Tablet ou notebook: qual escolher para estudar?

É melhor estudar no tablet ou no notebook? Analise a sua rotina e compreenda quais as suas necessidades educacionais e qual tecnologia consegue supri-las.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

É melhor estudar no tablet ou no notebook? Analisando a sua rotina, fica fácil compreender quais as suas necessidades educacionais e qual tecnologia consegue supri-las.  Além disso, considere também o seu perfil de estudos, o valor de cada aparelho e até mesmo o seu futuro! Afinal, a vida de estudante não acaba na prova do ENEM, já pensou nisso? Os anos de faculdade também podem influenciar na sua escolha sobre o melhor aparelho para você.

Seu perfil de estudo: tablet

Se você utiliza o computador especialmente para ler textos, fazer anotações e assistir a vídeos, escolha o tablet, pois o seu uso é básico e não exige um aparelho de alta performance.

Assim, se você gosta de produzir seus mapas mentais à mão e fica incomodado com o excesso de papéis, usar o tablet também é uma boa opção, pois você pode usar uma caneta específica e desenhar direto nele. E isso também vale para anotações direto nos textos digitais.

O tablet é muito mais leve (considere o peso para carregar na mochila o dia todo por aí) e a bateria dura bem mais tempo se comparado ao notebook. Desse modo, se você fica muito tempo fora de casa e acaba estudando em bibliotecas, vendo videoaulas no ônibus ou até se não tem local certo para estudar, o tablet pode ser uma boa opção.

Além disso, há, ainda, a vantagem do touchscreen. Afinal, você nem precisa carregar um teclado se não quiser, é só tocar na tela que tudo se resolve num piscar de olhos (ou num toque de dedos).

Seu perfil de estudo: notebook

No entanto, se você faz um cursinho online, fica incomodado em usar uma tela pequena e precisa de um computador ágil e que aguente o uso de vários aplicativos (ou seja, se você necessita de um maior desempenho), prefira o notebook.

Outra vantagem é que, diferentemente do tablet, o notebook possui muitas opções de portas como USB, ethernet, cartão SD, thunderbolt, disco blu-ray, etc. Desse modo, se você utiliza arquivos vindos de diversas fontes e precisa usar internet fora do wi-fi, o notebook é a melhor opção.

Além de o processamento ser melhor, você tem mais espaço e possibilidade de fazer upgrades de memória, caso necessário.

E se você prefere digitar os seus materiais de revisão e passa muito tempo escrevendo, talvez seja melhor utilizar o notebook, afinal o teclado é muito mais confortável para digitar por um longo período de tempo.

Não consigo decidir entre tablet e notebook

Se você vê vantagem nas duas opções e não consegue decidir entre um e outro, saiba que pode optar por uma opção de computador híbrido. Um notebook que seja touchscreen, que tenha teclado confortável, mas que seja possível utilizar como um tablet (sem o teclado) quando necessário.

Com essa opção, você pode aliar a alta performance do notebook à praticidade do tablet e adequar o uso a sua rotina. Não é maravilhoso?

Leia também: Dicas imperdíveis para estudar por videoaulas.

Mas e o preço?

Tudo depende de marca e configuração. No entanto, um tablet para realizar atividades simples como leitura de textos, anotações e para assistir vídeos não precisa ser turbinado. Então, nesse caso, é possível escolher uma opção mais barata sem o prejuízo de ele acabar não atendendo as suas expectativas.

Notebooks – especialmente os de alto desempenho com alta capacidade de processamento – acabam sendo, sim, mais caros, mas também são um investimento que pode durar anos.

Já o computador híbrido, nem precisar falar. Se é uma soma de tablet e notebook, ele acaba saindo bastante caro. Mas se você usa Windows, pode utilizar o chamado modo tablet para modificar seu computador.

Aproveite para ler: Aplicativos para quem não gosta de ler no computador.

Mas lembre-se que os seus estudos não acabam na prova do ENEM, ainda haverá anos de faculdade. Então, falando nisso…

Considere os seguintes questionamentos:

  • Qual faculdade você está pensando em seguir?
  • Você tem uma ideia de como será a sua rotina de estudos após o ENEM?

Se você irá cursar, arquitetura, comunicação ou alguma faculdade que exija que você utilize programas de computador um tanto pesados, como desenho gráfico e/ou industrial, é melhor você já investir em um bom computador.

Mas se você vai continuar dentro da rotina atual, lendo textos, fazendo anotações e vendo vídeos, invista no tablet.

Então? Por qual opção você decidiu? Identificou situações da sua rotina que fizeram você repensar o uso do seu computador? Conta pra gente se você prefere tablet ou notebook!

Mais conteúdo sobre o ENEM

planejativo app
Celular X Notebook

Planejativo app: Como criar um atalho no celular?

Você sabia que o aplicativo do Planejativo pode ser facilmente adicionado à tela inicial do seu celular? E não se preocupe, colocamos o passo a passo para fazer isso! Além disso, vamos dar dicas de quando é melhor acessar o app no celular ou no computador!

cronograma de estudos monte o seu para o Enem 2021
cronograma de estudos

Como montar um cronograma de estudos para o ENEM 2021

Quanto tempo você perde planejando seus estudos? Muitas pessoas se sentem inseguras para montar seu próprio cronograma tendo em vista a enorme quantidade de assuntos que é preciso estudar até o ENEM. Mas não se preocupe, esse post vai te ajudar acabar com essa insegurança!