Como estudar sozinho para Medicina

Sabemos que estudar sozinho é um desafio, mas você pode contar com várias estratégias para conseguir se sair bem na preparação para o Enem! Dá uma olhada no que você pode fazer na sua jornada para a prova:

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Estudar sozinho para Medicina pode parecer difícil, mas há diversas ferramentas que irão te ajudar na preparação para o ENEM! Durante a jornada, você precisará organizar o estudo, montar suas estratégias e lutar contra a procrastinação. Por isso, vamos te mostrar como você pode construir uma rotina de estudos para arrasar na prova e entrar para o curso de Medicina!

Dá para estudar sozinho para medicina?

Dá para estudar sozinho para medicina?
Faça um planejamento

Dá sim! Mas para que isso aconteça, é preciso fazer um bom planejamento. Com o planejamento, você definirá seus horários de estudos e quais conteúdos ser estudados e quais revisões precisam ser feitas. Além disso, você precisa ter o seu espaço organizado, com seus materiais separados, para tornar a rotina mais eficiente. Confira abaixo várias dicas para construir esse planejamento:

Organize o espaço de estudo 

Para estudar sozinho, se for possível para você, é importante separar um cantinho especial em casa! Seja no seu quarto ou na sala, isso irá te ajudar na concentração e, inclusive, no seu desempenho na hora da prova. Por isso, é importante você dar atenção especial ao lugar que você escolher, já que irá passar lá várias horas do seu dia! Então, lembre-se dessas dicas:

  • Escolha um lugar iluminado e arejado (veja se há janelas por perto para deixar o lugar com mais luz e ventilado);
  • Selecione materiais para os estudos (separe seus cadernos, apostilas, blocos de anotações e canetas para otimizar seu tempo);
  • Decore do seu jeito (pode ser com jarrinho de plantas, um quadro ou com um porta-retrato na mesa. Seja criativo! Isso é bom para aumentar a motivação); 

Organize seus horários

Organizar os horários de estudo é importante para que você consiga se manter focado na jornada! Por isso, invista em um cronograma adequado para você possa estudar sem se sentir desesperado com tantos conteúdos! Portanto, você pode escolher uma dessas opções:

  • Montar seu cronograma (seja físico ou online, por meio de aplicativos);
  • Baixar um pronto na internet (você terá dificuldade para adaptar ao seu perfil e sua necessidade);
  • Ou contar com o auxílio da tecnologia e usar um cronograma adaptativo e personalizado do Planejativo!

Descubra a diferença entre cronograma pronto e cronograma adaptativo.

O cronograma adaptativo do Planejativo vai te ajudar no direcionamento dos estudos e otimização do seu tempo, pois ele cria um cronograma personalizado de acordo com o seu perfil, sua rotina e seus objetivos, bem como se ajusta de forma automática ao cumprimento ou não das suas metas diárias! Sabe aquele dia que deu tudo errado e você não conseguiu estudar nada? Então, é nesse momento que o cronograma adaptativo faz sua magia e o que você não viu hoje será reagendado, sem você ter que perder tempo fazendo isso sozinho!

Para te ajudar nisso, separamos um vídeo da estudante de medicina Rafaella Castello com várias dicas para quem também vai estudar sozinho!

Rafaella Castello – Como estudar sozinho para o ENEM (e vestibulares, faculdade, provas)

Construa metas e hábitos

Sabia que as metas podem te ajudar a sair do zero na hora dos estudos? Elas são ações que precisam ser realizadas durante um período de tempo estabelecido por você , sendo assim, podem ser grandes motivadores! Além disso, elas ajudarão a visualizar as ações que devem ser feitas para você passar para Medicina. Você pode usar, por exemplo:

  • Para melhorar o desempenho em uma disciplina;
  • Fazer mais simulados durante o mês;
  • Ou responder mais questões durante o dia (ah, e não esqueça de acompanhar o seu desempenho diário delas);

Já os hábitos servirão para você construir comportamentos que irão facilitar suas atividades do dia a dia! Você pode criar um passo a passo antes de começar a estudar, por exemplo: arrumar seu quarto, sua mesa de estudos ou tomar um banho gelado. Então, que tal começar a construir bons hábitos a partir de hoje? O livro “O poder do hábito” é um bom começo para saber um pouco mais sobre o assunto!

