Saiba como estudar sozinho para o Enem

Estudar sozinho para o Enem precisa de dedicação e foco. Mas com um cronograma adequado ao seu perfil e boas estratégias você vai conseguir arrasar no Enem!

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Sabemos que a jornada já é um desafio, imagina ter que estudar sozinho para o Enem? Você vai precisar ter mais dedicação e foco para enfrentar esse caminho. Ainda mais sem auxílio de cursinho ou um orientador por perto. Mas saiba que é possível você ter uma rotina organizada para alcançar seu objetivo final, que é a aprovação! Por isso, preparamos para você um guia de como estudar sozinho para o Enem com tudo que você precisa e muitas estratégias! Vem conferir!

Estudar sozinho para o Enem

Por onde começar a estudar sozinho para o Enem?

Organize um lugar para estudar

Ter um cantinho com sua personalidade vai te fazer dar o gás na preparação! Então, se você puder ter um lugar só seu, ótimo. Mas se não tiver como, não tem problema! Você pode seguir algumas dicas para ficar mais à vontade para estudar sozinho para o Enem. Portanto, você pode escolher um lugar mais iluminado (veja se há janelas por perto) e separar materiais para os seus estudos (cadernos, apostilas e canetas). Ou até decorar com um jarrinho de plantas ou um porta-retratos na mesa! Então, partiu usar a criatividade?

Estabeleça metas diárias

Estabelecer metas diárias pode te ajudar a evoluir nos estudos! Com elas, você precisará estabelecer atividades do seu dia a dia, como revisar os conteúdos, resolver mais questões ou fazer mais simulados por mês. Além disso, você sempre terá que verificar como está indo o andamento da suas atividades. Por isso, separamos dois aplicativos para você criar metas de estudos para o Enem:

Trello: Você já usou o Trello? Ele pode te guiar nas suas atividades diárias conforme você cria os cards. Além disso, você pode colocar prazos, adicionar membros, imagens e etiquetar;

Todoist: Defina sua atividades diárias e semanais por este aplicativo e acompanhe gráficos de desempenho da sua semana!

Então, que tal começar a criar metas diárias para deixar sua jornada para o Enem mais organizada? Para isso, você pode ver agora nosso post Metas de estudo no Enem: como e por que aplicá-las?

Monte um cronograma de estudos

Um cronograma de estudos irá fazer muita diferença na sua rotina para estudar sozinho para o Enem! Pois ele tem como objetivo orientar todos os seus passos ao longo da jornada. E dizer quais conteúdos você precisará estudar no dia… Por isso, é importante que você tire um tempinho para fazer seu próprio cronograma ou baixar um pronto na internet.

Você pode perder tempo fazendo seu próprio cronograma e ter que ajustar muitas vezes. Se você for baixar, terá que se adaptar ao modelo pronto, que não é muito recomendado já que você pode ter uma rotina diferente. Por isso, é muito importante você conseguir ter um plano de estudos adequado ao seu dia a dia.

Mas você pode contar com a ajuda da tecnologia! Você pode ter um cronograma personalizado que vai te ajudar no seu objetivo e na sua rotina! Crie gratuitamente seu plano de estudos no Planejativo.

Cronograma adaptativo

Conheça a matriz de referência do Enem

Você já conhece a matriz de referência do Enem? Pode ser um ótimo passo para você que vai estudar sozinho! Nesse material, você vai encontrar as competências e habilidades específicas para cada área de conhecimento. Além disso, você vai conhecer os cinco Eixos Cognitivos que estão presentes em todas as áreas! Dá uma olhada:

  1. Dominar linguagens (DL);
  2. Compreender fenômenos (CF);
  3. Enfrentar situações-problema (SP);
  4. Construir argumentação (CA);
  5. Elaborar propostas (EP);

Crie estratégias para aplicar durante a jornada

Criar estratégias vai facilitar no seu dia a dia de estudos para a prova! Por isso, separamos para você algumas táticas que vão te ajudar na preparação para a prova!

