desligue as notificações do celular.

Além disso, procure manter o foco e a concentração nos estudos com Mindfulness!

Como criar um simulado só com os assuntos que já estudei?

No Planejativo, além de poder criar simulados personalizados e no Estilo Enem, você pode optar pelo simulado revisional, que inclui somente com os assuntos que você já estudou. Quando você escolhe a opção revisional para criar seu simulado e escolhe as disciplinas e a quantidade de questões, o Planejativo irá selecionar apenas aqueles assuntos que você marcou que já estudou na plataforma.

Esse tipo de simulado poupa bastante tempo, pois você não terá o trabalho de ficar selecionando assunto por assunto, além de permitir que você analise sua memória em relação aos conteúdos que você já entrou em contato.

Ao final do simulado, você saberá:

  • O seu aproveitamento por disciplina;
  • O seu aproveitamento por área do conhecimento;
  • O tempo médio por questão;
  • O [tempo total fazendo o simulado;
  • O seu TRI estimado.

Quanto mais simulados você fizer, mais preparado você estará! Por isso, não escolha apenas a forma revisional, teste também o modelo Enem! Procure sair da zona de conforto. Isso irá te ajudar na hora da prova, trabalhando seu emocional e sua forma de resolver problemas. Quando você sentir que já está familiarizado com um estilo de simulado, tente outro! 

Partiu simulado? Para você aproveitar todas as vantagens do simulado revisional, faça seu cadastro no Planejativo!

Mais conteúdo sobre o ENEM

saiba agora o que estudar para o Enem
o que estudar para o Enem

Saiba agora o que estudar para o Enem

Se você ainda não sabe por onde começar na preparação para o Enem, chegou o momento de descobrir o que estudar para a prova e como fazer um planejamento ideal para sua rotina!

Como estudar para o enem fazendo questões?
Desempenho nos estudos

Como estudar para o Enem fazendo questões?

Se você queria saber a chave da aprovação… aqui está ela QUESTÕES! Organize seus estudos para incluir diversas formas de realizar questões e entenda como elas podem alavancar seu desempenho.

Como organizar sua rotina para o enem?

Como organizar sua rotina para o Enem?

Na correria da semana, são muitas atividades que precisamos cumprir da escola, do cursinho ou de compromissos pessoais. E, ao chegar o final do dia, sentimos a necessidade de fazer aquele checklist, não é mesmo? Mas nem sempre damos conta de tudo,