Dicas para passar em Medicina

Dicas para passar em medicina
Monte estratégias

Faça uma pesquisa sobre as áreas e pesos

Você sabia que Ciências da Natureza e Redação, na maioria das universidades, são áreas que você precisa dar mais atenção para alcançar a nota necessária para passar para Medicina? Isso acontece pois são áreas que podem ter pesos maiores dependendo da universidade que você deseja ingressar. Sendo assim, dê uma conferida no nosso Simulador Sisu para saber quais são as áreas de maior peso para a universidade que você deseja entrar! Em seguida, tire um tempinho para ver como está seu desempenho nelas, isso será importante para conquistar sua nota no ENEM para passar para Medicina!

Como sabemos a importância dos pesos para sua nota final, o Planejativo leva em consideração os pesos do curso e faculdade que você deseja passar para fazer o planejamento do seu cronograma. Legal, né?

Estude de forma ativa

Já ouviu falar em estudo ativo? É uma estratégia utilizada para estudar de forma mais prática e dinâmica, em que você é protagonista do seu processo de aprendizagem, ao invés de apenas absorver o conteúdo passivamente, a exemplo do estudo por meio de leituras e videoaulas! De acordo com a pirâmide de aprendizado de Willian Glasser, praticar (fazer questões) e ensinar aos outros são as melhores formas de absorver o que foi estudado. Assim, você pode utilizar as estratégias abaixo para conseguir colocar em prática todo seu aprendizado, como:

  • Praticar seu conhecimento em simulados;
  • Responder questões diariamente;
  • Criar e responder flashcards;
  • Ou ensinar os colegas que não entenderam um assunto ou uma questão.

Portanto, se você ainda está estudando de forma passiva e quer passar em um curso tão concorrido como Medicina, é hora de rever a sua estratégia.

Na nossa plataforma, dispomos de várias ferramentas para que você seja cada vez mais protagonista do seu aprendizado.

Coloque em prática seu conhecimento

Faça provas anteriores e simulados constantemente

Para você conseguir um bom desempenho na prova, é importante colocar em prática todo seu conhecimento durante a jornada! Por isso, fazer provas anteriores é uma ótima estratégia para testar seu aprendizado e ainda se familiarizar com a dinâmica. Você pode baixar as provas no site do INEP e dar uma olhada nos gabaritos para ver como indo seu aprendizado!

Além disso, fazer simulados é a opção ideal para você ver como está seu desempenho, treinar o tempo que passa respondendo as questões e entender melhor como vai funcionar no dia da prova. Portanto, é muito importante você fazer simulados durante sua jornada até o Enem! No Planejativo, você tem três opções:

  1. Personalizado (para você selecionar disciplinas, conteúdos e quantidade de questões);
  2. Estilo Enem (com as mesmas características da prova);
  3. Revisional (para você revisar assuntos através do simulado).

Pratique muita redação

Ter um bom desempenho em redação é fundamental para você conseguir entrar no curso que deseja, já que é a matéria que você pode tirar até 1000 pontos, pois não depende da TRI! Por isso, é muito importante você conhecer quais são as 5 competências que norteiam a avaliação da sua redação:

Sendo assim, para alcançar uma nota alta, é imprescindível que você treine bastante. Por isso, busque aprender sobre a estrutura da redação, estratégias argumentativas e leia bastante para aumentar seu repertório sociocultural. Dessa forma, fica muito mais fácil de praticar! Além disso, é muito importante ficar de olho nos possíveis temas que podem cair na prova. Vários sites disponibilizam diversas propostas de redação para você treinar.

No site do INEP, você também encontra diversos documentos como Guias, Cartilhas e Manuais que podem te ajudar na preparação para a redação! Ademais, você pode procurar por perfis no Instagram, como o do Pensamento Vincular e canais do Youtube, que possuem conteúdos valiosos para aumentar seu repertório sociocultural.