Estude por provas anteriores

Estudar por provas anteriores é uma ótima forma de você testar seu conhecimento e entender como funciona a dinâmica do Enem! Por isso, se você ainda não faz isso, essa é uma ótima opção para você colocar em prática. Você pode acessar a página do INEP e baixar as provas para estudar sozinho para o Enem! Ah, além disso, você pode acessar os gabaritos e conferir as repostas! Muito bom, né?!

Baixe materiais gratuitos

Além de conteúdos em sites e videoaulas no Youtube, você pode baixar materiais gratuitos para usar ao longo da jornada, como e-books, apostilas, listas de exercícios e planilhas vão fazer diferença na preparação. Aqui no Planejativo você consegue baixar vários tipos de materiais gratuitos! Assim você vai conseguir estudar sozinho para o Enem e praticar muito para conseguir arrasar na prova! Confira alguns materiais disponíveis gratuitamente para você:

  1. Melhore o desempenho no Enem com o Ishikawa;
  2. Lista de exercícios para o Enem 2021;
  3. Planilha de Análise de rotina.

E tem muito mais! Clicando aqui você pode ver tudo que está disponível para turbinar sua preparação para o Enem!

Estude de forma ativa

Sabemos que é muito conteúdo para você dar conta! Por isso, você deve estudar de forma ativa para conseguir absorver mais os conteúdos estudados. Essa é uma das estratégias utilizadas para você conseguir estudar de forma mais eficaz! De acordo com a Pirâmide de aprendizado de William Glasser, 80% do seu aprendizado vem da prática! Então, é importante você fazer simulados, treinar com questões ou ensinar o conteúdo para alguém! Com os simulados, você pode entender mais sobre como funciona o Enem. Além disso, treinar o tempo que passa em cada questão.

E nas listas de exercícios você vai testar muito seu conhecimento. Você vai descobrir seus pontos fortes e fracos. Então, que tal você baixar a nossa Lista de exercícios Enem? São 180 questões distribuídas em todas as áreas de conhecimento! Corre para treinar muito!

Insira técnicas de estudos na rotina para estudar sozinho

Estratégias para estudar sozinho no Enem

Usar técnicas pode melhorar sua rotina para estudar sozinho para o Enem. Elas vão te ajudar a otimizar o tempo e diminuir suas dificuldades. Por isso, aplique na sua rotina o que te deixar mais à vontade. Confira algumas técnicas para você arrasar na jornada:

  1. Resolver questões: ótima para colocar em prática seu conhecimento. Além disso, identifica suas dúvidas e treina o tempo. Não perca tempo e baixe listas de exercícios;
  2. Mapas mentais: já pensou em desenhar seus estudos? Você também pode usar cores e letras grandes. Portanto, pode usar a criatividade e fazer do seu jeito. Mas atenção: como uma técnica ativa, os mapas mentais devem ser elaborados com palavras-chaves resumindo o que você entendeu da matéria.
  3. Flashcards: Já ouviu falar em flashcards? Você pode criar cartões com uma pergunta de um lado e resposta do outro. São ótimos para memorização de datas históricas e fórmulas.

Gostou? Então, cadastre-se gratuitamente aqui no Planejativo e tenha um cronograma feito especialmente para você! Potencialize seus estudos e saiba o que fazer durante toda a jornada!

Mais conteúdo sobre o ENEM

5 dicas poderosas para escrever uma redação nota mil

Escrever uma redação nota mil parece ser difícil, mas se você souber o que precisa escrever para conseguir a nota máxima, vai ser mais fácil chegar lá! Por isso, separamos 5 dicas para você conseguir um notão. Vem conferir!

Estrutura da redação
Redação do Enem

Estrutura da redação do Enem: como montar?

Saber como montar a redação do Enem é o primeiro passo para arrasar na prova, por isso é importante você saber como montar a estrutura da sua redação. Vem conferir todos esses detalhes aqui!

Saiba como estudar sozinho para o ENEM
cronograma de estudos

Saiba como estudar sozinho para o Enem

Estudar sozinho para o Enem precisa de dedicação e foco. Mas com um cronograma adequado ao seu perfil e boas estratégias você vai conseguir arrasar no Enem!