Dá para estudar para o Enem em 5 meses?

O primeiro passo é ver o tempo como um fator positivo. Por isso, não pense que você tem APENAS 5 meses até a prova do Enem e sim que você tem MAIS 5 meses até a prova! E para aproveitar o máximo possível do seu tempo, você pode usar estratégias como...

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Se você começou a estudar para o Enem 5 meses antes da prova e não sabe como organizar o estudos, esse é o momento de você sentar e se programar para tirar o melhor proveito do tempo que você tem! Sendo assim, você pode acrescentar na sua programação 3 pontos-chave: controlar sua ansiedade, obter ajuda de plataformas e técnicas de estudo e montar o seu cronograma de estudos para os 5 meses restantes até a prova!

Como controlar a ansiedade no Enem com a proximidade da prova?

O primeiro passo é entender tudo que pode atrapalhar sua concentração, além de conseguir alcançar o máximo de motivação possível em todos os dias de estudo! Sendo assim, repare em sua rotina. Você perde o foco quando olha o celular? Se sente desmotivado quando olha o calendário? Ou então, dorme tarde e tem dificuldade em manter a mente desperta? Responder essas perguntas te ajudarão a eliminar os gatilhos que fazem o seu estudo não render.

Depois que você souber o que te atrapalha, é o momento de ativar sua motivação. Sem ela, será muito difícil manter a prática de estudo diária e o tempo que você já acha escasso pode ficar mais ainda! Por isso, construa hábitos que ajudarão o seu emocional a se sentir confortado e estimulado! Você pode, por exemplo:

  • Tornar o seu ambiente estudo mais acolhedor (com frases motivadoras)
  • Criar metas e se presentear quando conquistá-las
  • Transformas sua rotina de estudos em um game e elaborar fases para ela
  • Marcar reuniões com os amigos para resolver questões difíceis
  • Ensinar assuntos na frente do espelho
  • Descobrir a técnica de estudo que funciona melhor para você
Como controlar a ansiedade no Enem com a proximidade da prova?

Use o tempo ao seu favor!

Além disso, é importante que você tenha em mente o tempo como um fator positivo. Por isso, não pense que você tem APENAS 5 meses até a prova do Enem e sim que você tem MAIS 5 meses até a prova, o que te permite dar o máximo de si até lá. Se você ainda estiver nervoso em relação ao tempo, você pode encontrar uma forma de ficar mais calmo para, também, conseguir se concentrar melhor, por exemplo:

  • Respirar fundo antes de estudar
  • Praticar Mindfulness
  • Fazer exercício físico
  • Não tomar muito café ou bebidas estimulantes
  • Escutar uma música que você gosta
  • Ler algum livro do seu interesse nas horas livres
  • Meditar

Leia também: Corrigindo problemas pessoais inimigos do aprendizado

Como estudar para o Enem em 5 meses?

Como estudar para o Enem em 5 meses?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como controlar o seu emocional, é o momento de pensar e pesquisar estratégias que te ajudam na jornada. Dessa forma, você pode perguntar a colegas que já estiveram na mesma etapa que você (estudando para o Enem faltando 5 meses) ou então buscar algo na internet. No entanto, separamos duas estratégias que irão te ajudar a equilibrar o estudo diário e concentrar sua atenção nas áreas que irão influenciar mais sua nota.

Ciclos de estudos

Os ciclos de estudo consistem na alternância na ordem de estudo de disciplinas nas áreas do conhecimento. Então, por exemplo, você pode iniciar o seu estudo com uma disciplina da área de natureza (física), em seguida uma de humanas (história), após ela matemática e, por fim, uma da área de linguagens (Literatura).  Conheça mais sobre os ciclos de estudo no vídeo abaixo:

Meu método de estudos – Ciclos | Aprovação em medicina- Letícia Ferreira

Ao fazer isso, você consegue estudar todas as áreas de conhecimento em um dia, além de equilibrar sua rotina e fazer render seu dia, já que o seu cérebro desperta quando entra em contato com outro tipo de informação. Além disso, lembre-se de estudar cada disciplina por pelo menos 1 hora e verificar se a técnica de estudo usada foi eficaz para você naquela área de conhecimento.

