6 dicas matadoras para organizar seus estudos para o ENEM

Você está se preparando para o ENEM e precisa de soluções eficientes para organizar seus estudos. Você veio ao lugar certo! Acompanhe as dicas a seguir e mude a sua rotina agora mesmo.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Você está se preparando para o ENEM e precisa de soluções eficientes para organizar seus estudos. Você veio ao lugar certo! Acompanhe as dicas a seguir e mude a sua rotina agora mesmo.

Gerencie seu tempo

pessoas gerenciando o tempo do relógio para organizar os estudos

Quanto tempo você tem para estudar hoje? Não importa se você tem um dia inteiro ou apenas algumas horas, o importante é manter a sua rotina de estudos. Por exemplo, se você trabalha ou está na escola pela manhã e tem apenas o período da tarde livre, comece a separar as horas do seu dia para cada atividade.

Isso é importante para que você não fique sobrecarregado e acabe tendo que lidar com mais de uma atividade ao mesmo tempo. Procure organizar seus horários de estudos, refeições, trabalho, lazer e não esqueça de descansar.

Determine suas prioridades

menino definindo metas para organizar os estudos

Bem, você está estudando porque possui alguma meta, certo? Digamos que a sua é cursar Medicina. Do que você precisa para chegar lá? À primeira vista, é preciso atingir a nota média do seu curso. Mas e depois? Agora você começa a traçar seus objetivos: estudar as disciplinas específicas, treinar bastante redação, focar naquela matéria que você tem mais dificuldade…

Além, você também pode classificar as disciplinas pelo seu nível de dificuldade (fácil, normal, difícil) e reservar mais tempo àquelas que, claro, são mais complicadas pra você.

Lembre-se também de estudar matérias que não são tão importantes para a sua área. No nosso exemplo, o curso pretendido é Medicina. Assim, história é uma disciplina que não é prioridade para essa formação, mas se você tiver um bom desempenho nessa matéria, você pode ter destaque na sua colocação do ENEM.

Monte um plano de estudos

pessoas montando um cronograma para organizar os estudos

A quantidade de conteúdo para o ENEM é imensa, mas estabelecendo pequenas metas diárias em um cronograma de estudos organizado fica mais fácil cumprir tudo sem se desesperar.

Adote métodos e técnicas de estudo

pessoas alimentando o cérebro com técnicas para organizar os estudos
Técnica Pomodoro

Quer mais ideias de estudo eficiente? Então vamos conhecer a técnica de pomodoro. Nela, você estuda 25 minutos e descansa 5. 25 minutos + 5 minutos = 1 pomodoro. Quando concluir o 5° pomodoro, descanse 15 minutos e, então, recomece.

Ciclo de estudos

Outro método interessante é o de ciclos, no qual você escolhe os assuntos que vai estudar em cada disciplina dentro de um ciclo determinado. Por exemplo, em uma semana. O importante aqui é cumprir a tarefa dentro do tempo previsto, mas sem precisar marcar horários iguais para cada assunto. Assim, você pode reservar um tempo maior para os temas que tem mais dificuldade.

Método Robinson

Para estudar temas mais complexos, você pode utilizar o método de Robinson – ou EPL2R – que expressam as etapas do aprendizado: Explorar, Perguntar, Ler, Rememorar e Repassar.

Isso quer dizer que você deve, primeiramente: explorar todo o conteúdo buscando ter uma visão geral ele; em seguida, você deve elaborar perguntas, formular as suas dúvidas sobre o tema; depois, a ideia é ler sobre o asunto, grifar e fazer anotações resumidas tentando buscar as repostas para as perguntas anteriormente feitas; agora é só rememorar tudo por meio dos seus resumos e, por fim, repassar tudo o que foi aprendido atentando para os detalhes. É um método bem completo, não é mesmo?

Método SQ3R

Um método semelhante a esse é o SQ3R, que significa Survey (examine), Question (questione), Read (leia), Recite (recite) e Review (revise). A diferença aqui está na inclusão de mais um R: o recitar. A ideia é ler em voz alta o que foi lido para auxiliar no aprendizado.

Revisões programadas

Dê sempre atenção às revisões. O nosso cérebro tende a esquecer o que estudamos à medida que o tempo passa. (Então, para medir a relação entre o tempo e o esquecimento por parte do nosso cérebro, o psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus desenhou a chamada curva de esquecimento).  E é por isso que devemos fazer revisões constantes para ajudar o nosso cérebro a aproveitar melhor o que estudamos.

Escolha um bom local de estudos
homem estudando na mesa

Em primeiro lugar, mantenha sempre o seu cantinho de estudos organizado e com tudo à mão. Evite lugares barulhentos ou com muita distração. Se sua casa está sempre cheia, talvez seja melhor estudar numa biblioteca ou na casa de um amigo.

Antes de iniciar seus estudos, certifique-se de que todo o material necessário está por perto: livros, e-books, canetas, cadernos, exercícios, videoaulas, etc. Ah e não esqueça a garrafinha de água.

Imagine que você está no meio daquela teoria complicada e lembra que tem um livro maravilhoso que vai lhe ajudar muito mais do que a apostila que você está usando. Mas o livro está na casa do seu primo, que mora duas ruas atrás de você. Ok, pode nem ser tão longe, mas o tempo que você vai gastar para pegar o livro já lhe tirou um bom período do seu horário.

Portanto, para evitar esses problemas, faça sempre um checklist de todo o material necessário antes de começar a estudar.

Acompanhe sua evolução
pessoas analisando gráficos de estudos

No entanto, só estudar por estudar não é suficiente. Ao final de cada dia de estudo, revise o assunto e teste seus conhecimentos com 2 ou 3 questões de fixação. Ademais, faça sempre simulados para analisar seu desempenho por meio de gráficos e ver sua proximidade da nota média para o curso desejado (não esqueça que cada faculdade possui sua própria média). Se não estiver satisfatório, isso é um sinal de que você precisa rever o seu cronograma e reorganizar as suas prioridades.

E então? Como você organiza seus estudos? Você já utiliza alguma das dicas mencionadas aqui? Compartilhe as suas sugestões com a gente nos comentários.

Mais conteúdo sobre o ENEM

cronograma de estudos monte o seu para o Enem 2021
cronograma de estudos

Cronograma de estudos adaptativo: monte o seu para o Enem 2021

Quanto tempo você perde planejando seus estudos? Muitas pessoas se sentem inseguras para montar seu próprio cronograma tendo em vista a enorme quantidade de assuntos que é preciso estudar até o ENEM. Mas não se preocupe, esse post vai te ajudar acabar com essa insegurança!

Cansaço mental

Sono ao estudar? Dormir bem pode ajudar a absorver o conteúdo

Dormir faz parte da rotina de todos os seres humanos, mas para quem é estudante, as horas gastas sob a cama podem ser duas coisas: um alivio ou apreensão. Se, para você, elas ainda não são um alívio, leia esse artigo e entenda porque o sono é primordial para a apredizagem.