Como estudar para o Enem de graça? Saiba agora.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Se você não tem condições de pagar um cursinho e vai precisar usar o material da escola ou conteúdos da internet, não se preocupe! Quem passa para o enem é quem se prepara melhor e não necessariamente quem tem mais apostilas ou aulas. Sendo assim, vamos te mostrar como você pode usar algumas ferramentas gratuitas para conseguir um bom desempenho na prova! Então, não perca tempo e comece agora a estudar de graça para o Enem!

Assista a videoaulas e leia resumos

Se voce irá estudar de graça para o Enem, é importante que você saiba onde achar bons conteúdos. Mesmo que você já tenha visto aquele assunto, se você não estiver dominando ele, irá errar nos exercícios e também na hora da prova. Por isso, filtrar os locais que voce irá pesquisar é um passo muito importante. Sendo assim, você pode pesquisar em sites pelo Google ou Youtube.

Mas antes disso, pense em como você assimila melhor o conteúdo. Sente mais facilidade ouvindo ou lendo? Caso você prefira assistir videoaulas, dê uma olhada nesses canais:

  • Biologia: Biologia Total, Kennedy Ramos e Biologia com Samuel;
  • Física: Professor Boaro, Física 2.0 e Física Douglas Gomes;
  • Química: Marcelão da Química, Café com Química e Química com prof. Paulo Valim;
  • Matemática: Ferretto Matemática, Umberto  Mannarino, Marcos Aba Matemática e Equaciona com Paulo Pereira;
  • Linguagens e Redação: Débora Aladin, Luma e Ponto, Professor Noslen e Redação e Gramática Zica;
  • Ciências Humanas: Parabólica, Se liga nessa história, Prof Silvester e Filosofia Total com Prof. Anderson;

Mas se você preferir ler resumos, você pode acessar sites como: Brasil Escola, InfoEscola, Só Biologia, Toda Matéria, Mundo educação, dentre outros.

Consulte a Matriz de Referência

Além disso, um passo importantíssimo é saber o que estudar. Sendo assim, não adianta se inscrever em vários canais e ler vários resumos sem ter uma ideia do que será cobrado de você na hora da prova. Por isso, caso ainda esteja perdido em como começar a estudar para o Enem, você pode dar uma olhada na Matriz de Referência do Enem. Nesse material, você irá conhecer as competências e habilidades específicas para cada área de conhecimento.

Outra dica é você pesquisar sobre como fazer uma boa redação. Muitos canais no Youtube falam sobre isso! O estudante Pedro Henrique, por exemplo, traz várias dicas de como fazer um bom texto:

Baixe materiais gratuitos para estudar para o Enem

Alem dos conteúdos que estão nos sites e videoaulas do Youtube, você também pode estudar de graça para o Enem baixando materiais de apoio. Mas o que são esses materiais? Eles podem ser ebooks com dicas, listas de exercícios, simulados, planilhas de organização e apostilas. Portanto, acompanhe as páginas de várias plataformas de estudo para fica de olho nos materiais gratuitos que são lançados.

Aqui no Planejativo, por exemplo, você pode baixar diversos desses materiais que irão te ajudar de diferentes formas na sua prepração! Então, que tal escolher agora seu material para baixar e arrasar na preparação para o Enem?

Outras formas de estudar de graça para o Enem

Outras formas de estudar de graça para o Enem

Faça provas anteriores

Fazer provas de anos anteriores é uma ótima forma para você se familiarizar com a dinâmica da prova e também testar todo seu conhecimento! Além disso, você saberá quais conteúdos precisa se dedicar mais e quais são seus pontos fortes. Portanto, o ideal é você fazer pelo menos uma por mês para já ir colocando em prática seu aprendizado simulando o dia da prova!

Você pode baixar as provas no próprio site do INEP e conferir os gabaritos ou fazer seu próprio simulado com ajuda do Planejativo. Sendo assim, você terá três opções para elaborar um simulado :

  1. Personalizado (escolha disciplinas, assuntos e quantidade de questões);
  2. Estilo ENEM (faça um simulado no mesmo estilo da prova do Enem);
  3. Simulado Revisional (fça um simulado apenas com os assuntos que você já estudou).

No plano básico do Planejativo, que é gratuito, você pode resolver até 10 questões por dia. Outras plataformas também possuem planos gratuitos que permitem que você resolva questões de forma limitada.

Faça Flashcards

Os flashcards também são outra forma de estudar de graça para o Enem. Você pode fazê-los online ou então manualmente. Eles são ótimos para revisar conceitos-chaves e absorver aquelas informções díficeis de assimilar. Uma forma muito boa de usá-los é quando você está errando bastante alguma questão. Sendo assim, crie uma pergunta em que a resposta seja a informação que você está errando. Portanto, depois de treinar com o Flashcard, tente, após alguns dias, fazer a questão novamente.

Crie um plano de estudos

Por fim, caso você estude para o Enem de graça ou com um cursinho, é muito importante que você siga um bom plano de estudos. Esse plano de estudos pode ser pronto ou adaptativo. Se for adaptativo, ele irá te possibilitar uma personalização maior em relação a sua rotina de vida e seu perfil! Mas, a melhor parte do plano adaptativo é que ele se ajusta, automaticamente, quando dá tudo errado e você não consegue estudar os assuntos do dia!

Então, que tal você criar seu plano de estudos adaptativo no Planejativo? Cadastre-se gratuitamente e melhore sua performance no estudo!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Saiba como estudar sozinho para o ENEM
cronograma de estudos

Saiba como estudar sozinho para o Enem

Estudar sozinho para o Enem precisa de dedicação e foco. Mas com um cronograma adequado ao seu perfil e boas estratégias você vai conseguir arrasar no Enem!

Como estudar para medicina sozinho?

Como estudar sozinho para Medicina

Sabemos que estudar sozinho é um desafio, mas você pode contar com várias estratégias para conseguir se sair bem na preparação para o Enem! Dá uma olhada no que você pode fazer na sua jornada para a prova:

Melhore o seu desempenho no enem com o digrama de Ishikawa

Melhore o desempenho no Enem com o Ishikawa

Você já ouviu falar no Diagrama de Ishikawa? Se você ainda não sabe o que é, calma que vamos te explicar direitinho. Essa ferramenta pode te ajudar a identificar alguns problemas que possam estar te atrapalhando na preparação para a