Monitore seu desempenho

Além de responder questões, fazer simulados e redações, é importante monitorar seu desempenho nas disciplinas e áreas do conhecimento. Dessa forma, será possível saber quais conteúdos você já domina e quais precisa se dedicar mais! Portanto, lembre-se de dedicar um tempinho para analisar como está seu desempenho no cumprimento do seu cronograma e o seu rendimento nas questões e simulados.

Baixe grátis nossa planilha de controle de questões, redações e simulados.

Você pode fazer isso por meio de planilhas ou aplicativos. No Planejativo, temos um módulo de desempenho onde é possível analisar seu rendimento por área e por disciplina, além de saber como está a sua evolução ao longo do tempo.

Confira nosso post Como saber se estou evoluindo nos estudos para saber mais!

Como estudar sozinho para Medicina?

 estudar sozinho para medicina e manter a saúde mental?
Cuide do corpo e da mente

Por fim, e também muito importante, você precisa reservar um tempinho para cuidar do corpo e da mente! Pode parecer algo secundário, mas a disposição diária para o estudo está fortemente ligada ao modo como você cuida da sua saúde, o que envolve a prática de exercícios, alimentação balanceada, hobbies, sono e lazer.

Dê recompensas a si mesmo

Por exigir uma dedicação maior, estudar sozinho para Medicina pode fazer com que você perca a motivação em alguns momentos. Por isso, se recompensar por atingir suas metas pode ser uma grande ajuda nesses momentos. Então, que tal você fazer algo que goste depois dos estudos? Você pode escolher de acordo com seu perfil, como:

  • Tirar um tempinho pra ver um episódio da série que você ama;
  • Ler algumas páginas do seu livro favorito;
  • Comer alguma doce (sem exagerar, hein?)
  • Ou fazer exercício físico!

Faça atividade física

Atividades físicas irão ajudar no aumento da imunidade (menos chances de ficar doente), te deixar mais ativo e menos estressado. Sendo assim, você pode inserir no seu planejamento cerca de 1h para fazer caminhadas, zumba, natação, treinos na praia ou na academia – fica a seu critério.

Durma bem

Ter um sono de qualidade é muito importante para você se sentir mais disposto no dia seguinte, aumentar o nível de concetração, além de ajudar a absover o conteúdo estudado. Sendo assim, priorize um bom sono e, antes de dormir, desligue seu celular e deixe seu quarto o mais escuro possível.

Saiba mais: Sono ao estudar? Dormir bem pode ajudar a absorver o conteúdo

Alimente-se de forma saudável

Se voce já estudou bioquímica e o metabolismo, sabe que cada alimento tem o seu papel e um impacto diferente no corpo. Então, com uma alimentação mais saudável, você terá mais disposição, um organismo mais forte e uma boa noite de sono. Portanto, se julgar necessário, procure um nutricionista para tirar suas dúvidas e montar seu cardápio.

Descanse e medite

Tirar um tempinho para descansar o corpo e a mente é fundamental. Por isso, reserve uns minutinhos entre os estudos, as aulas ou atividades da escola para recarregar as energias, relaxar e aliviar o estresse. Para isso, a meditação pode te ajudar, pois ela reduz o estresse e promove equilíbrio emocional!

Leia também: Inclua Mindfulness na sua rotina de estudo para o Enem

Agora que você já sabe como construir uma rotina para estudar sozinho para Medicina, que tal montar seu plano de estudos com o Planejativo para se preparar para o ENEM? Acesse nossa plataforma e cadastre-se gratuitamente!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Rumo ao Enem com o cupom Planejativo

Se você chegou até aqui, deve estar curioso para saber um pouco mais sobre o Planejativo. Acertei, né? Por isso, fizemos um pequeno resumo do que é o Planejativo e como pode te ajudar durante a preparação para o Enem!

5 dicas poderosas para escrever uma redação nota mil

Escrever uma redação nota mil parece ser difícil, mas se você souber o que precisa escrever para conseguir a nota máxima, vai ser mais fácil chegar lá! Por isso, separamos 5 dicas para você conseguir um notão. Vem conferir!

Estrutura da redação
Redação do Enem

Estrutura da redação do Enem: como montar?

Saber como montar a redação do Enem é o primeiro passo para arrasar na prova, por isso é importante você saber como montar a estrutura da sua redação. Vem conferir todos esses detalhes aqui!