Saiba agora o que estudar para o Enem

Se você ainda não sabe por onde começar na preparação para o Enem, chegou o momento de descobrir o que estudar para a prova e como fazer um planejamento ideal para sua rotina!

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Se você ainda se sente perdido no que estudar para o Enem, não se preocupe! Isso é algo bastante comum, principalmente se você está estudando sozinho. Mas agora, é o momento de planejar os seus estudos para arrasar na prova mais aguardada do ano! Por isso, vamos mostrar como você pode se planejar de acordo com sua rotina, além de explicar como funciona o ENEM e quais são os conteúdos cobrados na prova!

Organize sua rotina para estudar para o Enem

Organizar a rotina é fundamental e o primeiro passo para iniciar seus estudos. Com um guia será mais fácil dar conta de tudo que precisa ser feito! Portanto, você pode organizar sua rotina no formato de listas, tabelas, com materiais físicos ou online. Mas escolha o que for mais prático e fácil caso precise fazer alterações! Para isso, você pode contar com algumas estratégias que ajudem na sua rotina, como por exemplo:

  • Estabelecer metas diárias relacionadas ao estudo;
  • Reservar um tempo livre para descansar ou fazer atividades de lazer;
  • Criar bons hábitos para inserir na sua rotina (como tomar um banho gelado antes de estudar);

Se você quer saber mais sobre como você pode colocar esses exemplos em prática, confira o post Como organizar sua rotina para o ENEM?

O que estudar para o Enem com o Planejativo

Como saber o que estudar para o Enem?

Você sabe como funciona o ENEM? Desde a inscrição até o dia da prova, sabemos que são muitos detalhes para lembrar e, por isso, fizemos para você um guia de informações do Enem. Assim, vamos explicar como funciona a prova, quantidade de questões, os conteúdos que podem cair e muito mais!

Saiba como funciona a prova

A prova mais aguardada do ano é composta por 180 questões e uma redação. Mas não se assuste com o número de questões, tá? Pois a prova é dividida em dois dias, sendo o primeiro com conteúdos de Linguagens, Ciências Humanas e Redação e o segundo com Matemática e Ciências da Natureza.

Mas, antes de se falar sobre os assuntos a serem estudados, é importante que você saiba quais são as etapas que você terá que passar, além dos estudos, que são sempre divulgadas no site do INEP: solicitação de isenção da taxa de inscrição, inscrições, pagamento da taxa de inscrição, solicitação de atendimento especializado, solicitação de tratamento pelo nome social e aplicações da prova.

Essas etapas são essenciais para que você realize a prova. Por isso , é muito importante que você fique ligado no calendário divulgado pelo INEP para não perder nenhuma data até lá!

Conheça as competências e habilidades cobradas

Agora que você já sabe das etapas, então vamos ao que será cobrado de você na prova! Você sabia que o ENEM é formado por cinco competências (chamadas de Eixos Cognitivos) que estão presentes em todas as áreas de conhecimento? São elas:

  • Dominar linguagens
  • Compreender Fenômenos
  • Enfrentar situações-problemas
  • Construir argumentação
  • Elaborar Propostas

Além disso, para cada área de conhecimento, também há uma série de competências e habilidades específicas. E é muito importante que você conheça para compreender melhor como os conteúdos serão cobrados! Você poderá ver todas as competências e habilidades de cada área na matriz de referência do Enem.

A redação também possui competências específicas em que você precisa prestar bastante atenção pois vão fazer diferença na sua nota final! Mas se você ainda não sabe quais as competências cobradas na redação, é só assistir o vídeo abaixo:

As competências para uma REDAÇÃO NOTA 1000 (em 5 minutos) – Umberto Mannarino

Quais são os assuntos cobrados no Enem?

Entre tantos assuntos que caem no ENEM, é normal você ainda não saber exatamente o que estudar! Por isso, preparamos uma planilha com todos os conteúdos cobrados no exame, divididos por disciplina.

Checklist de conteúdo e controle de revisões

Nessa planilha, você terá acesso a: lista com os assuntos cobrados no ENEM, divididos por disciplina; dicas de estudo para otimizar seus resultados; controle do conteúdo estudado e controle das revisões.

Para baixar gratuitamente o material, basta preencher o formulário abaixo:

Por que montar um cronograma para o Enem?

São muitos conteúdos para estudar e, por isso, é muito importante você fazer seu cronograma de estudos para não se perder na preparação para o Enem! Antes de montar seu cronograma, é preciso que você tome algumas decisões, que são elas:

  • Por qual matéria começar
  • Estudar por videoaula ou resumo
  • Quando e como fazer revisões
  • Qual a melhor técnica
  • Quanto tempo dedicar a cada assunto
  • Quantas questões praticar por dia

Pensar nesses pontos todos os dias vai fazer com que você perca muito tempo de estudo, por isso, em vez de ficar procurando por um cronograma pronto na internet, que tal conhecer a plataforma inteligente que se ajusta automaticamente à sua necessidade e sua rotina? Além de contar com a metodologia de Ciclos de Estudos e Revisões Programadas, você saberá exatamente como e o que estudar para o ENEM sem se preocupar em ficar reorganizando tudo todos os dias.

Além disso, ainda vai conseguir acompanhar a evolução dos seus estudos e treinar com mais 45 mil questões para resolver em listas de exercício e simulados com TRI! Cadastre-se gratuitamente e faça agora seu cronograma personalizado no Planejativo!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Como organizar o local de estudo com o 5S?

Como organizar o local de estudo com o 5S?

Vida de estudante não é fácil, né? Se você tenta dar o máximo de si todos os dias e vê que o estudo não está rolando, pode não ser a técnica, mas sim o ambiente em que você está estudando.

Técnicas de estudo para o Enem
técnicas de estudo

6 técnicas de estudo para arrasar no Enem

Se você é uma pessoa que gosta de testar várias técnicas de estudo para o Enem, está no lugar certo! Pois com tantos conteúdos para dar conta, é importante você encontrar uma ou mais técnicas que para te ajudar na

Dá para estudar para o enem em 5 meses?
estratégias de estudos

Dá para estudar para o Enem em 5 meses?

O primeiro passo é ver o tempo como um fator positivo. Por isso, não pense que você tem APENAS 5 meses até a prova do Enem e sim que você tem MAIS 5 meses até a prova! E para aproveitar o máximo possível do seu tempo, você pode usar estratégias como…