Áreas do conhecimento com mais peso

As universidades podem colocar diferentes pesos nas áreas de conhecimento para cada curso, o que vai influenciar na sua nota. Essas diferenças, inclusive, podem ocorrer dentro da universidade quando houver diferentes campi, como na USP. Sendo assim, caso você marque Medicina no campus da cidade de Ribeirão Preto, os pesos serão:

  • Redação (2)
  • Ciência da Natureza (2)
  • Ciências Humanas (1)
  • Linguagens (1)
  • Matemática (2)

Mas, se você marcar o campus da cidade São Paulo, os pesos serão:

  • Redação (3)
  • Ciências da Natureza (4)
  • Ciências  Humanas (2)
  • Linguagens (2)
  • Matemática (3)

Por isso, se você já sabe o curso e a universidade que deseja entrar, você pode usar o pesos como estratégia e pesquisá-los em cada universidade ou acessar o Simulador do SiSU do Planejativo. Ao saber quais são áreas do conhecimento que possuem um maior peso na sua nota, você pode dedicar mais tempo a elas. Mas lembre-se de estudar de forma bastante ativa nesse período, seja com flashcards, listas de exercíos ou simulados.

Além disso, você pode usar como estratégia para os próximos 5 meses de estudos estudar as disciplinas que mais caem no Enem! Vários cursos e centros de ensino fazem uma análise das provas do Enem e, em seguida, indicam as porcentagens de recorrência dos assuntos de cada área  do conhecimento. Sendo assim, dê uma conferida nessa lista, elaborada pelo Guia do estudante, dos assunto que mais caem no Enem.

Cronograma de Estudos para o Enem em 5 meses

Cronograma de Estudos para o Enem em 5 meses

Então, agora  que você já sabe como controlar suas ansiedade e como estudar para Enem, é o momento de você utilizar as ferramentas e apps ao seu favor e montar o seu cronograma de estudos para o Enem para os próximos 5 meses. 

Cronograma inteligente e adaptativo

Alguns estudantes baixam cronogramas prontos na internet para se organizar. No entanto, como eles não são personalizados, ou seja, compatíveis com a sua rotina e com as suas dificuldades e necessidades, dificilmente você conseguirá segui-lo até o final. Por isso, é importante que o seu cronograma: 

  • Se adapte ao seu dia a dia
  • Priorize o estudo das áreas do conhecimento com mais peso
  • Programe revisões da áreas do conhecimento com mais peso 
  • Programe revisões das disciplinas que você possui mais dificuldade
  • Priorize os assuntos que possuem maior recorrência
  • Ajude a visualizar seu desempenho no estudo

Portanto, se você quer facilitar a sua vida e conseguir aproveitar o máximo possível os 5 meses até o Enem, que tal criar um cronograma de estudos inteligente e adaptativo? Ao criar um cronograma de estudos para o Enem na plataforma Planejativo, você tem um cronograma com todos os pontos acima inclusos!

Então, você não precisa se preocupar se está estudando as matérias com maior peso, se elas são as mais recorrentes e nem programar as importantíssimas revisões, pois o Planejativo faz tudo isso para você! Além disso, o seu cronograma também vai contar com mais de 45 mil questões em simulados e listas de exercícios, além de flashcards e relatórios de desempenho!

Partiu estudar os 5 meses restantes para o Enem sem estresse? Então cadastre-se gratuitamente e confira o que seu cronograma pode fazer por você!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Como organizar o local de estudo com o 5S?

Como organizar o local de estudo com o 5S?

Vida de estudante não é fácil, né? Se você tenta dar o máximo de si todos os dias e vê que o estudo não está rolando, pode não ser a técnica, mas sim o ambiente em que você está estudando.

Técnicas de estudo para o Enem
técnicas de estudo

6 técnicas de estudo para arrasar no Enem

Se você é uma pessoa que gosta de testar várias técnicas de estudo para o Enem, está no lugar certo! Pois com tantos conteúdos para dar conta, é importante você encontrar uma ou mais técnicas que para te ajudar na

Dá para estudar para o enem em 5 meses?
estratégias de estudos

Dá para estudar para o Enem em 5 meses?

O primeiro passo é ver o tempo como um fator positivo. Por isso, não pense que você tem APENAS 5 meses até a prova do Enem e sim que você tem MAIS 5 meses até a prova! E para aproveitar o máximo possível do seu tempo, você pode usar estratégias como…